Pele descascando: veja as causas e as soluções para tratar a derme

Escrito por
Em 07.07.20

iStock

Está com a pele descascando e não sabe o que fazer para tratar, e muito menos a causa? Veja o que pode provocar a descamação e recomendações de tratamento. Tire suas dúvidas com as informações de uma dermatologista e confira receitas caseiras para aliviar a derme.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que causa o descascamento da pele?

iStock

Segundo a dermatologista Renata Marques (CRM/RJ 52814717), as principais causas da pele descascando são:

  • Ressecamento: se a pele não estiver devidamente hidratada, ela tende a descascar. A derme fica ainda mais vulnerável em dias de frio, quando a pele fica seca.
  • Uso inadequado de produtos: utilizar sabonetes abrasivos ou muito secos pode causar descascamento. O uso de ácidos – em caso de peeling, por exemplo – também causa a descamação da pele.
  • Queimaduras: seja após ficar exposta ao sol ou depois de banhos muito quentes, a pele fica sensível e pode descamar.
  • Doenças crônicas: algumas doenças, como psoríase, dermatite de contato, dermatite atópica, ceratose pilar, lúpus eritematoso e hipotireoidismo, podem causar o descascamento na pele.

Apesar dessas possibilidades, é difícil saber a real causa do descascamento de cada caso. Por isso, a indicação é sempre consultar um profissional da área da saúde.

O que fazer quando a pele está descascando?

iStock

Confira dicas da dermatologista Renata Marques sobre o que fazer (e o que não fazer) quando a pele estiver descascando:

1. Hidrate a derme

É indispensável manter a pele hidratada. Mas, atenção: é necessário utilizar produtos hipoalergênicos e hidratantes que recuperem a barreira cutânea.

2. Evite temperaturas extremas

Se a sua pele estiver descascando, evite tomar banhos muito quentes e expor a pele ao sol. A dermatologista alerta que o frio extremo também pode fazer com que a derme descasque.

3. Não faça uso de alguns produtos

Como a derme estará sensível, não é recomendado o uso de sabonetes abrasivos, nem de buchas e, muito menos, de ácidos para a pele.

Continua após o anúncio

4. Mantenha-se hidratada

Além de manter a pele hidratada com cosméticos, é importante que todo seu organismo também esteja hidratado. Para isso, a recomendação é beber 2 litros de água diariamente.

5. Potencialize o tratamento dos pés e das mãos

Se a pele das suas mãos ou dos seus pés estiverem descascando, a dica, de acordo com a especialista, é “utilizar cremes hidratantes potentes, cobrindo o local com filme plástico para aumentar a absorção do creme pela derme”.

Gostou das dicas? Seguindo essas recomendações, será mais fácil manter sua pele saudável e sem descamações.

Como evitar que a pele descasque?

  • Evite a exposição ao sol sem o uso de protetor solar;
  • Passe um hidratante específico para cada pele: rosto, corpo, mãos e pés;
  • Mantenha o organismo hidratado, bebendo 2 litros de água diariamente;
  • Evite banhos muito quentes;
  • Proteja sua pele nos dias frios;
  • Para os pés: lixe-os uma vez por semana e coloque-os em água morna, além de evitar o uso de calçados abertos e de salto alto.

Com esses cuidados, sua pele fica mais protegida e menos propensa a descascar.

Soluções caseiras para a pele descascando

Além das dicas e recomendações da dermatologista, confira 3 vídeos e veja o que você pode fazer para solucionar esse problema:

Pele descascando depois de tomar sol: o que fazer

Não dá para descuidar da pele, ainda mais nos dias de verão, em que deixamos a derme mais exposta ao sol. Nesse vídeo, você aprende uma receitinha caseira para evitar a descamação.

Pele descascando na sobrancelha

É comum que a pele em volta das sobrancelhas descasque. Veja as principais causas desse tipo de descascamento e o que você pode fazer para amenizá-lo.

Soro fisiológico para pele descascando

Continua após o anúncio

Nos dias de frio extremo ou após banhos muito quentes, a nossa pele tende a ficar sensível. Veja como usar o soro fisiológico para amenizar o descascamento.

É importante lembrar que essas soluções caseiras não são universais e, por isso, recomenda-se a consulta com um(a) dermatologista para um tratamento direcionado e eficaz. Está com a pele irritada após um dia de verão? Confira os melhores pós-sol para aliviar a derme.