Confira fotos de piercing no smile e tire todas suas dúvidas

Colocado no freio superior da boca, o piercing no smiley deixa o sorriso interessante e ousado

Escrito por Karina Azevedo
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O piercing no smiley ganhou esse nome por uma razão simples: ele aparece quando a pessoa sorri. Também conhecido como piercing no freio ou scrumper, este é o piercing colocado na parte interna da boca, na pele fina entre o lábio superior e a gengiva.

Por ser colocado em uma área bastante delicada, é natural que esse piercing gere muitas dúvidas em quem pensa em colocá-lo – especialmente quanto a questões de saúde e segurança da colocação e cicatrização.

“A mucosa bucal tem um flora bacteriana muito importante, que em condições normais não causa danos, mas que quando muito proliferadas podem causar. A técnica tem que ser realizada de maneira bem séptica e adequada; uma infecção neste local geraria sérios problemas. É um local mais delicado do que colocar um piercing na pele normal, por exemplo”, explica a dra. Michele Haikal, médica dermatologista de São Paulo.

Embora não seja o mais comum dos piercings e esteja localizado em uma área sensível do corpo, este piercing pode ser escondido de maneira muito simples, uma grande vantagem para quem, por alguma razão, precisa ou deseja esconder esse tipo de body art – trabalho, entrevistas de emprego, situações formais, etc.

Apesar disso, em situações normais do dia a dia o piercing é visível e um grande atrativo para quem quer apostar em um modelo mais ousado e diferente.

Leia também: Fontes para tatuagem: 100 opções para você escolher

Fotos para você se inspirar

Confira na nossa galeria fotos de pessoas de diferentes estilos e personalidades com piercing no smile e inspire-se para fazer o seu!

Foto: Reprodução / <a href="http://www.bodyfrenzy.com/blog/smiley-piercing-story/" target="_blank">Body Frenzy</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAZ2EPgLCpt/" target="_blank">@javipazms</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAcouAgR0Gr/" target="_blank">@albjeh</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAu9KcvNkrz/" target="_blank">@cheynicolemeow__</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/-1b6Q2uon6/" target="_blank">@meduase_</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BA73n7YIW0k/" target="_blank">@lizzy_bolsoni</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAsXKULQvvH/" target="_blank">@mariasendeski</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAmuIUINpEB/" target="_blank">@charlineclb</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAiS12bBreJ/" target="_blank">@betta_dea</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://br.pinterest.com/pin/513551163734325018/" target="_blank">@aishademetra</a>

Foto: Reprodução / Google Images

Foto: Reprodução / <a href="https://br.pinterest.com/pin/408490628679659370/" target="_blank">Pinterest</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BA62Tg7uSAX/" target="_blank">@kpsullivan</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BApAN3dDDbx/" target="_blank">@noatrillo</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAUPfEqsrj7/" target="_blank">@creativebodypiercing</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BA11sjyBzz3/" target="_blank">@pusheena_</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BALcxOjjkNv/" target="_blank">@xbluegirlx</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAHn2B5OHNc/" target="_blank">@samanthaabbott16</a>

Cuidados antes, durante e depois da colocação do piercing

Todo piercing precisa de cuidados e com o smile não é diferente. Por ser em uma parte sensível do corpo, é importante atentar-se a cada detalhe do processo.

Antes

É fundamental esclarecer, com antecedência, todas as suas dúvidas com relação ao processo, à cicatrização e aos cuidados que serão necessários depois da perfuração. A escolha da joia também é crucial: antes de comprar, observe o material e sempre dê preferência a produtos de boa qualidade e menos passíveis de causar alergias.

“Antes de colocar, o paciente deve ir ao dentista fazer uma limpeza e, no dia da colocação, não deixar de realizar seus cuidados diários de higiene dentária com ainda maior zelo, fazer duas escovações e também usar o fio dental”, recomenda a dra. Michele.

Além disso, a área também precisa ser avaliada para certificar-se de que a perfuração é possível. “Deve se observar se há tecido suficiente que suporte a colocação da joia, ou pode haver um grande risco de rejeição”, aponta Bianca Gattoni, piercer do Soul Tattoo Art e Café, em São Paulo.

Essa “preparação” é simples, mas muito importante para que a sua decisão seja feita com consciência e segurança, evitando possíveis problemas futuros.

Durante

Embora existam pessoas que resolvam fazer a perfuração e colocar o piercing sozinhas, o mais indicado é sempre buscar o trabalho de um profissional. Na hora de escolher o piercer, verifique se ele possui os equipamentos adequados. Aqui, confiança é a palavra-chave.

O profissional também vai conseguir fazer o melhor posicionamento do piercing. “Outro cuidado nessa aplicação é o posicionamento da joia, onde se houver atrito constante da peça com os dentes ou a gengiva pode ocorrer um desgaste do esmalte e até uma retração gengival que é irreversível”, assinala Bianca.

