Dicas para uma salada perfeita e receitas deliciosas para testar

Escrito por
Em 22.06.20

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Consumir salada é muito importante para quem se preocupa em ter uma alimentação saudável. Isso porque ela ajuda na hidratação do corpo e aumenta a saciedade. Para não ser vista como uma refeição sem graça, é importante ser criativa na hora de preparar esse prato. Por isso, acompanhe as nossas dicas e torne a hora da salada mais divertida!

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Índice do conteúdo:

7 dicas para a salada perfeita feita em casa

Está cansada de comer sempre a mesma salada sem graça? Veja dicas incríveis para tornar esse prato mais gostoso!

  1. Lave bem os ingredientes: higienizar os alimentos que serão consumidos é primordial para ter uma refeição de qualidade. Para isso, você pode lavá-los utilizando uma solução de água sanitária e água, por exemplo. Confira mais dicas sobre higienização de alimentos.
  2. Varie a base de folhas: quem disse que você precisa usar sempre as mesmas folhas? Cansada do alface? Experimente variar e troque por rúcula, acelga, agrião ou até mesmo espinafre. Assim, você não enjoa e continua aproveitando dos benefícios das folhas.
  3. Inclua frutas: opte pelas que têm bastante vitamina C. Isso porque frutas com essa vitamina auxiliam na absorção do ferro das folhas. Como sugestão, utilize laranja, limão, morango, kiwi, tomate ou abacaxi.
  4. Não se esqueça da proteína: para ter uma refeição completa, é essencial incluir proteínas na salada. E quando falamos em proteína, saiba que ela não precisa ser somente animal. Para os vegetarianos e veganos, há várias opções em substituição à carne.
  5. Prefira os molhos caseiros: muitas pessoas tornam as saladas mais calóricas e não tão saudáveis porque utilizam molhos industrializados, cheios de sódio e outras substâncias ruins para a saúde. Por isso, aprenda a preparar o seu molho preferido em casa.
  6. Acrescente crocância: que tal adicionar grãos e sementes à sua salada? Eles são muito ricos em nutrientes. O gergelim, por exemplo, é rico em ferro. Já as oleoginosas, como as castanhas, são excelentes fontes de gorduras boas.
  7. Seja criativa: que tal pesquisar receitas diferentes? Quanto mais criativa, diferente e colorida for a salada, maiores são as chances de você não enjoar dessa refeição. Assim, você garante uma alimentação saudável sem sacrifícios.

Seguindo essas dicas, você nunca mais ficará enjoada ou com preguiça de incluir as saladas nas suas refeições!

20 receitas de saladas para refeições mais saudáveis

Agora que você aprendeu várias dicas para preparar esse prato, que tal conferir receitas para testar aí na sua casa?

1. Salada de repolho

Aqui, a sugestão é utilizar o repolho para montar a base desse prato. Uma boa dica é cortar o repolho em fatias bem fininhas, para deixar a receita mais gostosa. Assista ao vídeo e confira os demais ingredientes utilizados.

2. Salada de cenoura

A cenoura é rica em carboidratos bons, e a sugestão é usá-la com folhas e frutas cítricas. Nessa receita, o abacaxi e a manga são utilizados para trazer mais sabor ao prato. Para finalizar, acrescente azeite de oliva.

3. Salada de pepino

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Confira e aprenda a fazer uma deliciosa salada de pepino com molho de mostarda e vinagre. O melhor? O preparo é supersimples e rápido, além do resultado ser delicioso e nutritivo.

4. Salada de couve

O ingrediente principal utilizado nessa receita é a couve. Ela é rica em cálcio, excelente fonte de vitamina C, ajuda no funcionamento do intestino e fortalece o sistema imunológico. Assista ao vídeo e confira uma dica fácil para cortá-la bem fininha!

5. Salada de beterraba

Já a beterraba diminui a pressão alta, previne a anemia e ajuda a controlar o colesterol. Por isso, ela é ótima para utilizar em saladas. No vídeo, confira dicas maravilhosas para dar um sabor ainda mais especial a esse alimento.

