Patê de frango: 10 receitas para você arrasar nos aperitivos e lanchinhos

Para um lanche em poucos minutos ou uma entradinha cheia de sabor, essas opções são uma delícia!

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Sabe aquele dia em que você recebe amigos em casa e quer servir um aperitivo diferente? Ou quando bate aquela vontade de comer uma coisinha gostosa e rápida de fazer? Eis a solução para esses momentos: um belo patê de frango.

Embora seja possível comprar patês de diferentes sabores já prontos, nada como o sabor de uma comidinha feita em casa. E utilizando poucos ingredientes você prepara uma pastinha pra lá de versátil, que combina tanto com biscoitinhos quanto com recheios de pães ou tortas salgadas.

Confira essa seleção com 10 receitas práticas de patê de frango e escolha já a sua favorita!

1. Patê de frango tradicional

Frango assado, grelhado ou cozido na água: tanto faz. Como não amar uma receita que permite tantas possibilidades? O essencial é que você tenha como desfiar ou processar o franguinho, o resto é só alegria. Dê play no vídeo para conferir como preparar rapidinho essa delícia.

2. Patê de frango com molho inglês

Foto: Reprodução / Aqui Na Cozinha

Sabe aquelas sobras de frango que ficam guardadas na geladeira? Chegou a hora de colocá-las pra jogo. Para essa receita você precisará de uma xícara de frango desfiado, maionese, noz moscada, pimenta e um toque de molho inglês. A misturinha fica ótima com torradas ou bolachinhas salgadas. Confira o passo a passo completo do preparo e a lista de ingredientes.

Leia também: 34 receitas deliciosas e diferentes de torta de frango

3. Patê de frango com creme de ricota

O creme de ricota é uma alternativa mais leve que maionese e requeijão, mas não perde em nada no sabor. Outra possibilidade é utilizar cottage, que é igualmente gostoso. O primeiro passo para fazer esse patê é cozinhar o frango com temperos diversos, como alho poró e pimenta calabresa. O melhor é que você pode aproveitar o caldo que é resultado do cozimento para utilizar em outros pratos. Vale a pena anotar a receita!

4. Patê de frango com cenoura

Seis ingredientes e alguns minutos na cozinha. Apenas isso separa você de comer um patê versátil e pra lá de gostoso. O preparo é tão fácil que você não vai nem acreditar. Basta bater todos os ingredientes no processador e, após, misturar com as cenouras raladas e acertar o sal. Alguma dúvida de que fica incrível? Confira a receita completa no vídeo.

5. Patê de frango com abacaxi

Foto: Reprodução / Andrea Quitutes

Quem gosta da combinação de sabores doces com salgados vai amar esse patê aqui. E quem achou que parece estranho precisa dar pelo menos uma chance. A lista de ingredientes é extensa e leva desde o tradicional frango até açúcar e creme de leite light. Experimente servir com pão indiano, fica tudo de bom. Aprenda!

6. Patê de frango com páprica

Foto: iStock

Opção leve para acompanhar tapioca, pãozinho crocante ou mesmo palitos de vegetais, como cenouras e pepinos. O frango é triturado no liquidificador e depois misturado com requeijão light, creme de leite light, alho e páprica. Não leva sal, já que os ingredientes são salgados. Vale usar essa receita para rechear sanduíches. Veja a receita completa e a lista dos ingredientes utilizados aqui.

7. Patê de fígado de frango

Rico em vitaminas A e B12, o fígado de frango é o ingrediente principal desse patê cremoso. O truque para garantir o sucesso do preparo é limpar bem a carne, retirando todas as partes que forem mais duras. A lista de ingredientes ainda conta com duas xícaras de vinho branco, alcaparras picadas e queijo parmesão. Veja todos os passos aqui.

Leia também: 60 receitas com frango para variar o seu cardápio

8. Patê de frango com catchup

Foto: Reprodução / NYT Cooking

Ótima ideia para servir junto com canapés, o patê de frango pode ser conservado no congelador por até 2 meses. E o passo a passo não poderia ser mais simples: bater no processador o frango cozido com maionese, creme de leite, catchup, mostarda, sal e pimenta. Salsinha e cebolinha são um diferencial que incrementam o sabor. Veja como preparar.

9. Patê de frango com orégano

Patê cremoso e cheio de pedacinhos de frango. Já deu água na boca, né? Tendo o frango já desfiado, o processo é rapido: basta misturar os ingredientes em uma vasilha e misturar com um garfo. O orégano dá um gostinho todo único, além de dar um colorido legal para o prato. Assista no vídeo o preparo e tudo o que você precisa para fazer em casa.

10. Patê de frango com iogurte natural

Foto: Reprodução / Blog Fica a Dica

Para quem procura por ideias para uma alimentação mais leve, mais fit, essa é uma bela sugestão. A lista dos ingredientes pede 200 gramas de frango desfiado, mostarda, iogurte natural desnatado, cenoura ralada, cebolinha e sal a gosto. Para quem quer um aperitivo incrível sem precisar sair da dieta. Confira o preparo completo.

Gostou das ideias? Se quiser experimentar outros sabores, não deixe de acessar essa lista com 47 receitas de patê deliciosos para entradas e petiscos. Uma gostosura do começo ao fim!

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

Assuntos: Alimentação

Para você