Texturização capilar: descubra técnicas para ter cachos deslumbrantes

Escrito por Joyce Rosa

Ana Lídia Lopes

A texturização é um método de finalização que altera a forma do cabelo sem nenhum processo químico. Usadas principalmente para construir e definir cachos, as técnicas de texturização ganharam o coração de quem gosta de mudar o visual e podem ser a salvação de quem está passando pela transição capilar e quer esconder a parte alisada do cabelo.

Existem diferentes tipos de texturização, sabe o que todas elas têm em comum? Você pode fazer em casa! Veja estes tutoriais e, utilizando os produtos que você já possui, fique pronta para arrasar com as madeixas lindas e texturizadas.

1. Texturização em cabelo curto

Descubra como texturizar o cabelo curto com a fitagem. Umedeça bastante os fios e não tenha dó de abusar do creme de pentear e dos óleos. Duas dicas de ouro farão toda a diferença na texturização: use grampos para separar o cabelo em partes e passe o creme apenas nas pontas dos dedos antes de aplicar no cabelo.

2. Texturização em cabelo alisado

Leia também: Transição capilar: saiba como ter seus crespos, cachos e ondas de volta

A youtuber Ana Lídia Lopes mostra como texturiza o cabelo alisado. O truque é amassar bem os fios úmidos e com creme até que os cachos tomem forma, uma toalha pode ajudar no processo. Se quiser fazer com que o resultado seja mais duradouro, aposte em complementar o creme com um gel.

3. Texturização em cabelos em transição

Nara Delgado ensinar como texturizar o cabelo em transição com a técnica do dedoliss. Apesar de trabalhoso, é bastante simples. Você vai precisar de um creme para pentear. Depois, separe o cabelo em seções e enrole mecha por mecha com os dedos. O resultado é lindo e pode durar mais de um day after!

4. Texturização com meia

Você acaba de encontrar uma utilidade para aquela meia calça que rasgou ou já não serve mais! Amarre a meia na cabeça como se fosse uma tiara e enrole as mechas em torno dela. Para finalizar, chacoalhe o cabelo para soltar os cachos, utilize as mãos para dar forma e prontinho.

Leia também: Penteados com coque: 60 ideias lindas e tutoriais para testar em casa

5. Texturização capilar com coquinhos

Também conhecidos como bantu knots, os coquinhos já podem ser um penteado por si só, mas eles também arrasam na texturização. Você vai precisar de um creme para pentear e óleo de coco, também é importante desembaraçar bem o cabelo para não correr o risco de quebrar os fios.

6. Texturização com twists

Os twists são bastante práticos, já que não pedem por nenhum acessório específico. Eles também são fáceis de fazer, basta enrolar duas mechas de cabelo uma na outra até formar um rolinho. A combinação de creme de pentear mais gel garante fixação e um melhor day after.

7. Texturização com papel higiênico

Leia também: Projeto Rapunzel: como fazer o cabelo crescer rápido

Essa é, com certeza, uma das opções mais acessíveis! O truque para ter um resultado mais bonito é manter o cabelo em contato com o papel e não enrolar uma parte da mecha por cima de outra. Deixe o cabelo secar naturalmente para evitar o calor do secador.

8. Texturização com papel alumínio

Carol Mamprin ensina o passo a passo da texturização com papel alumínio, uma ótima opção para quem está em transição. A youtuber também dá dica de um produto que ajuda a fixar o efeito da texturização no cabelo. O resultado é incrível! O cabelo fica com cachos lindos e definidos.

9. Texturização com tranças

Assim como os coquinhos, as tranças também são um lindo penteado que tem a texturização como bônus. Se o seu cabelo não segurar as tranças sozinho, use elástico para prender as pontas. E para acelerar o resultado, passe o secador com cuidado pelas tranças.

10. Texturização com bigudinho

O bigudinho é o acessório certo para quem quer investir mais na texturização! Eles podem ser encontrados em lojas especializadas e existem em diferentes tamanhos e espessuras. Quanto mais fino o bigudinho, mais fechado será o cacho. Uma ótima dica é guardar os bigudinhos fechados, isso vai facilitar o processo de prendê-los nos fios.

Você pode texturizar o cabelo logo antes de dormir e finalizar o penteado na manhã seguinte. Cada tipo de cabelo reage de formas diferentes as texturizações, teste e encontre a técnica perfeita para chamar de sua!

Aproveite o embalo e conheça alguns métodos de hidratação para cabelos cacheados.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Cabelos

Para você