Como costurar: truques certeiros para aprender agora mesmo

Escrito por
Em 09.06.20

iStock

Por                                
Em 09.06.20

Seja para fazer pequenos reparos em roupas que descosturaram ou até mesmo para criar uma peça única, vale a pena aprender como costurar. Você pode fazer isso apenas com tecido, linha, agulha e tesoura e mãos, ou até mesmo se aventurar com uma máquina de costura. Para tornar essa tarefa mais simples, te ensinamos dicas de sucesso. Veja só:

Publicidade

Índice do conteúdo:

5 pontos de costura à mão para começar a costurar agora mesmo

Com esses pontos, você aprende como fazer costura com agulha. Assim, mesmo sem ter uma máquina, já é possível colocar as mãos na massa. Conheça cinco opções, seus níveis de dificuldade e o passo a passo.

1. Alinhavo

Esse é um ponto fácil, usado para costuras temporárias – seja para uma primeira prova da peça de roupa ou até mesmo para marcar o tecido antes de levá-lo à máquina de costura.

Passo a passo

  1. Faça uma marcação com giz ou lápis no tecido para delimitar onde a costura será feita;
  2. Coloque a linha na agulha, junte as duas pontas e dê um nó;
  3. Passe a agulha pelo tecido de trás para frente até chegar ao nó;
  4. Agora, dê um espaço e passe a agulha de frente para trás;
  5. Siga fazendo o movimento, sempre invertendo o sentido;
  6. Finalize com um nó e corte o excesso de linha.

2. Ponto corrido

Outra alternativa para quem quer aprender como fazer uma costura simples, esse ponto é ideal para reparos. Ele é parecido com o alinhavo, mas conta com um espaçamento menor entre os pontos.

Passo a passo

  1. Marque o tecido com um giz ou um lápis;
  2. Coloque a linha na agulha e dê um nó para unir as duas pontas;
  3. Passe a agulha pelo tecido, no sentido de trás para frente, até chegar ao nó;
  4. Dê um pequeno espaçamento e faça o movimento no sentido inverso;
  5. Continue fazendo o movimento, alternando o sentido;
  6. Quando terminar a costura, dê um nó e corte a linha que sobrou.

3. Ponto atrás

Com uma dificuldade média, esse ponto é forte e ideal para quem quer aprender como costurar à mão igual à máquina. Isso faz com que ele seja uma boa escolha na hora de refazer uma costura que desfez ou até mesmo para confecção de roupas.

Passo a passo

  1. Passe a agulha de baixo para cima no tecido. Na hora de descer a agulha, volte 0,5 centímetro;
  2. Na hora de subir a agulha novamente, faça o movimento 0,5 centímetros para frente do primeiro ponto;
  3. Quando for descer novamente, volte 0,5 centímetros para trás, fazendo esse ponto ao lado do primeiro;
  4. Siga fazendo esse movimento até costurar todo o tecido desejado;
  5. Amarre com um nó.

4. Ponto luva

Maximus Tecidos

Publicidade

De dificuldade média, esse ponto é usado para evitar que a ponta do tecido desfie, e também é conhecido como chuleio. Essa é uma opção em que a costura é feita na diagonal.

Passo a passo

  1. Passe a agulha de baixo para cima perto da borda do tecido;
  2. A seguir, faça o movimento de cima para baixo, sempre protegendo a borda;
  3. Siga a sequência até terminar a costura;
  4. Finalize com um nó.

5. Ponto invisível

Veja como fazer o ponto cego, também conhecido como ponto invisível. Com um nível de dificuldade alto, essa é uma excelente escolha para quem não quer que a costura apareça, ideal para barras de saias, calças e outras peças. Aqui, a dica é que a cor da linha seja igual à do tecido.

Passo a passo

  1. Comece dobrando o tecido para dentro;
  2. Esconda o nó na parte interior da dobra e suba com a agulha;
  3. Depois, desça com a agulha para dentro da dobra;
  4. Então, siga fazendo um movimento de zigue-zague no interior do tecido, mas próximo a borda;
  5. Termine com um nó na parte interior da peça.

Viu só quantas opções de pontos você pode fazer à mão? Para ir além, também dá para investir em uma máquina de costura e se aventurar ainda mais por esse universo.

Como costurar na máquina

Para ir para outro nível, aprenda dicas que vão tornar a máquina de costura uma grande aliada. Nos vídeos abaixo, você aprende desde o básico até como otimizar seu tempo.

Introdução de como costurar na máquina

Nunca mexeu em uma máquina de costura? Então, vale a pena começar assistindo a esse vídeo. Aqui, você confere detalhadamente como é o funcionamento do equipamento.

Truques para costurar na máquina

Confira as dicas desse vídeo para obter um bom resultado utilizando a máquina de costura. Você aprende como costurar reto, em curvas, em plástico cristal, como dar profundidade, como aumentar moldes, como fazer colocador de cursores, cantos perfeitos e costura francesa.

Como costurar rápido

Publicidade

Aqui, a primeira dica é relacionada à escolha do momento ideal para costurar, e a segunda é sobre organização. Já a terceira é sobre a divisão das etapas da costura. Confira cada uma delas detalhadamente no vídeo.

Como otimizar a costura

Quer se aprofundar ainda mais em deixar o processo de costura rápido e prático? Então, esse vídeo é perfeito para você. Aqui, é possível conferir 10 dicas para que seu tempo seja bem gasto e que ainda podem te ajudar a evitar erros.

Gostou das dicas? Com esses tutoriais, fica bem mais fácil se aventurar na máquina de costura e confeccionar você mesma lindas peças de roupa!

Como costurar tecidos específicos

Existem tecidos que dão um pouco mais de trabalho na hora da costura. Por isso, vale a pena conferir truques que tornam essa tarefa mais simples. Abaixo, você confere dicas para couro, lastex, jeans e velcro. Olha só:

Como costurar couro

É preciso tomar cuidado na hora de costurar couro. Isso porque esse é um tecido que pode enrugar na hora do trabalho. Para que isso não aconteça, você confere nesse vídeo uma dica em que a fita crepe é uma grande aliada.

Como costurar lastex

Lastex é uma linha elástica, ideal para fazer peças que ficam bem ajustadas ao corpo. Nesse vídeo, você confere dicas de como colocar a linha na bobina, como regular o ponto da máquina e mais!

Como costurar jeans

Publicidade

Se você quer costurar jeans, mas não sabe qual linha ou até mesmo agulha usar, esse vídeo te ensina! Por ser um tecido grosso, é preciso ter uma máquina doméstica potente.

Como costurar velcro

Esse é um vídeo que ensina como fazer uma carteira que usa velcro. Então, se você quer aprender como utilizar esse tecido, confira esse passo a passo sem complicações.

Com tantas dicas, a tarefa de costurar pode se tornar mais simples. Agora, basta colocar os aprendizados em prática! E se você adora trabalhos manuais, veja também como fazer um poncho de crochê.