Moda e Beleza

Unhas amareladas: entenda o que pode ser e saiba como tratar

iStock

Atualizado em 24.06.22

Como você gosta de manter as unhas: pinta com certa frequência ou prefere deixar sem esmalte? Bom, seja qual for a sua preferência, o importante mesmo é mantê-las saudáveis, não é mesmo? Aliás, quando o assunto é saúde, há um fator que, quando acontece, pode vir acompanhado de muitas dúvidas: as unhas amareladas.

Mas, afinal, o que faz a unha ficar com essa tonalidade? Caso você já tenha passado por essa situação, é normal que surjam algumas dúvidas sobre o que causa o amarelamento das unhas e, claro, como deve ser realizado o tratamento mais adequado para cada situação. Para que você fique por dentro desse assunto, confira as informações a seguir:

Dermatologistas esclarecem dúvidas sobre unhas amareladas

iStock

No caso de você apresentar alguma alteração nas unhas, é muito importante ter uma avaliação de um dermatologista. Parasaber mais detalhes, conversamos com Karen Fernandes da Cunha (CRM: 52919349) e Karina Fernandes (CRM: 52945870), dermatologistas pela SBD e médicas da Clínica KF Dermatologia.

Publicidade

Unhas amareladas podem ser sinal de doença?

Você observou que as suas unhas estão com uma tonalidade diferente? Então é a hora de ter uma consulta com um profissional da área médica, porque o tom amarelado pode, sim, sinalizar alguma doença. Segundo a Dra. Karen Fernandes da Cunha, “é importante ficar atento à coloração das unhas – que são capazes, algumas vezes, de indicar como está a saúde do seu corpo”.

Quais as principais causas?

“Podemos citar o uso prolongado de esmaltes, medicações orais, cigarro, infecções ungueais e, ainda, afecções crônicas do trato respiratório”, comenta a dermatologista.

O que pode significar unhas amareladas durante a gravidez?

É importante destacar que unhas amareladas não são manifestações fisiológicas da gravidez, como explica a Dra. Karina Fernandes. “Durante esse período, podemos observar fragilidade ungueal (unhas quebradiças) e sulcos transversais. Caso ocorram alterações na cor das unhas durante a gravidez, procure seu dermatologista”, comenta.

Unhas amareladas podem ser sinal de anemia?

“A anemia por deficiência de ferro, que é a mais comum na população, pode alterar a forma das unhas. Nesse caso, manifesta-se como “unha em colher” (coiloníquea). Alterações na coloração das unhas até podem acontecer, porém não são tão frequentes”, diz a Dra. Karina Fernandes.

Unhas amareladas podem ser sinal de micose?

“Isso realmente pode acontecer. Alguns fungos são capazes de provocar uma coloração amarelada nas unhas”, fala a dermatologista.

O que fazer quando as unhas ficam amareladas?

As médicas da Clínica KF Dermatologia destacam a importância de procurar o auxílio de um médico dermatologista para uma avaliação minuciosa, que irá esclarecer a causa e ainda proporcionar o tratamento adequado.

Publicidade

Como tratar unhas amareladas?

As dermatologistas ainda lembram que o tratamento vai depender da causa e destacam que, algumas vezes, serão necessários exames complementares. Por isso a importância de ter um acompanhamento médico, já que cada caso precisa ser avaliado de acordo com as suas especificidades.

Como você pôde perceber, unhas com a coloração amarelada podem, em determinados casos, indicar alguma doença. Por isso você precisa ficar atenta, já que cuidar das unhas não tem a ver somente com beleza ou vaidade, mas também está relacionado com a sua saúde.

Tratamentos caseiros para unhas amareladas: é seguro?

iStock

Vale lembrar que a mudança da coloração das unhas nem sempre é sinal de problemas de saúde. Quem tem o hábito de passar esmalte com tons mais pigmentados (como vermelho ou preto, por exemplo), corre o risco de ficar com a unha amarelada, principalmente se não usar uma camada de base para protegê-la. Essa coloração também pode surgir em outras situações, como aplicar tintura nos cabelos sem o uso de luvas.

Para essas situações, algumas pessoas recorrem a dicas caseiras que prometem amenizar e até eliminar as unhas amareladas. Mas será que um tratamento realizado com ingredientes que temos em casa pode mesmo ser eficaz?

Bom, é preciso ter cuidado. Dependendo da receita, principalmente quando é utilizado algum produto abrasivo, é possível ocasionar o enfraquecimento das unhas. Existem também misturas, com determinados ingredientes, que causam alergias e, em casos mais graves, queimaduras na pele.

Uma dica bastante acessível é usar o sabão de coco. Delicadamente, com uma escovinha, passe nas unhas e depois enxágue com água. Se o tom amarelado persistir, a recomendação é ter uma consulta com o seu dermatologista, que vai indicar o tratamento ideal. O especialista pode, inclusive, prescrever medicamentos específicos para você utilizar em casa com segurança.

Para quem adora embelezar as unhas – ou simplesmente reconhece que cuidá-las também é sinônimo de saúde –, todas essas dicas devem ser levadas em consideração. Afinal, o amarelamento pode ser ocasionado por diversas situações. Sabendo qual é a raiz desse problema, revertê-lo será uma tarefa bem mais fácil.

Publicidade

Jornalista e pós-graduada em Marketing, atua com estratégia de conteúdo há mais de 10 anos. É apaixonada por cachorros (tem quatro adotados!) e está sempre em busca de informações sobre empoderamento feminino. Adora se conectar com pessoas: acredita que toda história é única, e é na autenticidade que cada um pode se destacar.