70 receitas superfáceis de preparar para se deliciar sem muito esforço

Seguindo a receita correta, ninguém precisa levar muito jeito na cozinha para preparar pratos saborosos e surpreendentes

Escrito por Suzane Werdt

Foto: Reprodução / Pitadinha

Na hora de cozinhar e colocar a mão na massa você não se sente exatamente uma chef? Ou o problema está sendo falta de tempo para preparar os pratos mais elaborados que você adora? Pois simplicidade na hora de cozinhar não necessariamente resulta em comida sem graça.

Seja por falta de tempo ou de experiência, seguindo a receita correta é possível preparar pratos deliciosos e diferentes. Aqui você vai aprender a preparar diversos pratos, dos mais tradicionais até alguns mais complexos, mas todos com a receita facilitada e muito bem explicadinha, para que o resultado seja perfeito.

Não se preocupe, na verdade cozinhar não é tão difícil assim. Com um pouco de atenção e amor (e com a ajudinha da receita, claro) é realmente possível preparar pratos gostosos e de boa apresentação.

A prova disso são estas receitas especiais que você pode conferir abaixo. Seja para o café da manhã, o almoço ou a sobremesa, seu prato pode ser muito gostoso, nutritivo e cair perfeitamente bem naquelas horas mais corridas. Preparada? Hora de botar a mão na massa!

Pratos principais

Foto: iStock

1. Lasanha de presunto e muçarela: simples, deliciosa, todo mundo ama lasanha! Esta é preparada rapidinho, pode ser congelada e é daquelas perfeitas para quem não sabe se virar muito bem na cozinha.

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

2. Lasanha de abobrinha: uma opção linda e saudável. A diferença da lasanha comum é que em vez de massa, é a abobrinha que separa as camadas de recheio. Nesta receita o recheio é de cream cheese com molho pesto, mas você pode variar do jeito que preferir. Esta receita vai ser um sucesso!

3. Galinhada: com esse nome parece difícil de fazer? Não nesta receita que usa poucos ingredientes, mas que chega a um resultado saboroso. O segredo está nos temperos e o tempo de preparo também é bastante rápido.

4. Risoto de cenoura: risoto sempre é uma boa opção. Com a receita certa nas mãos, é um prato rápido e muito simples de preparar. Este leva cenoura e vinho branco, uma delícia para aquele almoço ou jantar corrido, mas que não dispensa sabor.

5. Peixe ensopado: uma boa peixada é sempre ótima opção para uma refeição nutritiva e deliciosa. Essa receita pode ser preparada com vários tipos de peixe, leva leite de coco e pimentão… O sabor está garantido!

6. Strogonoff de carne: receita mais fácil do que essa, impossível. Pouquíssimos ingredientes, uma panelinha e rapidinho esta delícia estará no seu prato. Se tiver batata palha para incrementar vai ser só sucesso!

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

7. Arroz de forno: quando você pensa em arroz de forno logo vem à sua mente aquela travessa com arroz, passas e pedaços de frango? Esse aqui é diferente. Leva muito queijo, presunto e tomate e o resultado é de dar água na boca.

8. Yakisoba: um prato diferente (porque pretende ser oriental), supergostoso (macarrão, carne e legumes não poderia dar errado) e nutritivo (porque leva legumes variados). O importante mesmo é que é fácil, rápido e gostosão. Ah, não esqueça daquele toque especial de molho shoyo.

9. Fricassê de frango: uma receita saborosa, rápida e barata, que vai fazer a diferença na sua refeição. Você vai precisar de frango desfiado, requeijão, creme de leite, batata-palha e mais alguns ingredientes simples.

10. Carne louca: hummm! Carne louca é mesmo uma delícia! Um prato tipicamente da região de São Paulo, ótimo para servir em eventos, acompanhado de um pãozinho. O molho é muito suculento e o preparo superfácil. Vale a pena conferir!

11. Panqueca básica: panquecas são divertidas, são fáceis, são deliciosas! O mais legal da panqueca é que o recheio fica ao gosto do freguês. Dá para fazer panqueca salgada, doce, vegetariana… Ovo + fermento + amido de milho, bate tudo no liquidificador e pronto. Agora é só inventar seu recheio favorito. 😉

Leia também: 13 receitas de bife à parmegiana com cara de prato de restaurante

12. Pizza com 2 ingredientes: um prato que sempre cai bem e agrada todo mundo é pizza. Nessa receita, a massa leva apenas farinha de trigo com fermento e iogurte grego, e você pode rechear como preferir!

