Entretenimento

Podcasts feitos por mulheres: 10 obras empoderadas para conhecer

Canva

Atualizado em 23.12.22

O podcast é um formato de mídia sonora que tem ganhado destaque nos últimos anos. Podendo ser apresentado como um bate-papo, entrevista, narração de histórias ou monólogo, ele atrai os mais diversos públicos por possibilitar uma gama de abordagens e assuntos de interesse, além da fácil disponibilização e acesso, por meio das plataformas de streaming.

A produção de programas feitos por mulheres e que abordam questões do universo feminino não poderia ficar de fora. Criando visibilidade para temas como feminismo, gordofobia e maternidade, as mulheres podcasters vêm se consolidando no meio e reforçando discussões sobre empoderamento feminino.

10 podcasts feitos por mulheres que entendem tudo do que falam

Que tal se aventurar no universo dos podcasts com programas feitos por mulheres? Confira a seguir 10 sugestões de canais para começar a ouvir hoje mesmo!

1. Calcinha Larga

O Calcinha Larga é apresentado por Camila Fremder, Helen Ramos e Tati Bernardi, abordando questões da vida da mulher moderna. Com a participação de algumas convidadas, o programa busca desconstruir o estereótipo de mulher perfeita. Os episódios são em formato de bate-papo entre as três amigas com duração de cerca de 1 hora e 30 minutos.

Publicidade

2. Afetos Podcast

Disponíveis todas as sextas de manhã, os episódios de Afetos exploram assuntos que permeiam a vida das comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira, desde sentimentos, carreira, idealizações e autoestima. Com temas diversos e alguns convidados especiais, como a Deia, do podcast Não Inviabilize, os episódios expõem reflexões importantes e sensíveis compartilhadas em várias fases da vida.

3. Mamilos

O que começou como um hobby, virou empresa. O Mamilos hoje é o segundo maior podcast do Brasil e conta com mais de 230 episódios lançados. Definido como um “Jornalismo de Peito Aberto”, esse podcast discute temas como economia, política, comportamento, educação, ciência e saúde com convidados em programas semanais.

4. É Nóia Minha?

Literalmente sobre “nóias” pessoais da podcaster Camila Fremder, o É Nóia Minha? trata daquelas viagens mentais que todo mundo tem. Procrastinação, amor e inseguranças são exemplos dos temas discutidos com os convidados.

Publicidade

5. Projeto Piloto

O podcast feito por mulheres Projeto Piloto é um bate papo delícia entre as produtoras de conteúdo Lu Ferreira e Thais Farage. Nele, elas discutem moda, beleza, maternidade, carreira e outras questões do universo feminino.

6. Esquizofrenoias

A saúde mental é a grande pauta do Esquizofrenoias, um podcast comandado por Amanda Ramalho, que faz um trabalho social ao discutir questões não tão confortáveis para todo mundo. O podcast foi indicado ao prêmio APCA como o melhor de 2019.

7. Bom Dia, Obvious

Depois de ouvir o Bom Dia, Obvious, você provavelmente vai querer virar melhor amiga da podcaster Marcela Ceribelli. Com uma linguagem descontraída e muitas reflexões necessárias do dia a dia da mulher, o Bom Dia, Obvious consegue entreter os espectadores com sucesso em episódios com cerca de um hora.

8. Olhares Podcast

O Olhares Podcast é um projeto assumidamente feminista que procura nos ajudar a observar situações com outros olhos. É hora de mudar os pontos de vista estereotipados das mulheres e suas relações com mundo profissional, a religião, a maternidade, entre outras pautas.

Publicidade

9. Despautada Podcast

O Despautada é sucesso para quem ama cultura pop! Abordando de tudo um pouco, Fernanda Eggers consegue atrair os interessados por livros, filmes de ficção, seriados, RPG, documentários e muito mais.

10. Gordacast

Com o objetivo de quebrar padrões, a jornalista Thamiris Rezende criou o Gordacast. Nele, ela convida pessoas para discutir temas do universo de pessoas gordas, as quais não se sentem representantes dos rótulos impostos pela sociedade. Chegou a hora de se desconstruir!

Nessa lista você conheceu 10 podcasts feitos por mulheres que representam apenas uma pequena parte de todo o conteúdo que existe disponível. A presença feminina no universo da produção de áudio só tem a crescer. Não importa se é para ouvir sozinha, com as amigas, a namorada ou namorado, familiares, tem podcast pra todo mundo! Agora, o que acha de aproveitar para conhecer mais obras produzidas por mulheres? Comece por livros que toda mulher deveria ler!

Ama escrever e aprender coisas novas a todo momento. Não vive seu seriados, viagens e boas companhias. Comunicar é sua maior alegria.