Como limpar tênis branco: aprenda 5 formas infalíveis

Escrito por Gabriela Monteiro

Foto: iStock

Tênis branco é aquele sapato curinga que todo mundo precisa ter no armário. Ele combina com todas as estações e permite criar looks para as mais variadas ocasiões, desde produções para ir à aula até para a balada no sábado à noite. Porém, manter esse calçado limpo pode ser um desafio, principalmente depois de um dia de chuva ou uma caminhada, por exemplo.

Para não ter que deixar de usar seu calçado preferido e superversátil, o segredo é conhecer as dicas certas de limpeza e armazenamento. Assim, não rolam imprevistos na correria do dia a dia.

5 melhores métodos para limpar tênis branco

Foto: iStock

Se você é do time dos que sofrem no momento da limpeza do tênis branco, é bacana aprender algumas técnicas para ajudar a manter seu sapato sempre em estado conservado e limpo. Esses macetes existem para nos ajudar e agilizam muito a tarefa. Aprenda algumas dicas de como limpar tênis branco com facilidade:

1. Limpeza com sabão em pó

Imagem: Dicas de Mulher

Materiais necessários: água, recipiente grande, sabão em pó, detergente sem cor, alvejante sem cloro e escovas de limpeza.

Passo a passo:

Leia também: Aprenda a incluir o tênis branco nos seus looks unindo conforto e muito estilo

  1. Remova os cadarços e as palmilhas do par de tênis;
  2. Em um recipiente grande, misture o sabão em pó, o detergente sem cor e o alvejante sem cloro com água;
  3. Esfregue a superfície do tênis usando uma escova de limpeza e a mistura previamente preparada até que ele esteja de volta à sua cor original;
  4. Enxague o tênis em água corrente até que toda a espuma desapareça;
  5. Coloque o tênis em descanso na sombra até que ele esteja completamente seco.

2. Limpeza sem bagunça

Imagem: Dicas de Mulher

Materiais necessários: água morna, recipiente, desinfetante multiuso, detergente de cor clara ou sem cor, esponja e um pano limpo.

Passo a passo:

  1. Misture em um recipiente a água morna, o desinfetante multiuso e o detergente;
  2. Se desejar, remova os cadarços do par de tênis;
  3. Utilizando a esponja, esfregue todo o tênis. Durante esse processo, vá secando o excesso de produto com um pano limpo, para evitar manchas;
  4. Tire todo o excesso final de produto com um pano e deixe o par de calçados secar.

3. Limpeza com bicarbonato de sódio

Imagem: Dicas de Mulher

Materiais necessários: recipiente, bicarbonato de sódio, água oxigenada, água, uma escova de dentes e uma borracha escolar branca.

Passo a passo:

  1. Misture em um recipiente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de água oxigenada e uma colher de sopa de água;
  2. Remova os cadarços dos tênis;
  3. Utilizando a escoa de dentes, passe toda a mistura na superfície do tênis branco;
  4. Após aplicar a mistura nos calçados, deixe o par de tênis secar ao sol por cerca de quatro horas;
  5. Enquanto os sapatos secam, coloque os cadarços de molho na mesma mistura utilizada para a lavagem do tênis e deixe de descanso no sol;
  6. Depois do tempo de espera necessário, tire o excesso de produto com a escova de dentes e em seguida enxague os calçados em água corrente;
  7. Enxague também os cadarços em água corrente;
  8. Se necessário, utilize uma borracha escolar branca para apagar manchas sobressalentes nas partes emborrachadas dos calçados.

4. Limpeza com multiuso cremoso

Imagem: Dicas de Mulher

Materiais necessários: produto de limpeza multiuso cremoso, água, algodão ou esponja e um pano limpo.

Leia também: 10 truques de limpeza e organização para quem não tem tempo

Passo a passo:

  1. Umedeça o pano com água e passe por toda a superfície do tênis branco;
  2. Molhe o algodão ou a esponja com água e em seguida com o produto de limpeza multiuso cremoso vá esfregando a superfície dos calçados;
  3. Depois que a sujeira estiver toda removida, passe mais uma vez o pano úmido por todo o tênis;
  4. Aguarde secar.

5. Limpeza com pasta de dentes

Imagem: Dicas de Mulher

Materiais necessários: pasta de dentes branca, escova de dentes, lenço umedecido.

Passo a passo:

  1. Aplique pasta de dentes branca abundantemente em toda a extensão da parte emborrachada do tênis branco;
  2. Com a escova de dentes, esfregue toda a região suja;
  3. Após retirar toda a sujeira, limpe o que restou da pasta com um lenço umedecido;
  4. Aguarde secar.

Muito fácil, certo? Agora ficou simples acabar com a sujeira dos tênis brancos, estejam eles completamente encardidos ou apenas com algumas manchas de uso rotineiro. Basta escolher a dica que parece mais adequada ao seu caso e colocar em ação.

Dicas de armazenamento e conservação

Foto: iStock

Para manter seu tênis branco e outros calçados em geral conservados por muito mais tempo, é importante conhecer algumas dicas de armazenamento e conservação adequados para os sapatos. Guardá-los em lugares secos, limpos e aplicar produtos impermeabilizantes nos pares antes mesmo do primeiro uso podem ser soluções ainda melhores que qualquer técnica de limpeza. Vem conferir as melhores formas de cuidar dos seus calçados!

Leia também: 52 aspectos que você deve analisar ao comprar um sapato

  • Proteja seus calçados com impermeabilizantes: antes do primeiro uso do seu calçado, aplique um impermeabilizante ideal para o tipo de material do calçado. Por exemplo, se seu tênis for feito de couro, compre algum spray específico, para que assim você não corra o risco de danificar o sapato. Se você já estiver com o par em uso, não se preocupe, limpe-o bem e aplique o spray da mesma forma que também funciona super bem.
  • Guarde seus calçados sempre limpos: aproveite as dicas de como limpar seu tênis branco e aplique antes de guardar, assim a sujeira não se acumula e você evita mofo e outras coisas indesejadas. Lembrando que essa dica vale para todos os tipos de sapato e não apenas para os brancos, combinado?
  • Invista em porta sapatos: caixas plásticas transparentes, bolsas plásticas ou então os próprios saquinhos de TNT que muitas vezes vêm com os calçados são ótimas pedidas para armazenar os calçados. Eles mantêm os sapatos secos, longe da umidade e ainda facilitam a visualização do que tem no armário no momento de escolher o look ideal. Uma dica bacana é adesivar as caixas com fotos dos sapatos ou então nomeá-las externamente, isso também ajuda a fazer um melhor uso dos calçados.
  • Faça a manutenção de suas peças: limpe, impermeabilize, troque as caixas organizadoras e invista em antimofos rotineiramente. É muito importante manter até mesmo aqueles calçados de festa, que você utiliza só de vez em quando limpos. Pode não parecer, mas quando um sapato fica muito tempo sem uso, ele vai acumulando pó, o que pode danificar permanentemente o material deste e você não vai querer surpresas negativas na hora de sair com os amigos, certo?
  • Com tantas dicas, fica fácil manter os calçados bem tratados, como devem ser! Aplicando todas elas, vai demorar muito para que seja necessário tirar seu tênis branco favorito de uso.

    Assuntos: Limpeza

    Para você