Moda e Beleza

Piercing no mamilo: dói, mas não tanto assim

Dicas de Mulher

Com revisão da ginecologista e obstetra Dra. Karen Rocha de Pauw

Atualizado em 24.01.24

Ei, você viu o que aconteceu no BBB? O assunto surgiu em um grupo de WhatsApp e minha amiga soltou a fofoca: “o piercing no mamilo de Yasmin Brunet incomodou alguns participantes homens”. Fala sério! Machismo dá preguiça. Então, a conversa desandou, além da modelo, outras celebridades possuem essa perfuração, entre elas, Rihanna, Kendall Jenner, Paris Jackson e Viih Tube.

Fiquei curiosa: será que dói? Como cuidar? A cicatrização demora? Duas amigas já fizeram piercing no mamilo e – acreditem – relatam experiências totalmente opostas! Ao pesquisar sobre o assunto, percebi que muitas mulheres possuem dúvidas parecidas com as minhas.

Não dá para realizar uma perfuração em uma área tão sensível do corpo às cegas. Por isso, conversei com duas profissionais – a ginecologista Karen Rocha e a body piercer Manu Maia – que nos ajudarão a entender o procedimento. Acompanhe!

Conheça a especialista

Dra. Karen Rocha de Pauw é médica ginecologista e obstetra, com especialização em reprodução humana e ênfase em endocrinologia da menopausa. Ela dedica sua carreira à prática da medicina empática e à disseminação de informações sobre saúde.

Body piercer esclarece dúvidas sobre piercing no mamilo

Mamilos! De todos os tipos: protuosos, planos, pequenos, invertidos… eles são importantes para a amamentação dos bebês, porém não só. Sensíveis e inervados, quando estimulados, provocam prazer sexual. Com um piercing, chamam a atenção: há quem ache sexy; e há os fiscais da vulgaridade alheia. De fato, se o corpo é meu, a decisão é minha – justamente por isso, precisamos entender o assunto.

Como toda perfuração, o piercing no mamilo é um procedimento invasivo, que exige cuidados, cicatrização e responsabilidade. Não dá para ir ali na esquina e confiar em um estúdio merreca que você nunca ouviu falar. Acompanhe um bate-papo com Manu Maia, perfuradora corporal desde 2015, pós-graduada em biossegurança hospitalar e especialista em fisiologia e anatomia.

Publicidade

Dicas de Mulher – Como o piercing no mamilo é colocado?

Manu Maia – O procedimento mais seguro é realizado com joia em titânio esterilizada, agulha americana, luva estéril e, preferencialmente, sem pinça. O tamanho da joia varia conforme o tamanho do mamilo.

Qual é o material mais indicado para a joia?

A joia em titânio é a mais utilizada e segura, pois não contém níquel e metais pesados em sua composição. Não recomendo bijuteria, joalheria folheada, banhada e em aço. Há grandes chances desses acessórios possuírem níquel.

Quanto tempo demora a cicatrização?

O período completo de cicatrização de um piercing feito com joia em titânio, calibre de 1.6 mm, seguindo todos os cuidados recomendados, é de aproximadamente 1 ano. Claro, o tempo varia de pessoa para pessoa.

Publicidade

Como fica o mamilo após o piercing?

No início da cicatrização, o mamilo ficará inchado e mais vermelho. Com o passar dos dias, ele vai retornando à cor e ao tamanho normal. Vale dizer que a perfuração modifica a anatomia do mamilo que, geralmente, fica mais protuberante.

Há o risco do piercing expelir com o tempo?

Com o passar dos anos, todos os piercings podem migrar alguns milímetros. Isso é normal. No entanto, joias erradas e perfurações superficiais aumentam os riscos de prejudicar a perfuração a ponto de expelir. O atrito físico, como enroscar, bater ou machucar, também provoca a expelição. Por isso, recomendo que, após a cicatrização completa, a pessoa faça um downsize ( reduzir a haste) para evitar acidentes. Também indico o uso de joias mais calibrosas para dar sustentação ao tecido.

O piercing tira a sensibilidade do mamilo?

