Salada no pote: 15 receitas diferentes para uma rotina mais leve

Escrito por
Em 01.02.19

iStock

A salada no pote é uma alternativa para aquelas que têm um rotina corrida, mas não querem abandonar a alimentação saudável. Sempre aberta a possibilidades de ingredientes, a ideia consiste em preparar, literalmente, uma salada caprichada num potinho e armazenar para comer mais tarde ou vender.

Continua após o anúncio

Para ter um almoço leve, gostoso e saudável ou – por que não? – investir em um novo negócio, saiba como preparar deliciosas versões de salada no pote:

1. Salada de macarrão no pote

Quem ama macarrão cozido na maionese ou na salada vai se identificar com essa receita. Além da massa, você precisa de alho, manteiga, maionese, páprica, pimenta-do-reino, leite, tomate, cenoura, milho em conserva, azeitona, frango desfiado e cheiro verde. Saiba mais detalhes da montagem.

2. Salada no pote com queijo

Composta por 4 camadas de diferentes texturas, essa salada no pote leva desde lentilha e grão-de-bico até queijo, rabanete e muitas oleaginosas. Não se esqueça de deixar os ingredientes mais pesados no fundo e as folhas no topo para a salada durar mais tempo. Confira a lista completa de ingredientes.

3. Salada no pote de brócolis e mandioquinha

Com apenas 3 ingredientes, você é capaz de preparar uma salada deliciosa e muito nutritiva. São eles: brócolis, mandioquinha e cenoura! A dica é temperar com um molho pronto de sua preferência, que deve ser a primeira coisa a ser colocada no pote. Veja como fazer.

Leia também: 19 receitas de Salada Caesar que vão te conquistar pela crocância e sabor

4. Salada no pote com atum

menu criativo

Continua após o anúncio

O atum ralado traz um gosto peculiar que pode agradar muita gente nessa salada. Ele vai acentuar o sabor da soja, da cenoura e do mix de folhas que você mesma pode selecionar – na receita, foram usadas alface crespa, roxa e rúcula, mas você pode substituir por o que mais te agradar. Veja a receita completa.

5. Salada no pote mil grãos

Azeite de oliva, lentilha, damasco, limão, uvas-passas, hortelã, sal e pimenta e um mix de grãos integrais: é tudo o que te separa de uma salada nutritiva no pote. O preparo é um pouco mais demorado pois você deverá cozinhar a lentilha e os outros grãos, mas tudo vale a pena no final. É só seguir o passo a passo direitinho!

6. Salada no pote com salmão, frango e camarão

Com essas proteínas, você vai aprender a montar diferentes saladas no pote que trazem texturas que se harmonizam muito bem no paladar. É só assistir à montagem que não tem erro!

7. Salada no pote com grão-de-bico e ovo de codorna

Leia também: 20 saladas de bacalhau para surpreender nas festas de final de ano

Com o molho sempre no fundo do pote, você deve inserir no pote, além das folhas, beterraba, grão-de-bico e o ovo de codorna sem cortar. Isso porque ele dura mais tempo fechadinho e o risco de azedar é menor. A mesma regra vale pro tomate-cereja, viu? Apesar de a montagem ser simples, esses macetes vão garantir uma refeição bem mais gostosa.

8. Salada no pote com atum ou ovo cozido

O vídeo acima vai te explicar direitinho como montar duas opções de salada no pote – uma com atum e outra com ovo cozido. A receita rende 2 potinhos de cada montagem e você deve usar molho, tomate-cereja, cenoura, ovo ou atum, milho e mix de folhas, nessa ordem mesmo.

Continua após o anúncio

9. Saladas no pote variadas

Desde carne moída até shimeji, as saladas do vídeo levam os mais diversos ingredientes e sabores. Preste bem atenção na montagem de cada uma delas e tenha refeições saudáveis durante toda a semana.

Leia também: 38 receitas de salada de macarrão perfeitas para servir nos dias quentes

10. Salada Caesar, Caprese e Grega no pote

Quem disse que você não pode preparar as saladas mais clássicas no potinho? A Caprese leva tomate, mussarela de búfala, manjericão, orégano e espinafre. A Grega, tomate-cereja, ovos de codorna, pepino, cebola roxa, azeitona preta, queijo feta, casca de limão e cebolinha desidratados e alface. Por fim, a Caesar precisa de croutons, frango grelhado, queijo parmesão e alface.

11. Salada no pote com frango, atum, kani ou ricota

Quatro opções de salada no pote com quatro proteínas diferentes! Assista ao vídeo para conhecer a vasta lista de ingredientes, mas já adiantamos que o molho deve ser o primeiro a entrar no pote, seguido dos ingredientes mais pesados.

12. Salada no pote com vinagrete

Apesar de os ingredientes da salada serem bem comuns, o diferencial aqui é o vinagrete que é usado como molho. Para fazê-lo, você precisa de cebola, tomate, cheiro verde, pimentão verde e vermelho, água, óleo, vinagre, sal, suco de limão, ervas finas e orégano. Já imaginou o gostinho? Ele leva cerca de duas horas pra pegar bem o sabor dos ingredientes.

13. Salada no pote com leguminosas

Continua após o anúncio

Batata, palmito, cenoura, vagem, arroz, frango… esses entre outros tantos ingredientes vão garantir saladas no pote inesquecíveis. Não se esqueça de cozinhar os itens mais durinhos, como as batatas, vagem e arroz.

14. Salada no pote com salmão desfiado ou frango grelhado

Já imaginou almoçar uma salada com salmão ou frango em meio à rotina supercorrida? Isso não precisa ser impossível, sabia? Molho de mostarda, tomate-cereja, salmão ou frango frios, cenoura ralada, castanha de caju e mix de folhas – tudo o que te separa dessa refeição de dar água na boca!

15. Salada no pote low carb

Salada low carb pode parecer pleonasmo, mas sabia que com os ingredientes certos você consegue prepará-la de modo mais saudável ainda? Descubra quais são esses ingredientes e aprenda a montar as saladas no pote mais leves do mundo com o vídeo acima.

Está esperando o que para investir em refeições mais leves no dia a dia? Reforçando que os molhos e os ingredientes mais pesados devem vir por baixo, enquanto as folhas precisam vir no topo. Assim, você vai preservar sua salada no pote fresquinha por mais tempo! Para os dias mais frios, experimente essas receitas de sopas low carb.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Alimentação

Para você