Moda e Beleza

O polêmico e problemático old money, estilo dos grandes herdeiros

Carla

Atualizado em 07.03.23

Se você costuma acompanhar as tendências de moda, principalmente nas redes sociais, provavelmente já esbarrou na estética old money. Para entender mais sobre esse tema, a consultora de estilo e imagem Manuela Casali compartilha informações valiosas. Confira!

O que é o estilo old money?

Conforme a profissional, “o estilo old money é uma estética associada à forma de vestir dos grandes herdeiros, ou seja, os milionários cuja fortuna vem de gerações e gerações de famílias”. Essa definição que tem tudo a ver com o nome, que significa ‘dinheiro velho’ na tradução literal para o português. Assim, essa aesthetic carrega semelhanças com o preppy, “termo relativo ao estilo ‘engomadinho’ dos estudantes dos colégios preparatórios particulares britânicos e norte-americanos”.

Esse estilo é marcado por “visuais mais clássicos, incluindo referências a esportes tradicionais de classes abastadas, como golfe, tênis e hipismo”, destaca a profissional. Apesar da estética viralizar nas redes sociais, a consultora informa que não se trata de uma novidade, pois “é uma vertente do preppy, que surgiu na década de 70”.

O ressurgimento de estéticas faz parte dos ciclos da moda. Casali acredita que nesse caso, “o ressurgimento da estética é uma oposição ao visual exagerado e extravagante das classes emergentes, muito associado ao ‘mau gosto’. Na moda, chamamos isso de ‘kitsch’, termo que diz respeito a uma imitação barata de algo mais sofisticado”.

Relacionadas

Publicidade

Problemáticas do estilo old money

Dependendo da perspectiva, essa aesthetic pode ser problemática. A consultora explica que muitas vezes, as roupas lembram “uma busca por uma aparência daquilo que não somos, pois parecer um milionário não faz de ninguém um verdadeiro rico”. Nesse sentido, adotar a estética old money “pode indicar uma tentativa de fuga da realidade”. Por isso, é importante pensar nos impactos negativos da cultura de aparências na saúde mental.

A falta de diversidade também ignora “todas as discussões levantadas em torno da discriminação de pessoas pretas e outros grupos não brancos que ganharam espaço nos últimos anos”. Considerando o cenário socioeconômico atual, “ostentar com orgulho itens de marcas tradicionais caríssimas é quase como uma obscenidade, pois grande parte da população foi impactada economicamente devido às crises políticas”.

Apesar das problemáticas, não há nada de errado em gostar de se vestir dessa forma. Inclusive, dependendo da perspectiva, a absorção do estilo old money por pessoas diversas pode ser vista como uma ressignificação dos símbolos que foram por tanto tempo associados a elite.

Características do estilo old money

Essa estética lembra o estilo “de personagem de séries que foram sucesso nos anos 2000, como Gossip Girl”, comenta Casali. Além dessa particularidade, a profissional fala um pouco mais sobre as principais características desse estilo:

Peças-chave para o old money

As peças essenciais para um guarda-roupa old money são “jaquetas e blazeres de alfaiataria e calças com corte impecável. Também é comum camisas bem estruturadas, camisetas estilo polo e peças de tricô, como coletes, suéteres e cardigãs”. O design dessas peças é “inspirado em marcas clássicas, como Chanel, Ralph Lauren e Hermès”.

Estampa xadrez clássica

Anna

Publicidade

O estilo old money foge de estampas muito chamativas ou diferentes. Assim, a estética valoriza “padronagens xadrezes clássicas, como o famoso tartan”, semelhantemente ao preppy. Essa escolha tem uma explicação: são estampas mais clássicas e ligadas a elite.

Referências a esportes de elite

Os esportes tradicionalmente relacionados a elite financeira também possuem lugar no old money. Esse estilo marca presença em “saias com pregas, tipo uniforme vintage de tênis”. Isso porque “a prática desses esportes contam com um vestuário tradicionalmente mais elegante”. Outro exemplo é o uso de “lenços inspirados nos clássicos modelos da marca Hermés, que ficam amarrados no pescoço” e fazem referência ao hipismo.

Maquiagem simples

Muito relacionada a estética clean girl, o estilo old money foge de exageros e contrastes, optando por manter “uma maquiagem simples e bem feita”. A especialista explica que “culturalmente, enxergarmos o minimalismo como uma escolha de sofisticação e elegância”, por isso é interessante apostar nessa naturalidade.

Cabelos cuidadosamente penteados

Aqui, a estética segue a mesma linha da maquiagem. Normalmente estão “presos ou soltos, mas sempre com aspecto cuidado, sem penteados rebuscados e nada exagerado”. Você também entra penteados com o uso de gel ou pomadas, para manter os fios no lugar. Obviamente há problematizações, principalmente porque a ideia do ‘cuidadosamente arrumado’ é construído socialmente e associado ao cabelo liso.

A estética old money passa longe de peças extravagantes e estampas vibrantes, preferindo composições elegantes. Para completar o look, aposte em joias delicadas, como colares de pérolas ou assessórios dourados.

Publicidade

10 fotos old moneypara quem quer aderir ao estilo

Gostou dessa estética e quer adotá-la no seu dia-a-dia? Então confira uma seleção de 10 fotos para se inspirar e colocar as ideias em prática:

1. Invista em peças atemporais e elegantes

2. Com cortes retos e aspecto formal

3. Aposte em tons terrosos

4. Em conjuntos com estampa xadrez

5. Ou com cores sólidas e sóbrias

6. As peças coloridas precisam ter tons mais discretos

7. Pois o estilo valoriza cores mais neutras

8. As peças sociais aparecem até em looks de verão

9. Complete seu visual com meia-calça

10. Ou meias brancas e sapatos sociais

Optando por peças de qualidade duradoras, você garante itens para criar looks que podem ser repetidos por anos e aproveitá-las em novas combinações a cada estação.

Vídeos sobre old money

Quer mais referências visuais desse estilo? Confira a seleção a seguir e encontre mais informações para montar looks dentro dessa estética. Além disso, se inspire em referências históricas e visuais, como personagens que utilizam o old money no seu dia-a-dia:

A problemática do old money

Nesse vídeo, a estilista e pesquisadora de moda explica o ressurgimento da estética old money e a polêmica ao redor dessa aesthetic. Além disso, ela compartilhaa quais são as peças-chave para se vestir dessa forma.

Conheça o estilo old money

A especialista formada em design de moda e vestuário fala sobre o ressurgimento da estética. A profissional utiliza a canção ‘Old Money’ da cantora Lana Del Rey como referência e também lista personagens que são exemplos dessa aesthetic.

old money, a tendência do tiktok

A consultora de imagem e estilo explica a tendência old money e as características de escapismo presente nessa tendência. Aqui, ela destaca os aspectos marcantes no vestuário dessa estética para montar um guarda-roupa bem old money.

Embora polêmico, o estilo old money é uma tendência de moda bem atual. Além da preppy, essa aesthetic dialoga com o dark academia e coastal grandmother.

Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.