Moda e Beleza

Tons de loiro: guia completo para descobrir qual o ideal para você

Alicia

Atualizado em 30.06.23

Os cabelos loiros sobreviveram a diversas tendências, provando que existem diversos tons para cada preferência. A cabeleireira Jéssica Carmo compartilha dicas para acertar na escolha e explica o que difere os diferentes tons de loiro, tanto em relação à tonalidade quanto aos cuidados necessários para manter os fios saudáveis. Acompanhe!

Como saber o tipo de loiro que combina comigo?

Muitas pessoas estranham sua imagem quando clareiam os fios. Isso acontece, pois cada tom de loiro possui especificidades que pode, ou não, harmonizar com você. Confira dicas da especialista para não errar na hora de fazer essa escolha:

  • Clareie lentamente: “para quem nunca adotou nuances mais claras, a primeira dica é começar do menos para o mais”, assim a mudança não será tão impactante e não vai te assustar.
  • Harmonização de cores: “peles quentes pedem tons quentes, peles frias harmonizam mais com tons frios”, afirma a especialista.
  • Contraste com suavidade: em loiros platinados, pessoas com peles amareladas ou negras podem optar pelo uso da “raiz esfumada, que dá leveza na transição da cor natural para a cor clara, deixando um visual mais moderno e elegante”.
  • Tons e temperamentos: “tons dourados transmitem mais alegria, mais energia. Tons acobreados, mais energia e dinamismo. Tons frios são mais intelectuais e emotivos”.
  • Elementos para ressaltar: “é bom lembrar que tudo o que é claro amplia, e tudo que é escuro alonga”, assim, opções com raiz esfumada e fundo escuro ampliam a sensação de alongamento, enquanto tons mais claros ressaltam a amplitude.

Por fim, a cabeleireira ressalta que “qualquer loiro pode ser perfeito, desde que o cuidado em casa seja cumprido”. Entre os cuidados, ela cita a importância de “usar bons produtos hidratantes e oxidantes, para manter a maciez e o brilho. Tratamentos mais específicos de reconstrução capilar e manutenção da cor no salão de beleza também são essenciais”.

7 tipos de tons de loiro para testar

Na tabela de cores de cabelo, os loiros englobam as numerações 6 ao 12, sendo que os principais são loiro escuro, loiro natural ou médio, loiro claro, loiro muito claro, loiro claríssimo, loiro ultra claro e loiro ultra claríssimo. Essas tonalidades podem ser divididas em diferentes nuances, a cabeleireira comenta individualmente algumas delas:

Publicidade

Loiro Escuro

A tonalidade loiro escuro “normalmente não precisa de descoloração para atingir a cor, a menos que os cabelos sejam muito escuros ou previamente coloridos”. Quando a tonalização é feita sem a aplicação de descolorante, os cuidados necessários envolvem “usar linha de tratamento para cabelos coloridos e hidratá-los semanalmente”. Além disso, “usar protetor térmico para cabelo ajuda a manter o brilho da cor e saúde dos fios” é essencial antes de utilizar fontes de calor.

Loiro caramelo

“É uma cor na altura do cabelo loiro natural, que vai bem para castanhos e loiros escuros. O tom é mais quente e luminoso, com um efeito mais natural”. Para atingir o loiro caramelo, “é preciso descoloração em cabelos coloridos ou mais escuros”. Já os cuidados envolvem hidratação semanal e reconstrução quinzenal, sempre com produtos voltados para cabelos coloridos. Para a manutenção, ela indica “retocar a raiz entre vinte a trinta dias, emulsionando para as pontas” e “tonalizar os fios entre trinta a quarenta e cinco dias”.

Loiro perolado

Para alcançar o loiro perolado geralmente é preciso fazer a descoloração dos fios. No caso de cabelos mais claros, é possível atingir a cor apenas com algumas luzes. “Já nos cabelos acima de 8, o ideal é usar técnica de descoloração”. Assim, esse tom costuma pedir mais cuidados com os fios, como “um cronograma capilar que inclua umectação, nutrição, hidratação e reconstrução” e “utilizar tonalizante, matizador ou shampoo para loiros que ajudam a preservar a tonalidade dos perolados”.

Loiro dourado

Hugo Antunes

Publicidade

O loiro dourado possui ampla gama de tons, “desde um loiro escuro a um loiro muito claro”. Assim, os cuidados com o loiro dourado variam conforme a claridade dos fios. “Até a altura do 7, hidratação semanal e reconstrução já ajuda bastante. Em tons mais claros, o uso de tonalizante loiro ou matizador diminui o risco de uma oxidação excessiva na cor”.

Loiro natural

O loiro natural fica na mesma faixa de tonalidade do cabelo cor de mel e caramelo, no entanto, o reflexo da cor é neutro ao invés de apresentar nuances dessas outras tonalidades. Essa cor fica na altura 7 da tabela e a profissional indica “os mesmos cuidados do caramelo ou do mel”.

Loiro Mel

Outro tipo de loiro na altura do 7, o loiro mel “ganha mais luminosidade quando usado em mechas ou nuances mais claras para dar brilho”. Para a manutenção da cor, ela recomenta o uso de produtos voltados para cabelos coloridos, além dos cuidados de “hidratação e reconstrução, essenciais para a saúde dos fios”.

