Patê de atum: 20 receitas práticas para te ajudar na cozinha

Escrito por
Em 24.03.20

A correria do dia a dia pede receitas práticas, assim como o patê de atum. Este aperitivo pode ser feito de inúmeras formas. A base dele é sempre um creme, seja maionese ou requeijão. Por sua vez, o acompanhamento pode seguir a seu gosto. Com azeitonas, por exemplo, fica uma delícia! Confira a seguir 20 receitas:

Continua após o anúncio

1. Patê de atum simples

Simples é apelido para esta receita. Você vai precisar apenas de uma lata de atum sólido e seis colheres de maionese. Sirva com torradas ou em canapés. Não tem erro!

2. Patê de atum com cebola

Para ter um patê saboroso, é importante caprichar no tempero. Use cebola picada, salsinha e cebolinha, sal e pimenta do reino. A maionese será a responsável pela cremosidade. Um prato cheio para todos os eventos!

3. Patê de atum com milho

Use e abuse da criatividade no seu patê! Vale colocar milho, cenoura, cheiro verde, pimenta e muito mais. Na hora de montar o prato, misture todos os ingredientes na mesma tigela e se livre da louça pra lavar.

4. Patê de atum com ketchup

O segredo deste prato é o creme a base de maionese, creme de leite e ketchup. Incremente a receita com seus acompanhamentos preferidos. Aquele diferencial no sabor que fará sucesso!

5. Patê de atum com azeitona

Continua após o anúncio

Que tal preparar um lanche frio para o jantar de hoje? O patê de atum com azeitonas e maionese é ideal para o recheio. Se jogue!

6. Patê de atum com azeite

Este prato é especial para receber amigos. Pensado com atum, ele também fica ótimo com outras proteínas, como o frango desfiado. Capriche no azeite para acentuar o sabor. Irresistível!

7. Patê de atum com requeijão e alho

Em um processador, adicione atum, cebola, alho, cheiro verde, requeijão, mostarda, ketchup, maionese e temperos. Bata tudo e sirva como preferir. De dar água na boca!

8. Patê de atum com molho de tomate

Um bom patê pede leveza e este é perfeito no quesito, por ter a textura de creme. Use a receita para montar sanduíches e tortas.

9. Patê de atum com creme de cebola

Como não amar uma receita rápida e que usa apenas uma tigela? O diferencial aqui é a base, feita de creme de cebola e creme de leite. Mexa bem para o patê ficar homogêneo. Cremosidade garantida!

10. Patê de atum com tomate picado

Continua após o anúncio

Em um refratário, coloque atum, cenoura ralada, azeitonas picadas, tomate e cebola picadas. Com tudo bem misturado, adicione cinco colheres de maionese e tempere. Bom apetite!

11. Patê de atum com cebola roxa

A dica aqui é usar o atum já ralado para deixar a receita ainda mais fácil. O sabor fica por conta de duas colheres de sopa de cebola roxa ralada, uma cenoura média, milho e cheiro verde.

12. Patê de atum com pimentão

Pimentão normalmente desperta paixões: ou “amo”, ou “odeio”. Se você é do time que ama, o truque é usá-lo para deixar o seu patê de atum ainda mais delicioso. Use maionese light se quiser deixar a receita menos calórica.

13. Patê de atum com páprica e limão

Este patê é perfeito para ser servido como entrada em um jantar ou outro evento como os amigos. Prepare e sirva dentro de barquetes, que deixam o prato mais bonito. Capriche no tempero!

14. Patê de atum com azeitonas pretas

Se você é iniciante na cozinha, aposte nesta receita! Este preparo tem um segredo especial: ferva a cebola antes de colocar no patê para que seu sabor fique suave e não roube o gosto das azeitonas pretas. Um arraso na cozinha no capricho!

15. Patê de atum com pepino

Continua após o anúncio

O patê de atum é perfeito para usar ingredientes que parecem perdidos na geladeira, como uma cenoura sozinha ou aquele pepino que sobrou do almoço. Basta picar tudo e misturar com maionese e atum, fica uma delícia!

16. Patê de atum com avocado

Dica para quem não gosta de maionese no patê: substitua por abacate, também conhecido como avocado. A receita fica mais saudável e menos calórica. Aquele gostinho inconfundível que não sairá mais do seu cardápio!

17. Patê de atum fit

Seguindo a linha de opções fit, algumas sugestões ajudam a diminuir as calorias da receita: use requeijão zero gordura, atum sólido em água e azeite. Desta forma, você reduz a taxa de gordura do prato e manterá o sabor de “quero mais”!

18. Patê de atum fit com mostarda

Em um potinho, coloque quatro colheres de atum, duas colheres de requeijão zero gordura e uma colher de mostarda também zero. Depois basta mexer e está pronto para servir. Quem disse que dieta precisa ser sem sabor?

19. Patê de atum light com orégano

O responsável por potenciar o sabor neste patê será o orégano. Use atum ralado light, azeitonas picadas e salsinha. Para o creme, aposte na maionese light. Aquele toque de tempero que faz a diferença!

20. Patê de atum vegano

O atum aqui, na verdade, é a carne de jaca desfiada com alga para sushi acrescida de água, tudo cozido na frigideira. Depois, coloque uma tigela com cebola, salsinha, azeite, maionese vegana e misture. Pronto! Patê para todos os gostos!

Gostou dos pratos? Que tal aproveitar e aprender também receitas de patê de frango? Se jogue!

Assuntos: Alimentação