Você sabe decifrar o símbolo das etiquetas das roupas? Tire suas dúvidas

Escrito por Isabella Tamaki

iStock

Os símbolos nas etiquetas das roupas representam os processos de lavagem e de conservação da peça recomendadas pelo fabricante, mas nem sempre esses desenhos são legíveis ou fáceis de decifrar.

Para tirar suas dúvidas, preparamos cinco infográficos que mostram o que cada desenho significa e vão te ajudar a ler as instruções sobre cada peça, evitando danos e mantendo-as conservadas. Aprenda como decifrar os símbolos das etiquetas das roupas e confira outras dicas de como deixá-las com cara de novas por muito mais tempo.

Lavagem

Dicas de Mulher

O símbolo que lembra um balde de água representa o método de lavagem recomendado para a peça. Quando o desenho está marcado com um X significa que o processo não é permitido. O número que aparece no balde nos indica a temperatura máxima recomendada para a lavagem.

Os pequenos traços embaixo da ilustração nos dizem se a lavagem deve ser suave ou muito suave. Já o desenho de uma mão instrui que o processo deve ser feito manualmente.

Alvejamento

Dicas de Mulher

O triângulo nas etiquetas representa o processo de alvejamento permitido para a peça. Os desenhos marcados pelo X indicam que a peça não pode ser alvejada e os dois traços desenhados dentro do triângulo demonstram que a peça pode ser alvejada apenas com oxigênio. Um triângulo simples demonstra que todo tipo de agente de alvejamento oxidante é permitido.

Leia também: Como limpar tênis branco: aprenda 5 formas infalíveis

Secagem

Dicas de Mulher

O método de secagem de uma peça é representado na etiqueta por um quadrado. Quando há um círculo dentro do quadrado significa que o processo pode ser feito na centrífuga ou na máquina de lavar, também conhecidos como secagem em “tambor”. Se o desenho estiver marcado com um X, significa que esse tipo de secagem não é permitida.

Se há um risco curvado dentro do quadrado, significa que a secagem pode ser feita no varal. Dois traços na diagonal recomendam que a secagem seja feita na sombra, enquanto três riscos na vertical indicam que o procedimento deve ser feito por gotejamento, ou seja, o item pode ser pendurado ainda molhado. Já um traço na horizontal mostra que a peça deve ser seca nessa posição.

Passadoria

Dicas de Mulher

O método de passadoria é representado por um desenho que lembra um ferro de passar roupa e o número de bolinhas inscrito no desenho indicam a temperatura máxima recomendada para aquela peça. Se o desenho está marcado por um X, significa que não é permitido passar a peça.

Limpeza a seco

Dicas de Mulher

O círculo representa as roupas que devem ser lavadas a seco. Enquanto as letras inscritas no desenho demonstram quais os produtos permitidos para lavar a peça. O traço embaixo da ilustração indica se a limpeza deve ser feita de maneira suave ou muito suave. E se o círculo estiver marcado por um X, significa que não é necessário lavar a peça a seco.

Salve a imagem abaixo no seu celular para nunca mais estragar aquela roupa que você tanto gosta:

Leia também: 10 itens da sua casa que são muito sujos e merecem mais atenção

Dicas de Mulher

Outras dicas de como conservar suas roupas

iStock

Além de seguir as instruções recomendadas na etiqueta da roupa, há outras formas de conservar as peças e deixá-las sempre com cara de nova. Confira:

  1. Dobre suas roupas de forma adequada para cada peça: prefira dobrar peças como camisetas e outras de tecido maleável para evitar que ela estique e para aproveitar os espaços do seu guarda-roupa de forma organizada.
  2. Guarde suas roupas em locais arejados: o guarda-roupa sempre fechado ou o uso de sacos plásticos não é recomendado para manter as roupas conservadas, pois esses fatores podem atrair fungos, devido à umidade, e que acabam danificando a peça.
  3. Evite secar em alta temperatura: a alta temperatura das máquinas de secar pode danificar o tecido e até tirar a cor das peças, deixando-as com aparência de desgaste com poucas lavagens.
  4. Atente-se na hora de lavar as peças: além das instruções da etiqueta, não exagere no sabão e evite lavar roupas sujas com água muito quente já que esses fatores podem deixam a peça com manchas amareladas.
  5. Prefira dobrar as peças de tecido delicado: no lugar de pendurar peças de tricô opte por dobrá-las, assim você evita que os fios desfiam ou que o tecido deforme.

Essas dicas são práticas e vão fazer suas roupas durarem por muito mais tempo.

Sabendo decifrar a etiqueta das roupas, é fácil de mantê-las conservadas e evitar erros como queimar as peças ou lavá-las de forma que as danifique. Agora que você já sabe como manter suas vestimentas, veja como limpar o tênis branco.

Assuntos: Limpeza

Para você