Dicas de Mulher Dicas de Saúde

25 receitas para um delicioso almoço de Páscoa com a família

Confira ótimas opções de pratos principais suculentos e sobremesas de dar água na boca para preparar e servir na Páscoa

em 24/04/2015

Cordeiro de Páscoa. Foto: Reprodução / Blog Pratos e Travessas

Cordeiro de Páscoa. Foto: Reprodução / Blog Pratos e Travessas

Com a casa cheia, o almoço de Páscoa pode ser visto como um desafio. Mas, é possível escolher pratos deliciosos para a ocasião com receitas simples ou fáceis de preparar com um bom planejamento de tempo e os ingredientes certos.

Presença constante na mesa do feriado, os pratos levam bacalhau, cordeiro e as sobremesas com amêndoas são apostas tradicionais e que continuam fazendo sucesso. Quem deseja variar o cardápio, pode apostar em pratos crus, como o ceviche, ou em carnes como o frango e o porco.

Risotos e massas também têm seu espaço na mesa, sendo uma opção valiosa para agradar tanto os vegetarianos quanto quem come carne. O segredo é apostar em molhos com uma cara diferente, que dão um toque de novidade até ao mais comum dos tipos de macarrão.

Confira algumas ideias de receitas para o seu almoço ou jantar e algumas outras para servir na sobremesa, e encontre aquela que mais tem a ver com o seu tempo, possibilidades e o gosto da família!

Pratos principais

Entre aves, peixes, pratos com suínos, cordeiro e carnes bovinas, há muitas possibilidades para agradar o paladar com o prato principal no almoço de Páscoa. Confira algumas ideias:

Peixes

Bacalhau espiritual. Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Bacalhau espiritual. Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Bacalhau Espiritual: a preparação deste prato é dividida em partes, o que colabora bastante para a organização e facilita o processo. O resultado é um prato leve, cremoso e de apresentação bem bonita.

😀

2. Bacalhau à Brás: este é um prato tradicional português. Para manter a preparação como feita tradicionalmente, a receita leva batata palha caseira e ensina como dessalgar o bacalhau – processo que deve ser iniciado com, pelo menos, um dia de antecedência.

3. Bacalhau Riberalves crocante: com o bacalhau já dessalgado, o tempo total de preparo da receita é de, em média, 35 minutos. O peixe é servido acompanhado de molho branco e batatas raladas.

4. Bacalhau com natas: esta receita leva ingredientes simples e é uma forma clássica de preparar o bacalhau. Ela pode ser servida tanto pura, por já incluir batatas gratinadas, quanto acompanhada de arroz branco.

5. Ceviche: quem gosta de pratos crus tem tudo para se dar bem com o ceviche. A receita é marinada no limão e pode ser feita com o peixe branco de sua preferência. O preparo é muito rápido e pode começar minutos antes de servir.

Cordeiros, carnes e aves

Carre de cordeiro ao molho de cerejas e especiarias. Foto: Reprodução / Bramare

Carre de cordeiro ao molho de cerejas e especiarias. Foto: Reprodução / Bramare

6. Carre de cordeiro com molho de cerejas e especiarias: aqui o cordeiro é preparado com cerejas e acompanhado de um couscous de pistaches e amêndoas. A surpresa boa é que todo o preparo leva, em média, uma hora. Para caprichar na apresentação do prato, a dica é usar corante para deixar o molho de cereja bem vermelhinho.

7. Cordeiro da Páscoa: este prato exige planejamento. Além de contar com uma boa variedade de temperos, o preparo toma bastante tempo, uma vez que o cordeiro leva algumas horas para assar. Porém, o esforço é recompensado com um prato tenro e saboroso.

8. Galeto al primo canto: se a ideia é ter um prato com aves mas que ainda seja diferente, esta receita tradicional do Rio Grande do Sul é uma boa opção. Temperado com sálvia, manjerona e cerveja, o frango fica úmido e saboroso.

9. Frango no forno com especiarias: esta é para quem prefere receitas mais clássicas e gosta de caprichar no tempero. O frango é marinado com mel, gengibre, pimenta malagueta, alho, sal, pimentão doce e limão, e pode ser servido acompanhado de saladas ou arroz.