Se a perfuração for realizada de forma inadequada, sim, a pessoa corre o risco de perder a sensibilidade do mamilo. Por isso, sempre procure profissionais experientes nesse tipo de piercing.

Há muitas mulheres que relatam aumento de sensibilidade após colocar o piercing no mamilo, porém isso é relativo. E eu sei que você quer saber (este também é o meu maior medo): colocar piercing no mamilo dói? A resposta é claro que sim! A região é sensível e o procedimento é invasivo.

Calma aí, pois nem tudo está perdido. Para nossa alegria, Manu disse que, com um profissional competente e os materiais adequados, a experiência não será a pior do mundo. “Uma perfuração rápida com agulha americana reduz a dor”, geralmente potencializada pelo uso de pinças e agulhas tipo cateter. Estamos no nível do suportável – be brave and strong!

Publicidade

Cuidados após fazer piercing no mamilo

Uma das minhas amigas que fez piercing no mamilo não gostou da experiência: “não recomendo nem para a minha pior inimiga”. A dor foi intensa demais. Ela sofria para vestir uma blusa, enroscava na toalha de banho e não conseguia dormir direito.

Após três meses mais ou menos, o processo de cicatrização mostrava melhoras, então, minha amiga pensou: “é hoje que esse piercing vai me recompensar por toda a dor sofrida”. A ideia era conferir se a sensibilidade realmente aumentava durante a relação sexual. Acontece que o cabelo da namorada dela enroscou na joia e os gritos que vieram, pode apostar, não foi de tesão. “O mamilo rasgou! Tirei aquele treco e nunca mais volto a usar”.

A parte da história que minha amiga não contou com muito entusiasmo é que ela, em um belo dia, acordou e decidiu fazer um piercing no mamilo. “Era um estúdio de procedência meio duvidosa”. Não recebeu orientações sobre cuidados e, durante a perfuração, sentiu que algo não estava legal. Não faça isso com você!

Antes de fazer o piercing, converse bastante com o profissional e esclareça todas suas dúvidas. Não existe pergunta boba, boba é quem não pergunta. Um body piercer responsável sempre estará disponível para você, mesmo após o procedimento. Abaixo, Manu orientou sobre os cuidados essenciais que a perfuração exige:

  • Após o procedimento: os cuidados são os mais simples e básicos. Faça limpeza com soro fisiológico, sabonete e água corrente. Nunca use medicamentos e sprays antissépticos.
  • Roupas: evite usar sutiã e roupas com rendas para não enroscar. Também evite roupas muito apertadas.
  • No dia a dia: durante a cicatrização, evite praia, piscina e não deixe o piercing exposto ao sol. A perfuração também não pode entrar em contato com os fluidos corporais de outras pessoas.
  • Na hora de dormir: evite dormir de barriga para baixo, assim, o mamilo não ficará em contato direto com a cama. O ideal é dormir de barriga para cima, pelo menos, no período de cicatrização.

Talvez, se minha amiga tivesse seguido os cuidados recomendados, ela teria uma história totalmente diferente, ou não. A experiência é individual. Se não curtir, é só tirar. Porém, em hipótese alguma, não faça como ela, não tire ou troque a joia sozinha em casa, pois “há o risco de machucar a perfuração. Sempre procure um profissional” – alerta Manu.

Recomendações médicas sobre piercing no mamilo

Minha outra amiga que fez piercing no mamilo passou longe do estúdio de esquina, e conta uma história bem diferente: “a minha experiência foi boa. Nos primeiros dias, os mamilos doeram muito. Coloquei nos dois. Depois, foi melhorando. Quer ver?” Sim, eu quiz.

É sexy, delicado, ousado. Ela usa joia barbell (estilo barra reta) prata, com 1.6 mm, em ambos os mamilos. Se ela não fosse minha amiga… fiquei tímida. “Eu me sinto gostosa, aumentou a sensibilidade, é interativo durante o sexo”. Já aconteceu do piercing inflamar, quase infeccionou: “minha ginecologista receitou uma pomada antibiótica, cuidei certinho e, agora, está tudo bem”.