13. Macarrão de uma panela só: essa é a receita perfeita para quem tem fome, tem pressa, tem desejo por comida gostosa e de brinde também não quer lavar muita louça! Macarrão, tomate, muçarela de búfala e voilà!

14. Macarrão à carbonara: você ama bacon? Você também ama macarrão? Então você vai amar essa receita prática e fácil de macarrão à carbonara. Ô, delícia! Além dos ingredientes já citados, também leva ovo e vinho branco.

15. Macarrão alho e óleo: como o próprio nome diz, para fazer essa receita você vai precisar de macarrão, alho, óleo, sal e quem sabe uma cebolinha ou salsa pra incrementar. Não se deixe enganar pela aparência simples, fica bom demais e você vai querer repetir!

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

16. Macarrão de forno: uma macarronada feita no forno dá todo um sabor especial a um prato aparentemente simples. Prepará-lo também é muito simples, o molho só leva presunto, queijo, creme de leite e molho de tomate.

Leia também: 15 dicas incríveis para ter sucesso na cozinha

17. Macarrão ao pesto: o molho pesto é preparado com manjericão, nozes, parmesão e alho. Depois é só servir sobre o macarrão de sua preferência e se deliciar!

18. Batata recheada: batata é tudo de bom! Aqui ela é assada e recheada com requeijão e bacon, ou seja, difícil resistir né? Também dá para fazer no microondas. Muito fácil!

19. Cuscuz paulista: esse cuscuz, apesar de precisar de vários ingredientes, é muito fácil de preparar e rende bastante! Basicamente, você preparará um molho de frango e incorporará a farinha de milho, para criar a consistência do cuzcuz.

20. Frango refogado com legumes: um prato que sempre cai bem nas refeições, o frango refogado tem várias formas de preparo. Nessa receita fica tudo muito bem explicado para que ele saia perfeito! Os legumes escolhidos foram abobrinha e tomate, mas você pode variar conforme queira.

21. Frango na panela de pressão: uma das vantagens da panela de pressão é que com ela tudo fica pronto mais rápido. Nessa receita superfácil, é só jogar tudo na panela, fechar e depois de um tempo está pronto. Simples assim!.

22. Costela na panela de pressão: nessa receita a costela cozinha na sua própria gordura e o resultado é muito suculento! Fácil de preparar, você vai precisar de costela bovina, cebola e temperos.

23. Fraldinha assada na mostarda: para seguir essa receita você pode usar fraldinha ou qualquer outra carne boa de assar. É só passar a misturinha de manteiga, alho e mostarda por todos os lados da carne, colocar no forno e segurar a ansiedade cozinhando umas batatas para acompanhar.

24. Ceviche: o ceviche é uma receita típica dos povos andinos. Um prato saboroso e refrescante onde o peixe é cozido pelo limão ou laranja. Isso mesmo! É só misturar os ingredientes com o suco das frutas, esperar vinte minutos e se deliciar.

Acompanhamentos certeiros

Foto: Reprodução / Torrada torrada

25. Purê de batata: quer acompanhamento mais famoso e querido do que purê de batata? Se você nunca se arriscou a preparar, não se preocupe. É muito fácil de preparar e até a pessoa mais estranha à culinária vai achar moleza. Não tem como errar!

26. Purê de batata baroa: também conhecida como mandioquinha, a batata baroa é uma delícia e o purê também é facílimo de fazer. Você vai precisar de requeijão e noz moscada para dar o toque final.

27. Creme de milho: ótimo acompanhamento para vários pratos, incluindo carnes. Fica uma delícia, precisa de poucos ingredientes e o preparo é muito rápido.

28. Milho refogado: se você abriu o armário e só sobrou uma lata de milho, não se desespere! Felizmente é possível fazer muita coisa com milho, inclusive esse refogado na manteiga com cebola e caldo de legumes. Parece delicioso!

29. Couve refogada: outro acompanhamento campeão no sabor e nos nutrientes. É só cortar a couve bem fininha, refogar no alho e fica pronto em um piscar de olhos! Em alguns lugares é possível comprar a couve já picadinha. Quer mais fácil do que isso?