Depois

Após a perfuração os cuidados devem ser maiores no período de cicatrização. A dica da dra. Michele é “usar bastante gelo local que é um excelente anti-inflamatório natural”. A recomendação de Bianca é evitar, durante todo o período de cicatrização, qualquer contato com saliva, sangue e outros fluídos corporais de outras pessoas.

A higienização deve ser um cuidado constante, tanto no período de cicatrização quanto quando a joia já estiver completamente cicatrizada. A piercer recomenda higienização com escova de dentes e antisséptico bucal, para evitar o acúmulo de placa.

6 dúvidas comuns resolvidas

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

1. A colocação é muito dolorida?

A dor na hora da perfuração é relativa e vai depender muito de cada pessoa. De um modo geral, é comum encontrar relatos de que a colocação do piercing no smiley é menos dolorida do que a de outros piercings. Segundo a piercer Bianca a “aplicação do piercing é extremamente rápida e por isso bem suportável”.

2. Quanto tempo demora para cicatrizar?

O tempo médio de cicatrização completa nessa região é de dois a três meses.

3. O piercing atrapalha na hora de comer?

“Nos primeiros dias pode haver incômodo na hora de comer, por isso é preferível escolher alimentos mais líquidos ou pastosos”, recomenda Bianca. Com o tempo, porém, esse incômodo desaparece e não é necessário preocupar-se com a alimentação.

4. Ele pode ser incômodo no beijo ou no sexo oral? Quais cuidados devo ter em relação a isso?

“A princípio deve-se evitar contato com fluídos corpóreos de outras pessoas e deve haver certa sensibilidade no local nos primeiros dias da colocação. Após cicatrizado não deve apresentar nenhum incômodo. De qualquer maneira, recomenda-se evitar atritos com a perfuração”, explica Bianca.

5. Quanto custa em média para colocar o piercing no smiley?

Tudo vai depender do profissional que fará a perfuração e da joia escolhida, os preços podem variar bastante. No Soul Tattoo, por exemplo, a aplicação sai por R$ 80,00 mais o valor da joia.

6. Quem tem aparelho pode colocar?

“Nenhuma perfuração oral é indicada para quem usa aparelho ortodôntico, pois pode influenciar negativamente em todo o tratamento”, conta Bianca. Portanto, o ideal é esperar até o fim do tratamento para colocar o piercing.

Ainda assim, se você usa aparelho e pensa em fazer um piercing no smiley, não deixe de conversar com o seu dentista antes de tomar qualquer decisão – as recomendações dele serão fundamentais.

Além do aparelho, outros casos específicos devem ser considerados. “Pessoas com preenchimento labial não devem realizar a colocação deste piercing”, lembra a dra. Michele. Por isso, se tiver qualquer dúvida, esclareça sua situação com seu médico ou dentista antes de ir para o estúdio.

Escolha seu piercing

A escolha da joia é uma parte bastante importante na colocação de qualquer piercing. No smiley, os modelos mais comuns são o ferradura e a argola. Quanto ao material, é preciso ter cuidado redobrado.

“Os materiais mais indicados para uso em perfurações são metais biocompatíveis como o titânio, aço cirúrgico grau de implante e ouro 18k sem liga de níquel. Outros materiais não adequados podem causar problemas na cicatrização, alergias, irritação e até infecções”, indica Bianca.

Confira na galeria algumas opções de joias para o piercing no smiley.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.bodyfrenzy.com/blog/smiley-piercing-story/" target="_blank">Body Frenzy</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.anagabiblog.com/#!Meu-Smiley-Piercing/c1kw6/54e560aa0cf2d691d20728f1" target="_blank">Ana Gabi Blog</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAZ2EPgLCpt/" target="_blank">@javipazms</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAcouAgR0Gr/" target="_blank">@albjeh</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BA0MuiJzgMN/" target="_blank">@vfierberg</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAu9KcvNkrz/" target="_blank">@cheynicolemeow__</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/-1b6Q2uon6/" target="_blank">@meduase_</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BA73n7YIW0k/" target="_blank">@lizzy_bolsoni</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAsXKULQvvH/" target="_blank">@mariasendeski</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAmuIUINpEB/" target="_blank">@charlineclb</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAiS12bBreJ/" target="_blank">@betta_dea</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://br.pinterest.com/pin/513551163734325018/" target="_blank">@aishademetra</a>

