Bem-estar

6 benefícios do uso do óleo de coco na vagina indicados pela ginecologista

iStock

Com revisão da ginecologista e obstetra Dra. Karen Rocha de Pauw

Atualizado em 21.09.23

O óleo de coco é um ingrediente natural versátil, podendo ser usado nos cuidados com a pele e cabelo. Mas se você já ouviu falar que ele pode ser usado para a saúde íntima da mulher, saiba que não é mito. A seguir, a ginecologista e obstetra do Dicas de Mulher fala sobre os usos e benefícios do óleo de coco na vagina.

Conheça a especialista

Dra. Karen Rocha de Pauw é médica ginecologista e obstetra, com especialização em reprodução humana e ênfase em endocrinologia da menopausa. Ela dedica sua carreira à prática da medicina empática e à disseminação de informações sobre saúde.

É recomendado o uso do óleo de coco na vagina?

A recomendação é que o óleo escolhido seja 100% natural e extra-virgem por conta da sua capacidade de hidratação, ação antifúngica e bactericida. Segundo a especialista, também auxilia no combate a candidíase. O óleo de coco pode ser comprado em quaisquer mercados ou farmácias desde que tenhas essas especificações.

6 benefícios do óleo de coco na vagina indicados pela profissional

iStock

  • Lubrificante nas relações sexuais: funciona como um lubrificante íntimo natural livre de substâncias tóxicas, sendo capaz de diminuir o atrito durante o ato;
  • Hidratação vulvovaginal: ação hidratante em mulheres que possuem ressecamento local devido à menopausa e após radioterapia para tratamento de câncer, por exemplo;
  • Controle do ph vaginal: auxilia no controle da microbiota natural presente na região íntima;
  • Ação antibacteriana: dificulta a instalação de bactérias patogênicas na região vulvovaginal devido à presença do ácido láurico;
  • Ação antifúngica: desacelera o crescimento dos fungos devido à presença de ácidos graxos em sua composição.

Como usar o óleo de coco na vagina

A seguir, veja o passo a passo para a melhor forma de aproveitar os benefícios desse produto natural:

  • Coloque o óleo de coco em alguma cartela de comprimido vazia;
  • Ponha no congelador;
  • Insira o comprimido congelado no canal vaginal.

O tempo de uso depende de cada caso. Para isso, é necessário consultar antes um profissional em saúde vaginal. Importante ser dito que mesmo que o comprimido esteja congelado, ele não causa queimadura na mucosa da vulva, pois quando em contato com a temperatura do corpo, ele já inicia seu processo de derretimento, que é bastante rápido, afirma a obstetra.

Publicidade

Contraindicações do uso do óleo de coco na vagina

Pessoas que são alérgicas ao coco não devem utilizar. Além disso, o óleo de coco não deve ser usado com preservativo de látex, pois causa seu rompimento e assim diminui a eficácia desse método contraceptivo.

Curtiu saber mais sobre os usos do óleo de coco na vagina? E para continuar informada sobre a saúde íntima feminina, leia mais sobre lubrificação e corrimento vaginal.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comunicadora, voluntária e empreendedora. Apaixonada por moda, leitura e horóscopos. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Rio, com domínio adicional em empreendedorismo.