Piercing na língua: descubra os cuidados necessários e veja lindas inspirações

Escrito por
Em 22.08.19

iStock

O piercing na língua parece ser um acessório ousado, daqueles doloridos de se colocar e que podem trazer riscos à saúde. Porém, não é bem assim. Existe uma série de cuidados que podem ser tomados para evitar problemas e tornar o sonho do piercing uma realidade bonita e tranquila.

Continua após o anúncio

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Entrevistamos uma body piercer especialista no assunto, que tirou todas as dúvidas a respeito do piercing na língua. Veja só!

Índice do conteúdo:

Dúvidas e cuidados com piercing na língua

Entrevistamos uma body piercer para falar um pouco mais sobre esse assunto. Confira as respostas para acabar com suas dúvidas sobre piercing na língua!

    Piercing na língua dói para furar? Em relação a dor, cada pessoa tem uma sensibilidade e tolerância diferente, mas se for feito de forma correta, com procedimento seguro e joia de qualidade, é bem tranquilo.

    Leia também: Piercing microdermal: tudo que você precisa saber antes de colocá-lo

    O que um piercing na língua pode causar? Mesmo com os cuidados corretos, ele pode gerar alguns problemas, como o acúmulo de placas bacterianas e retração gengival. É bom lembrar que as pessoas que possuem essa perfuração não podem ser doadoras de sangue.

    Como fazer a limpeza do piercing na língua? A higiene é extremamente importante. A principal indicação é uma escovação diária dos dentes por, no mínimo, 3 vezes ao dia, além da utilização do fio dental e de um antisséptico bucal sem álcool.

    Quanto tempo demora a cicatrização do piercing na língua? A cicatrização vai depender do procedimento e do material da joia escolhida. O ideal é perfurar com uma joia de titânio, com grau de implante de, no mínimo, 1,6 milímetros de espessura. Quanto ao tamanho da joia, é importante que, para que seja feita uma boa cicatrização, haja uma barra reta de tamanho adequado e, depois do período inicial de cicatrização, que será de 4 semanas, fazer o downsize (redimensionamento por uma barra menor) por um tempo médio de 2 a 3 meses.

    Quais os cuidados necessários com a alimentação? Nos primeiros dias, é indicado ingerir alimentos pastosos para evitar a mastigação e beber muito líquido, de preferência gelado, para ajudar na diminuição do inchaço. O ideal é evitar alimentos com muita gordura, derivados de carne de porco, crustáceos, frutos do mar e queijos quentes. Também é importante a ingestão de, ao menos, 2 litros de água gelada por dia.

    Continua após o anúncio

    Como é o processo de cicatrização? Assim que a perfuração é feita, já se nota um inchaço e dificuldade de falar que pode durar por até 1 semana e deve ser controlado com a ingestão de líquidos gelados.

    Leia também: Piercing no smile: 40 inspirações e dicas para valorizar o seu sorriso

    Como evitar que o piercing na língua inflame? O ideal é tentar falar o mínimo que puder, para não aumentar o inchaço. Se a higiene e a alimentação estiverem adequadas, a sua saúde também estará e o desconforto passará em, no máximo, 15 dias. Perfurações de língua não costumam doer no pós-furo e nem sangrar, a não ser que nenhum cuidado seja tomado e você venha a se machucar.

    Realize o procedimento em um lugar de confiança, com um bom profissional e com uma joia biocompatível estéril e todos os materiais descartáveis. Se tudo isso for feito e você estiver cuidando de forma adequada, não inflamará. Quando se faz esse tipo de procedimento, é muito importante que você entenda que acabou de inserir um corpo estranho no seu organismo. Então, quanto menos você provocar esse corpo, melhor será para uma cicatrização segura. Evite beijos, álcool, cigarros e fluidos biológicos, pois a sua boca sabe lidar com as suas bactérias e não com as bactérias de outras pessoas.

    Viu como é tranquilo cuidar do piercing na língua? Quando decidir colocar um piercing – seja onde for -, esteja ciente que ele irá exigir alguns cuidados que ainda não estão inseridos na sua rotina.

    25 fotos de piercing na língua para você se inspirar

    Agora que você já sabe bastante a respeito do piercing de língua, que tal dar uma olhada nestas inspirações? Continue com a gente!

    1. Há piercings na língua de vários modelos

    2. Colorido

    Leia também: Piercing transversal: dicas, cuidados e modelos para apostar

    Continua após o anúncio

    3. De uma cor só

    4. Como o vermelho

    5. Branco

    6. De caveirinha

    7. No tamanho tradicional

    iStockNathan

    8. Ou bem grandes

    9. Olha que legal esse modelo!

    10. Combina com todos os tipos de acessórios

    11. Óculos de grau

    12. Aparelho nos dentes

    GIOVANNA ROSAL

    Continua após o anúncio

    13. Brincos

    14. Óculos de sol

    15. Anéis

    16. Com outros tipos de piercing

    17. E até com chapéus de cowboy!

    18. Combina com mulheres de todos os tipos

    19. Orientais

    20. Negras

    21. Loiras

    22. Fica bem com batons de todas as cores

    23. Pretos

    24. Escolha o modelo que mais te agrada

    25. Seja livre para ser você

    São lindos, não é mesmo? Está esperando o que para escolher o seu, hein?

    Experiências com piercing na língua

    Para fechar, nada como ouvir o relato de quem já passou pela experiência de colocar o piercing na língua! Veja, agora mesmo, os depoimentos de 3 youtubers sobre o assunto!

    Piercing na língua: experiência em detalhes

    A Nanda Rezende revela os mitos e verdades sobre o piercing na língua. Ela fala sobre dor, dormência, cicatrização, inchaço e higiene.

    Perfuração e cuidados

    A Patrícia Suguino realizou seu sonho de adolescência ao fazer o piercing na língua. Ela conta em detalhes a experiência da perfuração, as primeiras impressões, os cuidados necessários, as dores etc.

    Piercing na língua dói?

    A Gisele Leni já começa o vídeo desmistificando uma lenda: se o piercing na língua dói ou não. Ela relata que o procedimento é bastante prático e como é a pós-perfuração, além do preço e dos cuidados de higiene tomados.

    Gostou de aprender sobre piercing na língua? Então, escolha o piercing que mais te agrada, tome todos os cuidados aprendidos e boa sorte!

Para você