Salada de legumes: 15 receitas apetitosas para um cardápio saudável

Escrito por
Em 17.03.19

iStock

Nada melhor do que uma salada saborosa para acompanhar ou ser o prato principal de uma boa refeição, e se você quer inovar o cardápio, pode trocar as folhas por uma salada de legumes.

Continua após o anúncio

As receitas são versáteis, já que você fica livre para escolher os ingredientes que mais te agradam, desde as batatinhas clássicas até as ervilhas para um toque de sabor especial. Além disso, há diversos modos de preparo e temperos surpreendentes para complementar a sua salada. Veja 15 receitas práticas para preparar uma salada de legumes saborosa.

1. Salada de legumes cozidos simples

Essa salada é prática para fazer de última hora e leva ingredientes simples como batata, cenoura, vagem e azeitonas para completar. A dica é não cozinhar demais os legumes, para que eles fiquem mais firmes. Basta temperar com ingredientes fresquinhos e está pronta! Confira a receita completa.

2. Salada de legumes assados

Essa receita é saborosa e é feita de legumes assados. Em uma forma, junte cebolas roxas, cabeças de alho, tomatinhos, pimentas, ervas e vagens. Após temperar com sal, pimenta e azeite, leve ao forno até que os legumes dourem e amoleçam. É uma ótima salada para servir com carne vermelha ou peixe. Confira o passo a passo.

3. Salada de legumes quente

Essa receita leva ingredientes tradicionais de uma boa salada de legumes: batatinhas, vagem, cebola e abobrinha. O que diferencia esse prato é o modo de temperar e servir. Ela é cozida no vapor e servida ainda quente. Confira a receita completa.

Leia também: Salada marroquina: veja pratos saborosos de aguçar o paladar

4. Salada de legumes com ovos

iStock

Continua após o anúncio

Para fazer essa receita, você vai precisar de batatas, ervilhas, cenouras e ovos cozidos. O tempero é cheio de sabor, com alho, salsinha e alecrim. Cozinhe os ovos e reserve. Em uma panela separada, cozinhe os legumes e as ervas em água salgada. Em um recipiente, junte os ingredientes e a salada está pronta. Acesse a receita na íntegra.

5. Salada de legumes grelhados com quinoa e azeite de ervas

Além dos legumes, o que dá um toque especial para essa salada é a quinoa e o azeite de ervas. Cozinhe a quinoa por 8 minutos e reserve. Corte fatias de tomate, cebola, berinjela, abobrinha e cenoura e deixe grelhar até ficarem macios. Em um recipiente, junte a quinoa e os legumes e tempere com o azeite de ervas. Está servido! Confira o passo a passo completo.

6. Salada de legumes com frango

Essa receita é prática e saudável para o cotidiano. O que complementa essa salada de legumes é a quinoa e tiras de filé de peito de frango. Basta cozinhar a quinoa e reservar. Em outra panela, cozinhe chuchu e cenoura e doure os filés de frango em uma frigideira. Junte os ingredientes em um recipiente e está pronto para servir! Veja a receita completa.

7. Salada de legumes com maionese

iStock

Essa receita é superfácil de fazer: cozinhe uma batata média e amasse-a com um garfo. Junte legumes enlatados, como milho e ervilhas, 1 xícara de chá de maionese, salsinha, ½ colher de sopa de mostarda e sal a gosto. Está pronta! Apesar de simples, você pode acompanhar o tutorial em vídeo.

8. Salada de legumes com batata, cenoura e ovos

Essa receita leva ingredientes simples: batata, cenoura, ovos, azeitona, maionese e temperos diversos. Basta cozinhar os legumes e os ovos e juntá-los em um refratário. É só temperá-los e juntar um pouco de maionese para um sabor a mais. Veja o passo a passo.

Leia também: Salada de berinjela: 21 receitas que vão valorizar o ingrediente

Continua após o anúncio

9. Salada de legumes com grão-de-bico

Essa receita é fresquinha e saudável, além de permitir que você use diversos ingredientes que estão sobrando na sua geladeira. Cozinhe o grão-de-bico e legumes diversos, como ervilhas, cenoura e batata. Junte-os em um recipiente e tempere com cebola, azeite, sal, salsinha, vinagre maçã e limão. Sirva levemente gelada. Confira a receita completa.

10. Salada de legumes com maionese e uva-passa

iStock

Essa receita é prática para você fazer em grandes festas de família. Cozinhe no vapor legumes diversos como batata, vagem e cenoura. Após cozidos, coloque-os em um recipiente e adicione uva-passa e maionese. Está servida! Veja o vídeo completo.

11. Salada de legumes com vinagrete de curry e shoyu

iStock

Essa receita conta com o sabor especial de um vinagrete de curry e para fazê-lo é só misturar curry em pó, shoyu, mostarda dijon, azeite de oliva e sal. Para a etapa dos legumes cozinhe brócolis, vagem, ervilha e couve-flor por 3 minutos, de forma que permaneçam crocantes. Junte com o vinagrete e adicione cebola para um tempero mais forte. Siga a receita completa.

12. Salada de legumes com couve-flor

A couve-flor combina com diversos tipos de salada, e é o destaque desse prato. Cozinhe-o até que ele amoleça e reserve. Faça o mesmo com uma abobrinha. Em um recipiente, adicione tomates em rodelinhas, alface e cenoura ralada. Basta juntar os legumes e temperar. Sirva gelada. Veja o passo a passo completo.

13. Salada de legumes com frango cremoso

Essa receita é completinha, além de ser saborosa. Para fazê-la você vai precisar de legumes cozidos, frango moído e ingredientes para o tempero, como cebolas, alho, creme de ricota e curry. O prato é uma salada com frango cheia de sabor e muito cremosa. Confira a receita na íntegra.

Continua após o anúncio

Leia também: 35 receitas de salada de repolho para refrescar suas refeições

14. Salada de legumes com brócolis, cenoura e cebola

iStock

Essa salada é para aqueles dias de correria que queremos algo rápido e fresquinho para comer. Em um recipiente, junte brócolis, cenoura, maçã, salsinha, tomate, cebola, queijo e pistache. Em outro, prepare o molho com limão, azeite, sal, pimenta e iogurte natural. Basta misturar tudo e está pronta! Acesse o vídeo completo.

15. Salada de legumes com berinjela

iStock

A berinjela é o destaque dessa salada, que conta ainda com pimentão, alho, cebola e azeitonas no tempero. Junte os ingredientes em um refratário e leve ao forno por aproximadamente uma hora e meia. Após assar, tempere com azeite e leve à geladeira. É um prato saboroso para festas e almoços em família. Assista o passo a passo em vídeo.

Essas receitas podem ser adaptadas para uma salada individual ou serem feitas para grandes refeições em família. São de dar água na boca, não é mesmo? Para outros pratos com legumes, confira 42 receitas de salada de batata.

Assuntos: Alimentação

Para você