O piercing é um corpo estranho no mamilo – não é natural. A perfuração interfere em uma região muito sensível da mulher, aumentando os riscos de infecções. Se você se preocupa com o assunto, está certíssima! Qual a opinião médica sobre o procedimento? Acompanhe uma conversa com a Dra. Karen Rocha:

Dicas de Mulher – Em sua opinião médica, é seguro fazer piercing no mamilo?

Dra. Karen Rocha – Se o piercing for feito em condições de higiene adequadas, sim. A recomendação é cuidar bem, tanto durante a perfuração quanto depois. Também é importante utilizar joia de titânio para evitar alergias e complicações.

O que fazer se o piercing inflamar?

Inflamação sempre ocorrerá, pois você machucou a pele, que tentará se refazer, passando pelo processo de cicatrização. O que realmente preocupa é a infecção – a presença de bactérias e vírus. Observe os sinais: calor, vermelhidão, secreção, cheiro desagradável e febre. Em alguns casos, acontece do piercing ser expulso. Ao perceber os sintomas, procure ajuda médica.

Gestantes ou lactantes podem fazer piercing no mamilo?

Não recomendo. Fazer um piercing durante a gestação e aleitamento fechará os ductos, obstruindo o canal de leite e aumentando os riscos de mastite (inflamação do tecido da mama). Há pacientes que fizerem piercing antes da gestação e, mesmo após a cicatrização, não conseguem realizar a retirada do leite. Isso acontece porque os ductos mamários entupiram, então, as glândulas produzem leite, mas não há saída. Informe seu médico.

Quais as recomendações para gestantes que já possuem piercing no mamilo?

Recomendo retirar a joia durante a amamentação para não machucar a boca do bebê. A higienização é muito importante antes e após a amamentação. Como é um ducto, às vezes, fica restos de leite no local. Lave com água, seque bem e, se não estiver atrapalhando o aleitamento, coloque a joia novamente. No entanto, toda vez que for amamentar, é preciso retirá-la.

Quem tem piercing no mamilo pode fazer mamografia?

Pode, mas a gente pede para tirar a joia na hora de fazer a mamografia, pois o metal interfere na passagem da radiação. Então, o piercing atrapalha o resultado. No caso da ressonância, dependendo do tipo do material, a gente pede para tirar a joia.

Tira o sutiã e coloque um piercing! Como diz a Dra. Karen: “é tudo de bom fazer, mas sempre com uma joia de boa qualidade, boas técnicas, higiene correta e cuidados”. Faça se quiser, por você e não pelos outros. O mais importante de tudo: não vá ao estúdio ali da esquina – às vezes, o barato sai caro. Não vale pagar o preço.

Sensibilidade, mamilos e conclusões

Depois de conversar com as especialistas e com pessoas que fizeram piercing, não estou mais com medo. Sei que vai doer, porém, com responsabilidade, o procedimento é seguro. A dica da minha amiga orgulhosa de seus mamilos com joias: “entrou na chuva é para se molhar. Se for perfurar, perfure os dois mamilos de uma vez”. Foca no resultado e vai na coragem.

Se possível, converse com alguém. Você perceberá que as experiências são muito diferentes. Comentei com várias pessoas que estava escrevendo sobre piercing no mamilo e escutei: “durante a TPM, o nível de dor é muito maior. Todo mês é um sofrimento”. Outra pessoa disse: “se você tiver muita sensibilidade nos seios, não faça. O prazer se transforma em dor, incomoda. O sutiã rela e, meu deus, sai de perto!”.

Confesso que ainda não me decidi. Vou com calma. Não sou a fã número 1 de sentir dor. No máximo, aguentei a dor do piercing no septo, chorei e reclamei durante uma semana. A dor passou, não me arrependi e faria novamente. E você, pronta para perfurar o mamilo? Escreva sua opinião no box abaixo e vamos trocar figurinhas.

Toda vez que você me lê, a gente se torna um pouquinho amigas. Acredito na escrita como ponto de encontro, fofoca, compartilhamentos e trocas. Sou mestre em literatura. Poeta. Revisora. Redadora. Que o nosso tempo juntas seja divertido.