Violeta genciana: descubra para que serve e como utilizar

Escrito por
Em 29.05.19

Eu vou de Rosa

A violeta genciana é um daqueles compostos baratos, simples e benéficos para a saúde, pele, cabelos e até mesmo para o tratamento de alguma doenças. A solução de violeta genciana é obtida através da extração de uma substância de uma planta que leva este mesmo nome. Apesar de ser muito conhecida pelo seu efeito no cabelo, seu uso vai muito além e você vai amar descobrir para que serve a violeta:

Continua após o anúncio

5 usos da violeta genciana

A violeta genciana tem ação antifúngica, antimicótica e também antisséptica no nosso organismo, sendo utilizada também como tratamento para problemas de pele e na saúde bucal, como explica a farmacêutica Letícia Gonçalves (CRF-PR: 31041).

  1. Tratamento para afta: por sua ação antibacteriana, atua na cicatrização das aftas e afecções bucais, podendo ser aplicada com auxílio de gaze de duas a três vezes ao dia.
  2. Tratamento para candidíase: de acordo com a farmacêutica, a violeta genciana é um ótimo combatente do fungo Candida, responsável por causar a candidíase. Ela pode ser utilizada como banho de assento, sendo diluída em água morna. Letícia recomenda que, em casos mais fortes, é necessário buscar orientação médica.
  3. Tratamento para feridas: essa solução, se diluída em água, pode auxiliar no tratamento de feridas de pele e na prevenção de micoses e inflamações. Algumas vezes é utilizada também para tratar infecções nos mamilos causadas pela amamentação.
  4. Tratamento de queimaduras: é um ótimo agente para aliviar as ardências na pele causadas por erupções cutâneas, diz a farmacêutica, além de aliviar o aspecto vermelho na pele causado por essas erupções.
  5. Matização e tintura dos cabelos: um dos usos mais comuns da violeta genciana é seu efeito na matização dos cabelos loiros, sendo uma ótima opção para tirar o aspecto amarelado dos fios. Você pode adicionar algumas gotas e diluir em um shampoo neutro ou em algum creme de hidratação. Se usada em maior quantidade, pode servir também como tintura para deixar o cabelo arroxeado.

De acordo com a farmacêutica, o uso da violeta genciana pode ser uma alternativa para o tratamento das situações apontadas. É necessário lembrar que para cada tipo de sintoma ou doença existem tratamentos mais eficazes, por isso é necessário consultar um médico antes de utilizá-la para tratamentos de saúde.

Como usar violeta genciana no cabelo

A maior procura pela violeta genciana nas farmácias é para seu uso estético nos cabelos. Existem várias maneiras de aplicar essa solução nos fios, o que vai variar de acordo com o efeito desejado. Vejamos algumas opções e modo de uso:

Leia também: Cabelo roxo: dicas e inspirações para chegar nessa cor incrível

Como pintar o cabelo com violeta genciana

Nesse tutorial, Chayene Martins mostra como colorir o cabelo utilizando um creme de hidratação branco e algumas gotas de violeta genciana. Uma dica interessante para evitar o ressecamento dos fios é deixar o produto aberto um dia antes de pintar o cabelo, assim o álcool vai evaporar. Para deixar o cabelo bem roxo como no vídeo, você deve deixar agir por aproximadamente 40 minutos.

Matizando o cabelo com violeta genciana

Aprenda a matizar o seu cabelo de um jeito superfácil e rápido, mergulhando-o em uma solução de violeta genciana diluída em água. Não é necessário deixar por muito tempo o cabelo na solução, apenas mergulhar de mecha por mecha que o cabelo imediatamente já absorve o produto e o efeito de matização já aparece.

Continua após o anúncio

Como desamarelar cabelos loiros com violeta genciana

Leia também: 10 produtos de beleza antigos que ainda fazem muito sucesso

Veja o passo a passo de como matizar os fios loiros com violeta genciana, no teste feito por Scarlet Manali em um aplique bem amarelado. No teste, Scarlet mostra como o fio absorve a tonalidade diluída em água, e como a quantidade do produto influencia na matização do cabelo.

Como platinar o cabelo em casa com violeta genciana

Para aquelas que desejam um loiro platinado de forma barata e fácil de fazer, esse passo a passo é perfeito para conseguir o efeito desejado. É só diluir algumas gotas de violeta em um potinho com água, e no banheiro, despejar sobre todo o cabelo, como mostra Nay Firens. Em seguida você pode lavar e secar, sem deixar mais que 2 a 3 minutos no cabelo, para que ele não fique roxo.

As quantidades e o tempo de ação do produto no cabelo variam conforme a tonalidade desejada. É indicado que, antes de aplicar no cabelo todo, você faça alguns testes em pequenas mechas para verificar como a cor vai ficar. É importante também manter o cabelo hidratado depois do uso da violeta genciana caso você queira evitar o ressecamento.

Efeitos colaterais da violeta genciana

iStock

De acordo com Letícia, o uso prolongado ou em soluções muito concentradas pode ocasionar os seguintes efeitos colaterais:

Leia também: Leite de Rosas: os usos, as funções e as contraindicações do produto

  • Úlceras
  • Coceiras intensas
  • Tingimento da pele
  • Irritações na pele
  • Ressecamento dos fios

Para o uso da violeta genciana em casos de saúde, a orientação de um profissional é indispensável antes de iniciar o uso do produto, tendo em vista que existem alguns efeitos colaterais e contraindicações.

Continua após o anúncio

Para quem a violeta genciana é contraindicada?

Às gestantes e lactantes não é recomendado o uso da violeta genciana, conforme explica a farmacêutica. Ela pode ser utilizada por lactantes quando em casos de infecções no seio, mas apenas com orientação médica e não ultrapassando o período e quantidade do tratamento.

Pessoas com úlcera e com sensibilidade na pele devem evitar o uso da violeta genciana, uma vez que seus efeitos colaterais podem agravar a situação do quadro.

Como uma solução barata e simples de encontrar, a violeta genciana pode ser uma ótima opção para diversos tratamentos. Para o uso nos cabelos não existem contraindicações severas, é necessário apenas evitar o uso prolongado do produto.

Se você gosta de produtos com várias possibilidades de uso, econômicos e práticos, pode adicionar a violeta genciana entre seus favoritos. Ela custa de 2 a 5 reais e pode ser facilmente encontrada em farmácias ou lojas de cosméticos. Siga as orientações de uso para evitar possíveis danos e utilize corretamente para que tenha o efeito desejado.

Leia também: Candidíase: conheça os tipos e saiba como tratar essa infecção

Para você