Vestido evasê: como usar o modelo que valoriza todo tipo de corpo

Seu recorte em formato de "A" equilibra a silhueta e cai bem em qualquer ocasião

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Se você procura por uma peça atemporal para ser o curinga de seu closet, escolha um vestido evasê! A modelagem, utilizada pelas mulheres há muitos anos, vem ganhando repaginações ao longo das décadas, sempre renovando o estilo com muita sofisticação e conforto, recebendo novas estampas, diversos comprimentos e também tecidos dos mais diferenciados.

De acordo com a Consultora de Moda e Estilo, Ju Sayum, o corte de um vestido evasê valoriza bastante as curvas femininas: “Suas linhas verticais, que vão dos seios até a saia, na região dos quadris, fazem um formato de A, e novas linhas imaginárias inclinadas se abrem para baixo. Este ‘desenho’ é ótimo para quem quer compensar o volume dos ombros por exemplo, ou quem tem a mesma proporção de ombros e quadril, e deseja alongar o tronco, valorizar a cintura e realçar o bumbum”.

Por ser um artigo que imprime muita feminilidade com discrição, o vestido evasê pode ser usado nas mais diferenciadas ocasiões, desde um escritório, aniversários e até festas mais sofisticadas. Confira a seguir algumas dicas certeiras da profissional para utilizar a peça com muito estilo e versatilidade:

Vestido evasê curto

Para Ju, o vestido evasê curto acima do joelho é ideal para qualquer ocasião, exceto em ambientes de trabalho. E para as baixinhas, uma dica importante: “Por mostrar mais as pernas, este é o tipo de modelo que mais alonga a silhueta, e um saltinho ajuda a valorizar mais ainda!”.

Vestido evasê midi

“O comprimento midi é muito elegante, e pode sim ser usado por mulheres de todos os tamanhos. As baixinhas só devem dar mais atenção quanto a silhueta, pois como este comprimento dá a sensação de ‘encurtamento’ do corpo, vale apostar em saltos e/ou sapatos de tom nude”, sugere a consultora.

Leia também: 50 vezes em que um look total black foi muito além do “pretinho básico”

Vestido evasê longo

Para quem não abre mão de se sentir elegante, o vestido evasê longo é perfeito para dar frescor ao look, sem perder a mão da sofisticação. Os acabamentos do vestido vão determinar se o look será mais refinado ou despojado.

Vestido evasê estampado

Mesmo para quem curte um visual mais discreto, é possível usar um vestido evasê estampado na composição. Basta escolher a padronagem e um constraste de cores na medida certa: “leve também em consideração o que você deseja evidenciar ou não no corpo, prestando sempre atenção em como a estampa ‘se comporta’ nessas regiões. E para neutralizar o look, escolha acessórios e sapatos com tons sóbrios”, sugere a profissional.

Vestido evasê preto

Foto: Reprodução / Jéssica Flores / Jade Seba / Camila Coelho

O vestido evasê preto certamente é aquele curinga que toda mulher não dispensa! Por se tratar de uma peça que parece “diminuir” o volume, Ju acrescenta uma dica ideal para quem deseja valorizar os quadris: “as magrinhas podem (e devem) usar e abusar do volume na saia, que ajuda a avantajar o bumbum. E para toda mulher que gosta de fugir do básico, uma bolsa e sapatos coloridos, seguindo a linha de seu estilo, cai muito bem”.

Vestido evasê plus size

Foto: Reprodução / Luzieht An / Girl With Curves / Gabi Gregg

Sayum afirma que o vestido evasê para modelos plus size é perfeito na hora de valorizar as curvas e também o colo. Decotes em formato V, saias sem volume ou pouco drapeadas, peças que marcam a cintura e estampas medianas a miudinhas super ajudam nesta função.

Vestido evasê de renda

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Just Lia / Jeniffer Lake

A renda é um tipo de tecido que adiciona bastante delicadeza e feminilidade ao look. Mas isso não quer dizer que não seja possível fazer uma composição repleta de atitude e personalidade com a peça: “Uma bolsa estruturada, cintos pesados, botas e sapatos fechados são ideais para harmonizar o visual, fugindo do romantismo que um vestido de renda oferece”, sugere a consultora.

Leia também: 10 truques para disfarçar bumbum pequeno

Vestido evasê de festa

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Just Lia / Lace N’Leopard

Os vestidos de festas em formato evasê esbanjam elegância e sensualidade! Não tem como errar com este tipo de modelagem, já que ele pode ser confeccionado com os mais diversos tecidos e recortes. Dica da Ju: “Para festas mais formais, prefira tons neutros, com acessórios não muito chamativos, como uma super bolsa ou um super brinco. Agora, se a festa for mais informal e descontraída, se jogue nas cores e bijoux maiores”.

8 vestidos evasê apaixonantes

Garanta já a sua peça dos sonhos sem precisar sair de casa:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Vestido evasê listrado, na Khelf
  2. Vestido evasê Scuba, na Bonprix
  3. Vestido evasê Sommer, na Kanui
  4. Vestido evasê Market 33, na Oqvestir
  5. Vestido evasê com cinto, na Riachuelo
  6. Vestido evasê ciganinha, na Zattini
  7. Vestido evasê Quintess Plus Size, na Posthaus
  8. Vestido evasê preto Farm, na Zattini

Qual opção representa mais o seu estilo?

Mais looks com vestido evasê para te inspirar

Confira as composições mais fashionistas para incluir em seu estilo:

O vestido evasê é uma peça bastante feminina

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Que valoriza as curvas naturais do corpo de qualquer biotipo

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Combinados com um saltinho, ajudam a alongar a silhueta das baixinhas

Foto: Reprodução / Larisa Costea

As moças plus size ficam elegantíssimas com essa cinturinha marcada!

Foto: Reprodução / Rochelle Johnson

Peças com volume na saia são perfeitas para valorizar o quadril

Foto: Reprodução / Camila Coelho

E as grávidas agradecem o conforto que ele oferece ao corpo nesta fase tão especial

Foto: Reprodução / Just Lia

Para destacar os ombros, que tal investir em um modelo ombro a ombro?

Foto: Reprodução / Thássia Naves

Os joelhos à mostra deixam o visual jovial e descontraído

Foto: Reprodução / Blog da Mariah

Quer valorizar o quadril? Inclua um cintinho no figurino

Foto: Reprodução / Lu Ferreira

A renda oferece muita feminilidade ao look

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Assim como as mangas estilo ciganinha

Foto: Reprodução / Margo & Me

Com saltinho nude, não tem como errar!

Foto: Reprodução / Jennifer Lake

Viu como o vestido evasê atende muito bem qualquer biotipo, ocasião e estilo? De acordo com a Ju, você só precisa ter em mente qual proposta deseja atender: quer avantajar os quadris? Aposte em drapeados e plissados. Prefere disfarçar um pouco a região? Escolha peças com pouco volume. No final, o importante é se sentir linda e confortável sempre!

Leia também: Como montar looks criativos e nada óbvios com mix de tons neutros

Assuntos: Vestidos

Para você