6. Salada de berinjela

Aproveite todos os benefícios da berinjela com essa salada incrível! O preparo é superprático: basta colocar todos os ingredientes em uma forma e levar ao forno a 180 graus por 40 minutos. Experimente!

7. Salada de aspargos

Você gosta de bacon? Então, que tal preparar uma deliciosa salada de aspargos, ovos e bacon? Confira o modo de preparo no vídeo e faça agora mesmo essa delícia!

8. Salada de quiabo

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O quiabo também pode ser utilizado para preparar pratos incríveis. Ele é rico em vitamina K, por isso auxilia a fortalecer os ossos. Além dele, você pode colocar tomate, alho, cebola e limão para tornar a refeição mais saborosa.

9. Salada de quinoa

Essa receita é leve, refrescante e com uma crocância especial. Além disso, o preparo é rápido, simples e fácil. Além da quinoa e dos demais ingredientes utilizados, utilize temperos da sua preferência para finalizá-la.

10. Salada de vinagrete

Quer aprender a fazer um delicioso vinagrete? Então, você precisa conferir essa receita! O mais legal é que ela dura até quatro dias na geladeira e, no segundo e terceiro dia, ela fica ainda mais gostosa, porque os sabores marinam e se intensificam.

11. Salada primavera

O nome dessa salada vem do fato de adicionar uma fruta ao prato, e o melhor é que o preparo é simples e rápido. Basta utilizar ingredientes como alface, tomate-cereja, palmito e alguma fruta da sua preferência e finalizar com azeite de oliva, sal e orégano.

12. Salada para churrasco

Almoço de domingo de vez em quando pede um churrasco, não é mesmo? Então, já pensou em preparar uma salada deliciosa para acompanhar esse prato? No vídeo, você confere mais detalhes e os ingredientes utilizados. Assista!

13. Salada de alface com torradinha

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Uma excelente maneira de adicionar carboidratos e crocância é utilizar torradinhas. Além desse ingrediente, sugerimos acrescentar queijo, tomate-cereja e azeite de oliva para deixar tudo mais saboroso. No vídeo, você ainda aprende um jeito delicioso de fazer maionese.

14. Salada caesar

Queridinha de muitos, aqui você vai aprender a fazer uma salada caesar deliciosa. Para deixar a receita mais leve, você pode substituir a maionese do molho por iogurte natural. Experimente e teste essa receita na sua casa!

15. Salada agridoce com manga

Se você adora receitas agridoces, precisa conferir essa dica! O preparo é prático e rápido. A manga traz um gostinho doce para o prato e você ainda pode preparar um tempero delicioso, que é ensinado no vídeo.

16. Salada de macarrão

Que tal ousar e adicionar macarrão à salada perfeita? Tirando o preparo do macarrão, o restante da receita é fácil, pois é só adicionar os demais ingredientes à massa já pronta. Bom apetite!

17. Salada verde com maionese de manga

Aqui, você vai aprender uma dica incrível para preparar uma maionese de manga gostosa e nutritiva. Dessa forma, sua refeição ficará ainda mais saudável. Além disso, você confere uma dica superlegal para preparar croutons com pão integral.

18. Salada tropical

Confira o preparo dessa salada agridoce supercremosa que vai bem em ocasiões especiais. O único trabalho que você terá é picar os ingredientes utilizados. Confira mais detalhes assistindo ao vídeo e fique com água na boca você também!

19. Salada natalina

Apesar do nome, ela não serve apenas para o Natal. É possível prepará-la, também, para os domingos em família ou ocasiões especiais. São utilizados vários ingredientes e a receita rende muitas porções: ou seja, dá para preparar para a família toda!

20. Salada para emagrecer

Por último, se você está em reeducação alimentar e deseja emagrecer, precisa conferir essa receita indicada por uma nutricionista. Ela é maravilhosa e ajuda a desinchar, porque elimina excesso de líquidos do corpo. Além disso, é uma receita barata e supernutritiva!

Depois de tantas ideias para preparar a salada perfeita, o que você está esperando para se aventurar na cozinha e tornar suas refeições mais gostosas? Aproveite e confira nossas dicas para fazer um delicioso molho para salada!

Assuntos: Alimentação, Fitness