Loiro Platinado

“Esse é o tom mais delicado dos loiros, porque os fios precisam de muita descoloração. Quanto mais escuro, mais difícil atingir a tonalidade necessária para obter essa cor”. Por isso, o loiro platinado pede muitos cuidados, sendo recomendado o uso “de produtos com proteínas, aminoácidos, queratina e até mesmo matizadores”. Nesse caso, além do cronograma capilar, a profissional destaca a importância de “cuidados obrigatórios no salão”. Caso a pessoa utilize fontes de calor, esse uso “deve ser feito com temperaturas mais frias e protetor térmico”.

Na dúvida, “pessoas que não mantêm uma rotina de cuidado diário com cabelos devem optar por tonalidades que vão do loiro escuro ao loiro natural. Tons mais claros requerem mais cuidados domésticos e acompanhamento de um profissional”.

Publicidade

30 fotos de tons de loiro para se inspirar

Listas de inspirações também são bem-vindas para te ajudar na escolha. Confira essa seleção de 30 fotos de tons de loiros para tomar uma decisão:

1. Manter a raiz mais escura é uma estratégia que combina com diversos tons

2. Como esse lindo loiro dourado ouro

3. Ou com tons mais próximos do loiro natural

4. Que vai bem até com opções de platinados

5. Além de ser uma forma de poder evitar a manutenção da raiz por mais tempo

6. E de evitar o contato de descolorantes com o couro cabeludo

7. A raiz mais escura ainda proporciona uma transição de cor mais leve

8. Trazendo mais praticidade e versatilidade para sua mudança de cor

9. Mas nada te impede de levar o loiro também para a raiz

10. Seja em tons com o fundo mais neutro

11. Ou em versões mais quentes, como o strawberry blonde

12. Você também pode optar pelo loiro escuro

13. Como o loiro caramelo, um queridinho do momento

14. Ou optar por um loiro mel, para trazer mais iluminação

15. Evitar os loiros mais claros é uma forma prática de mudar o visual

16. Ela causa menos danos e pede menos cuidados

17. Além de serem opções lindas e cheias de personalidade

18. Também tem quem prefira uma tonalidade mais próxima do pêssego

19. Ou do loiro natural, como do beach blonde

20. Mas com os cuidados adequados, nada te impede de buscar um loiro claríssimo

21. Ele fica perfeito com o acompanhamento profissional

22. Tudo depende do quanto está disposta a cuidar deles

23. Pois o que não falta são tons de loiro para os diferentes gostos

24. Começar com tons mais escuros também é uma forma de não se assustar

25. Assim você foge de uma mudança radical de primeira

26. E pode optar por ir clareando mais gradualmente

27. Saindo do salão cada vez mais loira

28. Para depois se arriscar em uma transformação radical

29. Para sentir o impacto da mudança

30. Vale levar o descolorido até para as sobrancelhas

O que não falta são opções de tintas loiras, em diferentes tons, para testar. Tem para os diferentes gostos e estilos de vida, para quem está disposta a passar mais tempo cuidando dos fios e para quem prefere praticidade.

Como conseguir e cuidar de tons de loiro

Quer clarear os cabelos em casa ou saber mais sobre os cuidados necessários para manter os tons de loiro bonitos e saudáveis? Confira essa seleção de vídeos sobre o assunto:

Clareando o cabelo sem descolorir

Quem tem cabelo natural pode optar por formas de clarear o cabelo sem descoloração e tintura. Nesse vídeo, você aprende a clarear seu cabelo usando apenas camomila. Essa é uma ótima opção para quem quer tons mais escuros de loiro. Mas lembre, essa opção demanda paciência, hein!

Como ficar loira em casa

Nesse vídeo, você aprende a descolorir seu cabelo cacheado em casa, deixando a raiz natural. Para mais praticidade, o tutorial nem faz o uso de pincel. Mas lembre sempre de caprichar nos cuidados, pois descoloração desgasta os fios.

Esfumando a raiz do cabelo loiro

Esse tutorial mostra como sair da raiz reta marcada para uma raiz esfumada, incluindo o passo a passo do processo feito pela youtuber. Essa técnica é ótima para fazer uma transição leve e você ainda vai economizar nas idas ao salão.

Dicas para montar uma rotina de cuidados

Fazer uma descoloração e tonalização segura é apenas uma parte dos cuidados com os cabelos loiros. Para manter os fios saudáveis, principalmente quando opta por tons mais claros, é indispensável ter uma boa rotina de cuidados. Confira as dicas do vídeo para manter seu loiro perfeito.

Como matizar o cabelo em casa

O cabelo loiro pode ficar mais amarelado devido à oxidação. Por isso, quem quer cores menos amareladas, mais próximas do branco ou do cinza, precisa utilizar matizador. Nesse vídeo, você aprende a fazer o processo em casa.

O que não faltam são variações das tonalidades de loiros para você escolher e nada melhor do que saber o máximo possível sobre os cuidados para fazer essa mudança. Se você quer iluminar os fios sem comprometer a saúde capilar, que tal experimentar luzes no cabelo?

Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.