Como fazer uma máscara de carvão ativado caseira para acabar com os cravos

O carvão ativado funciona como uma esponja e é capaz de absorver a oleosidade e os resíduos de poluição que ficam grudados na nossa pele

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você já ouviu falar nos benefícios que o carvão ativado pode trazer à nossa pele? Então está na hora de conhecer as promessas dessa substância de origem vegetal que promove uma limpeza profunda da cútis.

O carvão ativado é uma variação especial do carvão. Ele é produzido quando alguns tipos de madeira, cortiça ou cascas de coco são queimadas em altas temperaturas (de 800 a 1000 graus Célsius) e com baixa concentração de oxigênio.

Na nossa pele, o carvão ativado é capaz de absorver resíduos de maquiagem, partículas de poluição, células mortas e oleosidade, além de ter função levemente abrasiva, deixando a pele mais macia.

Para incorporar o carvão ativado à sua rotina de cuidados com a pele, você pode seguir a dica da youtuber Luana Viana, que ensina a fazer uma máscara com essa substância para remover os cravinhos. No vídeo, Luana aplica a máscara apenas no nariz, mas você pode aplicá-la na testa e no queixo se houver necessidade.

Ingredientes

Foto: iStock

Os ingredientes dessa máscara são bem simples e é possível que você tenha todos em sua casa, com exceção do carvão ativado, que pode ser encontrado em farmácias. Anote o material que você vai precisar:

Leia também: Conheça a máscara preta removedora de cravos

  • 2 colheres de sopa de leite integral
  • 2 comprimidos de carvão ativado
  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
  • 1 colher de sopa de cola branca

Agora, vamos seguir o passo a passo para aprender como fazer e aplicar a máscara. O processo é bem fácil:

1. Triture os comprimidos de carvão ativado em um recipiente e misture-os ao leite

Foto: YouTube/ByLuanaViana

2. Adicione a colher de sopa de gelatina sem sabor

Foto: YouTube/ByLuanaViana

3. Adicione a colher de sopa de cola (não precisa ser muito cheia

Foto: YouTube/ByLuanaViana

4. Misture tudo e leve ao micro-ondas por 30 segundos

Foto: YouTube/ByLuanaViana

5. Com ajuda de um pincel, espalhe a mistura por todo o nariz e demais regiões com cravos

Foto: YouTube/ByLuanaViana

6. Espere alguns minutos até a máscara secar

Foto: YouTube/ByLuanaViana

7. Remova a máscara com os dedos (ela sai inteira) e pronto!

Foto: YouTube/ByLuanaViana

Uma dica: como a máscara rende bastante, você pode fazer metade da receita ou, então, dividir com as amigas para não jogar produto fora.

Depois de remover a máscara, você deve fazer sua limpeza de pele normalmente, aproveitando para hidratar a região. O resultado será uma pele bem macia, lisinha e livre de cravos.

De onde vêm os cravos?

Foto: iStock

Os cravos são pontinhos pretos muito comuns na pele de pessoas de todas as idades, embora sejam mais comuns da puberdade até os primeiros anos da vida adulta.

A formação dos cravos começa quando ocorre o entupimento de um poro na nossa pele, resultando no acúmulo de gordura dentro do folículo sebáceo, o canal onde se localizam a raiz dos pelos e as glândulas sebáceas.

Leia também: 7 peelings caseiros para uma pele mais bonita e saudável

No caso de poros mais largos, a superfície da gordura acumulada tem um amplo contato com o oxigênio do ar e acaba sofrendo um processo de oxidação e ficando mais escura. Esse tipo de cravo é chamado de cravo aberto.

Por outro lado, quando o poro é pequeno, a gordura tem menos contato com o ar, diminuindo a oxidação. O que pode acontecer nesse caso é a proliferação de bactérias, formando um ponto branco conhecido como cravo fechado que pode evoluir para uma espinha.

Os cravos são sinais pontuais que não indicam uma doença mais séria. Entretanto, se você notar um aumento na quantidade desses pontinhos, procure um médico dermatologista para que ele possa indicar o tratamento mais apropriado para o seu caso.

Assuntos: Pele

Para você