Dicas de Mulher Dicas de Moda

Quimono: aprenda a usar sua versão moderna

O traje clássico oriental foi repaginado e ganhou de vez presença no nosso armário

em 14/10/2014

Foto: Blog Thassia Naves

Apesar do quimono ser um traje típico da cultura japonesa, fazendo parte da indumentária e história do país, ele adentrou o mundo da moda ocidental ainda no começo do século XX pelas mãos do estilista Paul Poiret. Foi ele o responsável por fazer uma releitura da peça, adaptando-a a realidade do mundo ocidental. Ele, porém, não foi o único, como conta a consultora de estilo Fernanda Maranho. “Desde então, vários estilistas ocidentais como Saint Laurent, John Galliano, Pierre Cardin, e também japoneses como Issey Miyake, Kenzo, Hanae Mori e Rei Kawakubo, fizeram suas releituras.”

Assim, o que até então era um traje exclusivamente oriental passou a fazer parte do nosso armário, ainda que o quimono que usamos hoje em dia seja apenas uma versão moderninha do original japonês.

Quimono moderno X quimono tradicional

A consultora de moda conta que o quimono, assim como quase tudo que envolve a cultura japonesa, é cheio de poesia e significados. Além disso, na cultural oriental, existem sete tipos de quimonos tradicionais que são usados por mulheres, e eles variam de acordo com idade, estado civil e ocasião.

Já o quimono moderninho é bem diferente. “A única função das peças ocidentais é ornamental, ou seja, pra deixar a gente bonita e na moda (no máximo nos proteger de um ventinho)” garante Fernanda. Esse novo quimono, inclusive, pode aparecer em vários formatos, indo de jaquetas, como o “quimono jacket”, até casacos mais leves e vestidos e macacões que prendem na frente. “O quimono ‘moderno’ pode ser usado como peça substituta ao blazer, jaqueta ou cardigã, e o que deixa o look interessante é justamente a variedade de opções em relação aos tecidos, texturas, estampas e cores”, alerta a consultora.

Como usar o quimono valorizando os diferentes tipos de corpo

Corpo ampulheta e corpo retângulo

O corpo ampulheta, como o próprio nome diz, é aquele que imita o próprio desenho de uma ampulheta, com busto e quadril de mesmas proporções e uma cintura fina. Já o corpo retângulo também possui ombros e quadris de mesmas proporções, mas diferente do ampulheta, a cintura não é bem marcada.

Para esses dois biótipos, Fernanda Maranho aconselha o uso do quimono junto com um cinto, já que o acessório ajuda a dar forma ao corpo e deixa o visual mais harmônico.

Corpo triângulo

Para as mulheres de corpo triângulo, ou seja, aquelas que possuem os ombros e bustos pequenos e um quadril largo, fica ótimo usar o quimono “abusando de estampas, cores, padronagens e brilho. E o legal é combiná-lo com uma peça da parte de baixo mais escura e de corte reto.”, aconselha a especialista.

Corpo triângulo invertido e oval

Já para quem possui o corpo triângulo invertido, com ombros e bustos mais salientes e quadris e pernas mais finas, ou ainda quem possui o corpo oval, com uma silhueta mais cheia em cima e embaixo e de poucas curvas, a grande dica é “usar quimonos mais escuros que a peça usada na parte de baixo do corpo”, finaliza a consultora.

Combinando o quimono

Fernanda indicou ainda três looks com dicas preciosas para adotar o quimono moderninho na produção. Confira!

Quimono com estampa oriental

Ele serve para atualizar o look e você pode optar por combinar uma estampa clássica com peças modernas ou básicas, como fez a blogueira Anabelle Fleur do Viva Luxury.

Foto: Reprodução / Viva Luxury


Quimono com brilho

“Pode ser usado em looks de noite. Fica lindo com estampas mais sóbrias”, ressalta Fernanda. Quem entende muito bem disso é a blogueira Deborah Zandonna, que montou um look de inspiração para o revéillon onde usava o quimono com brilhos como destaque na produção.

Foto: Reprodução / Onça de Tule


Quimono estampado

Quem quer ousar ainda mais no visual, pode optar por compor um look com um mix de estampas! “O segredo é repetir uma das cores no quimono na parte de baixo da roupa”, orienta a consultora. A blogueira Tamy Yasue fez exatamente isso, usando a cor preta do fundo do quimono e das listras da saia para criar uma mistura de estampas harmônica e bela.

Foto: Reprodução / De repente Tamy

Onde comprar quimono?

Se você quer adotar o quimono moderninho para o seu visual, aproveite a galeria abaixo com uma seleção da peça nos mais variados estilos.

Looks das blogueiras

Veja os looks com quimonos usados por blogueiras brasileiras e gringas e inspire-se nessas produções.

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Foto: Reprodução / Le Blog de Betty

Foto: Reprodução / Wish Wish Wish

Foto: Reprodução / Late Afternoon

Foto: Reprodução / Late Afternoon

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Glam 4 You

Foto: Reprodução / Rafinha Gadelha

Foto: Reprodução / Rafinha Gadelha

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Comentários
Dicas relacionadas