Podcasts feitos por mulheres: 10 obras empoderadas para conhecer

Escrito por
Em 13.02.20

Unsplash

Podcast é um programa de áudio similar ao rádio, porém que não conta com horário fixo, ele pode ser ouvido onde e quando você quiser. Nesse contexto, os podcasts feitos por mulheres têm ganhado grande destaque. Criando visibilidade para temas como feminismo, gordofobia, maternidade e até café, as mulheres podcasters arrasam em programas diversos todos os dias.

Continua após o anúncio

10 podcasts feitos por mulheres que entendem tudo do que falam

Que tal se aventurar no universo dos podcasts com podcasts feitos por mulheres? Confira a seguir 10 sugestões de programas para começar a ouvir hoje mesmo!

1. Olhares Podcast

O Olhares Podcast é um projeto assumidamente feminista que procura nos ajudar a observar situações com outros olhos. É hora de mudar os pontos de vista estereotipados das mulheres e suas relações com mundo profissional, a religião, a maternidade, entre outras pautas.

2. Despautada Podcast

O Despautada é sucesso para quem ama cultura pop! Abordando de tudo um pouco, Fernanda Eggers consegue atrair os interessados por livros, filmes de ficção, seriados, RPG, documentários e muito mais.

3. Mamilos

O que começou como um hobby, virou empresa. O Mamilos hoje é o segundo maior podcast do Brasil e conta com mais de 230 episódios lançados. Definido como um “Jornalismo de Peito Aberto”, esse podcast discute temas como economia, política, comportamento, educação, ciência e saúde com convidados em programas semanais.

4. É Nóia Minha?

Camila Fremder

Continua após o anúncio

Literalmente sobre “nóias” pessoais da podcaster Camila Fremder, o É Nóia Minha? trata daquelas viagens mentais que todo mundo tem. Procrastinação, amor e inseguranças são exemplos dos temas discutidos com os convidados.

5. Projeto Piloto

O podcast feito por mulheres Projeto Piloto é um bate papo delícia entre as produtoras de conteúdo Lu Ferreira e Thais Farage. Nele, elas discutem moda, beleza, maternidade, carreira e outras questões do universo feminino.

6. Esquizofrenoias

A saúde mental é a grande pauta do Esquizofrenoias, um podcast comandado por Amanda Ramalho, que faz um trabalho social ao discutir questões não tão confortáveis para todo mundo. O podcast foi indicado ao prêmio APCA como o melhor de 2019.

7. Bom Dia, Obvious

Depois de ouvir o Bom Dia, Obvious, você provavelmente vai querer virar melhor amiga da podcaster Marcela Ceribelli. Com uma linguagem descontraída e muitas reflexões necessárias do dia a dia da mulher, o Bom Dia, Obvious consegue entreter os espectadores com sucesso em episódios com cerca de um hora.

8. Chá com Rapadura

Cinco mulheres se mudaram do Ceará para a Inglaterra e decidiram compartilhar suas aventuras com o mundo. O nome criativo do podcast vem justamente da união da origem com o novo país das meninas: a rapadura cearense e o chá tradicional inglês.

9. Coffea

Portal Coffea

Continua após o anúncio

O Coffea se destaca por dois motivos: é o primeiro podcast do mercado cafeeiro e também o primeiro podcast bilíngue do mundo. Além disso, ele se encaixa na lista de podcasts feitos por mulheres, sendo obra da colunista Kelly Stein. Passe um cafezinho e se jogue!

10. Gordacast

Com o objetivo de quebrar padrões, a jornalista Thamiris Rezende criou o Gordacast. Nele, ela convida pessoas para discutir temas do universo de pessoas gordas, as quais não se sentem representantes dos rótulos impostos pela sociedade. Chegou a hora de se desconstruir!

Nessa lista você conheceu 10 podcasts feitos por mulheres que representam apenas uma pequena parte de todo o conteúdo que existe disponível. A presença feminina no universo da produção de áudio só tem a crescer.

Outros podcasts com participações de mulheres

O papel feminino é forte não apenas nos podcasts feitos por mulheres, mas também em alguns que contam com a presença masculina. Nessas obras, é possível ver pontos de vista mais variados e discussões interessantes. O Café da Manhã da Folha, por exemplo, é apresentado pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores e traz diariamente assuntos do cotidiano, como política e economia.

Produzido pelo portal Papel Pop, o programa Um Milkshake Chamado Wanda é apresentado por dois homens e uma mulher, além de contar com várias convidadas especiais para falar de cultura pop. O Filhos da Grávida de Taubaté também entra na lista com assuntos do dia a dia que estão em destaque na internet e em outros ambientes midiáticos.

Não importa se é para ouvir sozinha, com as amigas, a namorada ou namorado, familiares, tem podcast pra todo mundo! Agora, o que acha de aproveitar para conhecer mais obras produzidas por mulheres? Comece por livros que toda mulher deveria ler!