Foto: Reprodução / Google Images

Foto: Reprodução / <a href="https://br.pinterest.com/pin/408490628679659370/" target="_blank">Pinterest</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BA62Tg7uSAX/" target="_blank">@kpsullivan</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BApAN3dDDbx/" target="_blank">@noatrillo</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAUPfEqsrj7/" target="_blank">@creativebodypiercing</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BA11sjyBzz3/" target="_blank">@pusheena_</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BALcxOjjkNv/" target="_blank">@xbluegirlx</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BAHn2B5OHNc/" target="_blank">@samanthaabbott16</a>

Piercing spike de aço por R$15,00 na <a href="https://www.pratafina.com.br/prod/piercing-aco-nariz-spike-p-septo-15189/" target="blank_">Prata Fina</a>

Piercing ferradura de aço por R$15,00 na <a href="https://www.pratafina.com.br/prod/piercing-aco-nariz-bolinha-p-septo-m-15192" target="blank_">Prata Fina</a>

Piercing ferradura de aço cirúrgico anodizado a partir de R$10,90 na <a href="http://www.gaiabodyart.com.br/Ferradura-Esferas-Aco-Cirurgico-e-Aco-Cirurgico-Anodizado" target="blank_">Gaia Body Art</a>

Piercing spikes de aço cirúrgico anodizado a partir de R$13,90 na <a href="http://www.gaiabodyart.com.br/Ferradura-Spikes-Aco-Cirurgico-Aco-Cirurgico-Anodizado" target="blank_">Gaia Body Art</a>

Piercing de ouro amarelo por R$287,00 na <a href="http://www.rosanajoias.com.br/piercing-ouro-amarelo-sobrancelha-ii/p" target="blank_">Rosana Joias</a>

Piercing argola de aço inoxidável por R$9,90 na <a href="http://www.iziacessorios.com.br/loja/acessorios/piercing-argola-captive-izi/" target="blank_">Izi Acessórios</a>

Piercing argola de aço cirúrgico a partir de R$11,90 na <a href="http://www.tribalpiercings.com.br/Produto-1-Argola-Captive-Argola-Captive-Anodizado-Tamanhos-Pequenos-versao-1319-9762.aspx" target="blank_">Tribal Piercings</a>

Piercing ferradura de aço com strass por R$15,90 na <a href="http://www.tribalpiercings.com.br/Produto-1-Ferradura-Ferradura-Aco-Anodizado-com-Strass-versao-1325-9852.aspx" target="blank_">Tribal Piercings</a>

Piercing ferradura de aço com cristal por R$10,50 na <a href="http://www.casualpiercing.com.br/piercing/circular/ferradura-pedra-brilhante/" target="blank_">Casual Piercing</a>

Piercing ferradura folheado a ouro por R$16,10 na <a href="http://www.casualpiercing.com.br/folheado-a-ouro/piercing-ferradura/" target="blank_">Casual Piercing</a>

Blogueiras falam dos seus piercings

Para quem ainda não se decidiu, nada melhor do que saber um pouco da experiência de quem já colocou piercing no smiley. Afinal, uma opinião pessoal pode ser valiosa e decisiva. Converse com pessoas que já colocaram e procure por experiências compartilhadas para se inspirar e esclarecer dúvidas! A seguir, você encontra alguns vídeos de blogueiras com piercing no smiley, confira.

Khalita

Neste vídeo, Khalita divide toda a experiência de como foi o processo de colocação do seu piercing no smiley em todos os detalhes – quanto pagou, onde colocou, se doeu – e também fala dos cuidados necessários depois que o piercing é colocado.

Yasmin Gouveia

Yasmin conta como resolveu colocar o piercing, que ela mesma colocou e conta como foi o processo – mas, reforça a dica de que o ideal é procurar um profissional. Ela também fala de como foi a cicatrização, trata de cuidados necessários e explica como esconder o piercing, se for preciso.

Larissa Siqueto

A Larissa, do blog Espelho Mania, responde algumas das principais dúvidas sobre o piercing no smiley. Entre os assuntos estão a higienização, a dor e como ela decidiu colocar. Além disso, Larissa usa aparelho e comenta sobre o tratamento com o piercing.

Gisele Leni

Em um vídeo rápido Gisele Leni, do canal Estilosa Sem Estilo, fala sobre preço, higienização e como foi colocar seu piercing no smiley. A vlogger, que tem também piercing em outros locais, conta que este foi o que menos doeu na hora de colocar.

Ana Gabi

A Ana conta tudo sobre seu piercing no smiley: o vídeo inclui até algumas imagens do momento da perfuração. A blogueira conta sobre a cicatrização, a colocação e como decidiu fazer. Uma boa dica da blogueira é de levar imagens de referência na hora de furar, o que pode ajudar na escolha da joia e no trabalho do profissional.

Lembre-se de esclarecer todas as dúvidas antes de tomar a decisão final! Assista vídeos, busque informações e converse com o profissional que vai fazer o piercing para fazer a escolha consciente e com segurança.

Assuntos: Pele

Para você