30. Legumes assados: essa receita leva cenoura, três tipos de batata e abobrinha. Tudo regado no azeite e levado ao forno. Uma opção prática e nutritiva.

31. Omelete de forno: a diferença para uma omelete comum é que essa aqui não tem fritura. Vai tudo no forno e a textura fica aerada. Uma delícia!

32. Batata gratinada: um acompanhamento muito suculento que vai fazer toda a diferença no cardápio. Você vai precisar de creme de leite, ricota, maizena, ovo e temperos.

33. Farofa de ovo e bacon: nada melhor do que uma boa farofa para acompanhar qualquer prato salgado. Essa receita superfácil e rápida só precisa de bacon, ovo, cebola e farinha. Fica uma delícia!

34. Ratatouille: não se assuste com o nome pomposo, o ratatouille não é nada além de um prato típico francês à base de legumes. A receita traz um vídeo que explica o passo a passo.

35. Bolo de carne: nessa receita você vai aprender a preparar um bolo de carne moída molhadinho e um molho barbecue bem fácil para acompanhar. O sucesso é garantido!

36. Ovo cocotte: outra receita da culinária francesa, o ovo cocotte pode ser servido no café, no lanche ou no almoço. Você escolhe o recheio favorito e cobre com ovo e creme de leite. Muito simples e fica lindo.

37. Guacamole: prato típico do México, esse acompanhamento especial é feito à base de avocado (um tipo de abacate). Refrescante e sofisticado, não esqueça dos nachos para completar a refeição.

Café da manhã

Foto: iStock

38. Pão caseiro: já imaginou ter o privilégio e o prazer de produzir o seu próprio pão? E é bem mais fácil do que você pode imaginar. Essa receita leva poucos ingredientes e não tem necessidade de sovar a massa.

39. Cookie: agora quando você for surpreendida pelo desejo de um biscoito fresquinho, vai poder fazer rapidamente. Essa receita fica pronta em 15 minutos e é muito fácil.

40. Sequilhos de coco: para acompanhar o chá, o café ou o lanche, sequilhos são sucesso em qualquer lugar. Com essa receita você vai poder fazer seu próprio sequilho de coco em casa. É facinho!

41. Bolo de banana: quem resiste a um bolo de banana no café da manhã? Sempre uma boa opção para dar destino àquelas bananas que estão passando do ponto na fruteira, esse bolo é fácil e a receita explica todo o passo a passo.

42. Bolo de cenoura: bateu saudade do bolo de cenoura com cobertura de chocolate da infância? Você vai poder prepará-lo seguindo essa receita simples e clássica.

43. Bolo de fubá de liquidificador: Com fubá, ovo, leite e outros poucos ingredientes, tudo batido no liquidificador, você prepara um bolo de fubá molhadinho. Uma opção saborosa e com gostinho de tradição para o café da manhã.

44. Pão de queijo: essa receita promete ser a mais fácil do mundo. Leva apenas três ingredientes misturados e levados ao forno. Não tem como errar e fica uma delícia.

45. Panqueca americana: panquecas quentinhas e fofinhas para comer acompanhadas do que você quiser. Uma opção muito fácil que vai deixar o café da manhã com um toque especial.

46. Mingau de tapioca: o mingau é uma alternativa tão fácil e nutritiva que pode ser feito de várias maneiras. Nessa receita ele é preparado com tapioca granulada, açúcar demerara e leite de coco. Um carinho no seu humor pela manhã.

Tortas, lanches e petiscos

Foto: Reprodução / Fit Food Ideas

47. Grão de bico assado: rico em proteínas, o grão de bico assado pode ser uma ótima opção para um petisco diferente e nutritivo. É simples de preparar e vai ser um sucesso com os convidados.

48. Croutons: você sempre se perguntou como fazer aquele pãozinho crocante que acompanha sopas? Com essa receita você vai aprender a fazê-los e tem ainda tem um bônus saudável: esse é preparado com pão integral.

49. Torta de abobrinha: o tipo de receita boa para usar aquelas sobrinhas de comida de restaram na geladeira. É só misturar os ingredientes e levar ao forno pré aquecido. O resultado é uma torta leve e muito gostosa.

50. Torta de frango: essa receita de torta de frango com milho e ervilha tem uma massa muito fácil de preparar e também acompanha molho Béchamel. Vai fazer sucesso no lanche de casa.

