Podcasts feitos por mulheres: 10 obras empoderadas para conhecer

Escrito por
Em 15.02.20

Unsplash

Por                                
Em 15.02.20

Podcast é um programa de áudio similar ao rádio, porém que não conta com horário fixo, ele pode ser ouvido onde e quando você quiser. Nesse contexto, os podcasts feitos por mulheres têm ganhado grande destaque. Criando visibilidade para temas como feminismo, gordofobia, maternidade e até café, as mulheres podcasters arrasam em programas diversos todos os dias.

Publicidade

10 podcasts feitos por mulheres que entendem tudo do que falam

Que tal se aventurar no universo dos podcasts com podcasts feitos por mulheres? Confira a seguir 10 sugestões de programas para começar a ouvir hoje mesmo!

1. Olhares Podcast

O Olhares Podcast é um projeto assumidamente feminista que procura nos ajudar a observar situações com outros olhos. É hora de mudar os pontos de vista estereotipados das mulheres e suas relações com mundo profissional, a religião, a maternidade, entre outras pautas.

2. Despautada Podcast

O Despautada é sucesso para quem ama cultura pop! Abordando de tudo um pouco, Fernanda Eggers consegue atrair os interessados por livros, filmes de ficção, seriados, RPG, documentários e muito mais.

3. Mamilos

O que começou como um hobby, virou empresa. O Mamilos hoje é o segundo maior podcast do Brasil e conta com mais de 230 episódios lançados. Definido como um “Jornalismo de Peito Aberto”, esse podcast discute temas como economia, política, comportamento, educação, ciência e saúde com convidados em programas semanais.

4. É Nóia Minha?

Camila Fremder

Publicidade

Literalmente sobre “nóias” pessoais da podcaster Camila Fremder, o É Nóia Minha? trata daquelas viagens mentais que todo mundo tem. Procrastinação, amor e inseguranças são exemplos dos temas discutidos com os convidados.

5. Projeto Piloto

O podcast feito por mulheres Projeto Piloto é um bate papo delícia entre as produtoras de conteúdo Lu Ferreira e Thais Farage. Nele, elas discutem moda, beleza, maternidade, carreira e outras questões do universo feminino.

6. Esquizofrenoias

A saúde mental é a grande pauta do Esquizofrenoias, um podcast comandado por Amanda Ramalho, que faz um trabalho social ao discutir questões não tão confortáveis para todo mundo. O podcast foi indicado ao prêmio APCA como o melhor de 2019.

7. Bom Dia, Obvious

Depois de ouvir o Bom Dia, Obvious, você provavelmente vai querer virar melhor amiga da podcaster Marcela Ceribelli. Com uma linguagem descontraída e muitas reflexões necessárias do dia a dia da mulher, o Bom Dia, Obvious consegue entreter os espectadores com sucesso em episódios com cerca de um hora.

8. Chá com Rapadura

Cinco mulheres se mudaram do Ceará para a Inglaterra e decidiram compartilhar suas aventuras com o mundo. O nome criativo do podcast vem justamente da união da origem com o novo país das meninas: a rapadura cearense e o chá tradicional inglês.

9. Coffea

Portal Coffea

Publicidade

O Coffea se destaca por dois motivos: é o primeiro podcast do mercado cafeeiro e também o primeiro podcast bilíngue do mundo. Além disso, ele se encaixa na lista de podcasts feitos por mulheres, sendo obra da colunista Kelly Stein. Passe um cafezinho e se jogue!

10. Gordacast

Com o objetivo de quebrar padrões, a jornalista Thamiris Rezende criou o Gordacast. Nele, ela convida pessoas para discutir temas do universo de pessoas gordas, as quais não se sentem representantes dos rótulos impostos pela sociedade. Chegou a hora de se desconstruir!

Nessa lista você conheceu 10 podcasts feitos por mulheres que representam apenas uma pequena parte de todo o conteúdo que existe disponível. A presença feminina no universo da produção de áudio só tem a crescer.

Outros podcasts com participações de mulheres

O papel feminino é forte não apenas nos podcasts feitos por mulheres, mas também em alguns que contam com a presença masculina. Nessas obras, é possível ver pontos de vista mais variados e discussões interessantes. O Café da Manhã da Folha, por exemplo, é apresentado pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores e traz diariamente assuntos do cotidiano, como política e economia.

Produzido pelo portal Papel Pop, o programa Um Milkshake Chamado Wanda é apresentado por dois homens e uma mulher, além de contar com várias convidadas especiais para falar de cultura pop. O Filhos da Grávida de Taubaté também entra na lista com assuntos do dia a dia que estão em destaque na internet e em outros ambientes midiáticos.

Não importa se é para ouvir sozinha, com as amigas, a namorada ou namorado, familiares, tem podcast pra todo mundo! Agora, o que acha de aproveitar para conhecer mais obras produzidas por mulheres? Comece por livros que toda mulher deveria ler!