10. Costela suína caramelizada: servida com batatas assadas, o trunfo desta receita é o molho que acompanha a costela de porco. Misturando a mesma proporção de ketchup, molho inglês e melado de cana, você obtém um molho saboroso e que deixa a carne ainda mais bonita.

Massas e risotos

Massa ao pesto com camarão. Foto: Reprodução / Francinha

Massa ao pesto com camarão. Foto: Reprodução / Francinha

11. Massa ao pesto com camarão: esta é uma receita saborosa, que tem uma apresentação bonita e é muito fácil de fazer, ficando pronta em aproximadamente 30 minutos. O carro chefe do prato é o molho pesto, que leva alho, amêndoas, manjericão, azeite e queijo, em quantidades que podem ser ajustadas de acordo com seu gosto.

12. Risoto de gorgonzola: este risoto leva queijo parmesão e gorgonzola e é ideal para quem gosta do sabor forte do gorgonzola. Quem prefere um gosto menos acentuado, pode diminuir a quantidade do ingrediente na receita para um toque mais sutil.

13. Tagiatelle com siri: macarrão, siri, camarão, tomate, cebolinha e coentro são os ingredientes principais deste prato. A receita é simples de seguir e o resultado é diferente e bem colorido.

14. Laços com molho de tomate, atum e azeitonas: fácil e rápido de fazer, este molho combina uma boa variedade de vegetais e atum, dando uma cara nova à massa. Quem preferir, pode substituir o laço por outro tipo de macarrão.

15. Lasanha caprese: eis aqui uma ótima opção para quem procura um prato vegetariano. A lasanha com queijo e tomates fica leve e muito saborosa combinada com molho pesto.

Sobremesas e pães

Mini Folares de Páscoa. Foto: Reprodução / Blog Sweet Gula

Mini Folares de Páscoa. Foto: Reprodução / Blog Sweet Gula

16. Mini-folares: os ingredientes menos comuns desta receita são erva doce e rolinhos de cacau – todo o resto é possível que você já tenha em casa. Os mini-folares ficam macios, são práticos para servir e têm um apresentação bastante bonita.

17. Bolo com chocolate: quem não quer abrir mão de um bom bolo para a ocasião, pode surpreender com esta receita. A combinação de chocolate, laranja, baunilha e rum resultam em uma sobremesa atrativa e perfumada.

18. Pão de especiarias, passas e avelãs: este pão tem como diferencial em seus ingredientes uma seleção de temperos, uvas passas e avelãs. Quando pronto, o pão pode ser servido tanto como sobremesa ou no café, quanto como acompanhamento para o almoço.

19. Folar de maçã: montado com várias rodelas de massa, maçã e amêndoas, esse prato é uma alternativa para uma sobremesa, saindo do comum círculo dos sempre presentes bolos e tortas.

20. Amêndoas light sem glúten e sem lactose: esta é uma ótima receita para quem procura por um prato de sobremesa que seja saudável e não contenha glúten ou lactose. A massa pode ser modelada em formatos diferentes e agradar tanto adultos quanto crianças.

21. Torta pascualina: esta torta salgada com recheio de ovos, espinafre, queijo parmesão e molho bechamel é uma ótima pedida para servir em lanches ou momentos que antecedem as refeições principais.

22. Bolo cítrico de amêndoas e polenta: a inusitada combinação da polenta com as amêndoas, laranja e limão formam um combo de sucesso. Na hora de servir, a dica é oferecer iogurte grego natural como acompanhamento, para contrastar os sabores.

23. Torta de figos e amêndoa: esta torta doce de figos e creme de amêndoa é leve e é tem uma apresentação muito bonita. A preparação exige um pouco de planejamento de tempo: a massa precisa gelar por pelo menos uma hora antes de ir ao forno pela primeira vez.

24. Bombom aberto: simples e rápida de preparar, esta é uma receita de bombom aberto de uvas. Se preferir, pode substituir as uvas por outras frutas – morangos, por exemplo.

25. Strogonoff de chocolate com nozes: as nozes são o ingrediente menos comum desta receita, que pode ser preparada apenas alguns minutos antes de servida. Quente ou gelado, o strogonoff de chocolate é uma aposta simples e certeira.

Comentários
Dicas relacionadas