5 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

Saiba como utilizar ingredientes caseiros para aliviar a ardência e a vermelhidão

Escrito por
Atualizado em 04.02.20

Por
Atualizado em 04.02.20

Foto: iStock

Publicidade

Você já sabe que deve evitar o sol nos horários de pico e que o uso do protetor solar é obrigatório, certo? Afinal, a radiação ultravioleta acelera o envelhecimento e é um dos principais fatores que causam o câncer de pele.

Enquanto essas duas consequências aparecem em longo prazo, existe um efeito colateral da exposição desprotegida que aparece bem rapidinho: são as queimaduras solares, que se manifestam através de vermelhidão, ardência e dor.

Claro que é muito mais saudável se prevenir, porém, se você se distraiu e agora está parecendo um pimentão, aqui estão alguns remédios caseiros que podem aliviar o desconforto e acelerar a recuperação da sua pele:

1. Gel de aloe vera e cápsulas de vitamina E

Foto: iStock

O aloe vera tem efeito refrescante, enquanto a vitamina E tem propriedades cicatrizantes para a pele. Esses dois ingredientes favorecem a regeneração dos tecidos e previnem que a lesão seja infectada por bactérias ou fungos, o que poderia agravar a situação.

Como preparar e aplicar

Para fazer essa mistura, você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de gel de aloe vera
  • 1 cápsula de vitamina E

Misture os dois ingredientes e aplique-os gentilmente na área queimada, cobrindo-a completamente. Deixe a mistura agir por 40 minutos e enxágue com água fria. Repita o procedimento diariamente até a pele estar regenerada.

2. Iogurte natural e aveia

Foto: iStock

Um esfoliante feito com iogurte natural e flocos de aveia é suave o suficiente para ajudar a remover as células mortas sem machucar ainda mais a pele, além de estimular a regeneração do tecido por conter agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Publicidade

Como preparar e aplicar

Anote a proporção dos ingredientes desse remédio para queimaduras:

  • 3 colheres de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de flocos de aveia

Misture os ingredientes até obter uma pasta cremosa e aplique na área queimada com movimentos suaves. Aguarde 40 minutos e enxágue com água fria. Reaplique a mistura todos os dias até que a vermelhidão e a dor desapareçam.

3. Leite e amido de milho

Foto: iStock

O leite e o amido de milho são ingredientes que refrescam a pele, amenizando a dor e a ardência da queimadura solar. Além disso, eles contêm substâncias que ajudam a acalmar a irritação e estimulam a cicatrização do tecido lesionado.

Como preparar e aplicar

Para este remédio, os ingredientes necessários são:

  • ½ xícara de leite frio
  • 1 colher de sopa de amido de milho

Adicione o leite aos poucos sobre o amido de milho e misture bem até dissolver completamente o pó, formando uma pasta consistente. Aplique a mistura sobre as queimaduras e deixe agir por 20 a 30 minutos. Enxágue com água fria e repita o procedimento diariamente.

4. Chá de camomila

Foto: iStock

O chá de camomila é bastante conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, e ele também pode ser usado para aliviar a ardência e a vermelhidão causadas pelas queimaduras solares. Se for aplicado gelado, o chá ainda ajuda a refrescar a pele.

Como preparar e aplicar

Este chá para queimadura solar leva os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flores de camomila (ou um sachê de caixinha)
  • ½ xícara de água
  • 4 cubos de gelo

Despeje a água fervente sobre a camomila e deixe em infusão por 20 a 30 minutos com o recipiente tampado. Depois desse período, coe a mistura e adicione os cubos de gelo. Quando o chá estiver bem frio, aplique-o sobre as queimaduras e deixe-o secar na pele sem enxaguar. Repita o procedimento três vezes ao dia.

Publicidade

5. Mel e leite de coco

Foto: Foto: iStock

O mel tem propriedades antimicrobianas que ajudam o organismo a evitar que as lesões sejam infectadas por bactérias causadoras de doenças. Além disso, junto com o leite de coco, ele exerce um efeito hidratante, alivia a sensação de ardência e remove as células mortas da área afetada.

Como preparar e aplicar

Confira as quantidades necessárias para preparar este remédio:

  • 5 colheres de sopa de mel orgânico
  • ½ xícara de leite de coco

Coloque os dois ingredientes em um recipiente e misture-os até dissolver o mel completamente. Antes de aplicar a mistura na pele, lave-se com água corrente fria. Em seguida, faça uma massagem gentil com o produto e deixe agir por 40 minutos. Enxágue com água fria e repita o procedimento até a pele melhorar.

O que mais eu devo fazer em caso de queimadura solar?

Foto: iStock

Se você abusou do sol e ficou toda vermelha e ardida, faça compressas com toalhas macias ou gazes embebidas em água gelada e procure ficar em repouso, pois seu corpo precisa se recuperar da insolação. Também é importante se manter muito bem hidratada com água, sucos naturais e água de coco.

Evite tomar banho com água quente e não utilize esponjas, pois sua pele já está muito sensibilizada. Use um óleo de banho para acelerar a restauração da camada de proteção e não economize no hidratante.

Evite se expor ao sol novamente nos próximos dias para não piorar a situação. Além disso, jamais estoure as bolhas ou puxe a pele que está descamando, pois os tecidos que estão embaixo delas ainda são muito sensíveis e precisam de proteção.

Caso você tenha febre ou a dor seja insuportável, é necessário procurar um médico dermatologista para que ele possa indicar um tratamento medicamentoso.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.