Moda e Beleza

Matizador platinado para fortalecer os fios e chegar ao tom perfeito

Luísa Sonza

Atualizado em 01.08.22

O cabelo descolorido pode ficar com um tom amarelado ou alaranjado. O matizador platinado, além de ser um fortalecedor, ajuda a cuidar da cor. Confira as explicações da cabeleireira Gabriella Carvalho, do salão Gaby Hair, bem como resenhas de mulheres que testaram diferentes produtos.

Publicidade

O que é matizador platinado?

Segundo Gabriella Carvalho, o matizador platinado é “uma máscara capilar iluminadora que serve para neutralizar os tons amarelados dos fios, além de resgatar a maciez e o brilho”.

Qual a diferença entre matizador e platinado?

Há diversos tipos de matizadores no mercado para diferentes tons de cabelo. Nas palavras da cabeleireira, o “platinado é um tom de loiro quase branco, por exemplo, o loiro platinado. Já o matizador é um produto usado para modificar os tons do fio tirando o aspecto amarelado e alaranjado”.

Matizador platinado caseiro funciona?

Quando o assunto é cabelo, sempre surge uma receita caseira. No caso do matizador platinado, será que realmente funciona? Segundo a especialista, “ele dá um resultado momentâneo, mas não é a opção ideal para quem deseja algo eficaz e duradouro”.

Gabriella Carvalho também comenta sobre os riscos de usar matizadores caseiros. “Dependendo dos ativos usados em casa, você pode danificar a estrutura do fio e comprometer a saúde do seu cabelo, deixando-o mais fino, ressecado e fraco”, finaliza.

Como usar o matizador platinado

Pretende usar o matizador platinado? A especialista explica o passo a passo para você conseguir fazer a aplicação sozinha:

  • Separe o cabelo de 4 a 8 partes;
  • Aplique o produto mecha por mecha;
  • Espalhe bem o produto por igual em todo comprimento do fio;
  • Penteie e massageie as mechas;
  • Deixe agir no tempo de ação recomendado do produto;
  • Após aguardar o tempo de efeito, enxágue o cabelo com água fria, removendo todo o produto.

Com essas dicas, você conseguirá aplicar o matizador platinado nas suas madeixas. Antes disso, siga a leitura para conhecer detalhes e diferentes produtos.

Quanto tempo deixar o matizador platinado?

Segundo Gabi, não existe um tempo específico e depende muito da marca. Em média, entre 5 e 10 minutos. Ela também cita que “o procedimento deve ser feito com muita cautela, jamais excedendo o tempo de ação do produto”.

Experiências com matizador platinado para ter uma ideia do seu funcionamento

Para saber como foi a experiência de outras mulheres com o matizador platinado, confira a seleção de vídeos a seguir. Várias youtubers e blogueiras avaliam diferentes produtos, mostram o antes e o depois da aplicação e dão dicas para manter a cor.

Antes de depois com matizador Senscience

Publicidade

Celle Pinha conta que precisou de um matizador platinado para ajudar a tirar o amarelado e chegar ao tom perfeito dos seus fios. Ela fala sobre os pontos positivos do produto usado, o Senscience, e mostra o antes e depois da aplicação. Assista!

Como manter o loiro sempre platinado

Suzane Camila mostra o passo a passo para aplicar o matizador nos fios cacheados e ainda traz dicas para manter o cabelo platinado, retirando o amarelado.

Matizador platinado 3D Gota Dourada

Cris Lopes Portugal testa o produto da marca Gota Dourada em seus fios que estão bem amarelados. Ela mostra o processo de aplicação, misturando o matizador com creme branco, e depois revela os resultados. Vale a pena assistir para conferir os pontos positivos e negativos do matizador na opinião da youtuber.

Agora que você já conheceu opiniões sobre o matizador platinado, siga a leitura para saber quais são os melhores produtos disponíveis no mercado.

O matizador platinado ideal para seus fios

Para escolher o melhor matizador platinado, é preciso considerar o efeito que você deseja alcançar. Os mais usados são os de coloração roxa, porém, também há opções cinzas, verdes e azuis. Confira abaixo diferentes produtos.

1. Extend Color UltraViolet – $$

Com pigmentação da Uva Preta, a máscara potencializa o efeito platinado, neutralizando os tons amarelados e alaranjados dos fios. Também nutre e hidrata devido à presença de vitamina E em sua composição.

“Rende muito. Ela é bem escurona, é para quem gosta de deixar o cabelo com aquele aspecto acinzentado.”- Suzane Camila

2. Magic Color – $$

Com efeito pérola, a máscara é ideal para tirar o tom amarelado dos fios que passaram por químicas. Seu efeito é gradual e progressivo. Conforme o uso, os cabelos vão adquirindo o tom platinado. Deve ser aplicado da raiz até as pontas e diluído em creme branco.

Publicidade

“Vocês viram que meu cabelo estava incrivelmente amarelado. Achei que ele matizou bastante […] e não ressecou nada”. – Ana Rambor

3. Meu Liso Loiro Platinado Salon Line – $$

Indicado para cabelos lisos naturais ou alisados. O produto deve ser passado em fios descoloridos e ressecados. Possui goji berry, mix de aminoácidos e óleo de Argan, garantindo uma matização profissional. Também é vegano e pode ser deixado por pouco tempo antes de enxaguar.

“Em relação à cor, as partes do meu cabelo que estão um pouquinho mais claras deram uma boa perolada. Gostei muito, mas achei que poderia ter deixado um pouquinho mais”. – Mariana Nogueira

4. Bio Extratus Spécialiste – $$$

Com alta concentração de pigmento cinza, o matizador platinado da Bio Extratus é indicado para loiras e grisalhas que desejam corrigir o tom alaranjado e deixar o cabelo mais acinzentado. Ele possui ativos naturais e dá brilho aos fios desde a primeira aplicação.

“Ele devolve um tom mais prata para o cabelo. Tem um cheiro mais adocicado. É pensado para quem faz low poo, tem silicone, sim, mas não tem parabenos”. – Luciana Alexandre

5. Queratina NS3 – $$$$

O Queratina NS3 é indicado para cabelos coloridos, com luzes platinadas ou grisalhos. Sua fórmula com queratina ajuda a restaurar os fios, hidratando, nutrindo e protegendo. Deve ser aplicado nos cabelos úmidos e enxaguado após 10 minutos.

“Muito fácil de usar. Não deixa o cabelo chumbar, também acaba hidratando o cabelo por ser um fundo de queratina. No entanto, precisa ter um fundo de clareamento muito claro”. – Louise Alencar

O que achou do matizador platinado? Lembre-se de sempre seguir a recomendação de aplicação do produto. Para continuar cuidando da cor dos seus fios, confira a matéria sobre tonalizante platinado.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.