51. Torta de atum: fresquinha e muito fácil de fazer, essa receita traz um vídeo do passo a passo para que tudo saia perfeito. Aproveite o que tiver na geladeira e incremente sua torta.

52. Torta de ricota e alho poró: essa torta também pode ser chamada de quiche, mas o nome é o que menos importa. Tanto a massa quanto o recheio não tem nenhum mistério de preparo e vai ser difícil sobrar um pedaço.

53. Biscoito de polvilho: biscoito de polvilho é uma delícia em qualquer momento. Já imaginou fazer do seu jeito em casa? A receita é supersimples e você pode fazer do formato que quiser, quem sabe escrever um nome ou fazer desenhos. Além de gostoso, é muito divertido.

54. Dadinhos de tapioca: essa receita muito simples tem feito sucesso em barzinhos e festas. Basta misturar tapioca granulada, leite e queijo qualho e levar ao forno. Todo mundo vai adorar!

55. Hambúrguer: fazer seu próprio hambúrguer artesanal em casa tem muitas vantagens, principalmente a garantia de ingredientes frescos e de qualidade. Aproveite essa receita superfácil e arrase no lanche.

56. Buraco quente: este tipo de sanduíche mexicano é servido aberto e tem recheio de carne moída temperada com limão, páprica e queijo ralado.

57. Sanduíche natural de frango: alternativa bastante saudável para o lanche, essa receita fica pronta rapidinho e mata a fome sem que você tenha que ficar pendurada no fogão.

58. Fritada: naqueles dias mais corridos, uma fritada é uma ótima opção de lanche rápido, barato e saboroso. A base é de batata e ovo e não tem como dar errado.

Sobremesas

Foto: Reprodução / Não sei cozinhar

59. Brigadeirão de microondas: essa receita facílima utiliza microondas e fica pronta em menos de 20 minutos. Depois é só deixa um pouquinho da geladeira e se deliciar com uma excelente sobremesa feita com suas próprias mãos.

60. Pavê de morango: quando pensa em pavê sua mente logo conclui que deve ser muito difícil de fazer? Nada disso. Essa receita de pavê de morango é tão fácil que é quase inacreditável. Mas dá certinho e fica lindo! Mãos à obra!

61. Foundue de chocolate: procurando uma receita especial para os dias mais frios? O foundue é uma opção sofisticada, gostosa e muito fácil. Você só vai precisar de creme de leite fresco, chocolate meio amargo, bananas e morangos.

62. Bombom gigante de morango: difícil vai ser não comer tudo de uma vez só. Com poucos ingredientes e um toque de carinho, você vai arrasar nessa sobremesa.

63. Mousse de maracujá: com tempo de preparo de apenas vinte minutos, esse mousse é uma ótima opção para quem prefere sobremesas que não sejam muito doces. Uma delícia e muito refrescante!

64. Mousse de limão: se você procura uma alternativa diferente e fácil de sobremesa, vai adorar essa receita de mousse de limão. Leva creme de leite, limão e leite condensado. Simples assim!

65. Mousse de chocolate: em apenas cindo minutos esse mousse de chocolate estará pronto para o consumo. É feito com leite condensado, creme de leite, chocolate meio amargo e forno microondas.

66. Tiramisu: uma sobremesa supergostosa e muito mais fácil de preparar do que você imagina, ainda mais com essa receita que explica o passo a passo com todos os detalhes.

67. Omelete de Nutella: apenas dois ingredientes são necessários para preparar essa omelete de Nutella. Um escândalo de sabor!

68. Cocada de forno: pra você que nunca se imaginou fazendo cocada, a boa notícia é essa receita é facílima e fica pronta em só 35 minutos. Uma bola de sorvete para acompanhar e a gostosura está pronta!

69. Brownie: parece inacreditável, mas essa receita de brownie fica pronta em 3 minutos! Não tem mistério, é só misturar os ingredientes e levar ao microondas. Você vai adorar!

70. Cheesecake: a receita usa ingredientes mais em conta e consegue manter o sabor e a firmeza do verdadeiro cheesecake. Preparada em três etapas, essa sobremesa é um sucesso!

Agora você não precisa mais ter medo de encarar a cozinha e as panelas. Com essas receitas superfáceis, seu cardápio vai ficar variado e especial! Bom apetite!

Dicas pela Web
Comentários