61 receitas de macarrão para quem adora praticidade e muito sabor

Aprenda diversas formas de fazer essa massa clássica, das versões simples às elaboradas

Escrito por Isabella Tamaki

Foto: iStock

O macarrão é um prato famoso, presente tanto no nosso cotidiano, quando procuramos algo rápido para cozinhar, e também em jantares mais elaborados.

Os tipos de macarrão variam na composição nutricional, na cor e no formato, permitindo pratos diferentes e apetitosos. Além de variar as receitas usando a massa, existem inúmeras opções de molhos e de acompanhamentos.

Há as opções de macarrão alho e óleo, com carne ou vegetais, e até mesmo os instantâneos. Das receitas tradicionais até as mais criativas, confira as macarronadas abaixo e escolha sua favorita para cozinhar.

Receitas de macarrão com molho vermelho

Foto: iStock

1. Espaguete à bolonhesa tradicional: essa receita é clássica e superprática de fazer. Pede os ingredientes tradicionais de um bom macarrão à bolonhesa, como carne moída, muito tempero e molho de tomate.

2. Macarrão cremoso de panela de pressão: diferente das receitas convencionais, esse macarrão é feito na panela de pressão. Super-rápido, dá para fazer um macarrão cremoso com ingredientes que você já tem na geladeira. Um prato para guardar na manga e fazer sempre!

Leia também: 29 receitas de carbonara para os apaixonados por massas

3. Macarrão caprese de uma panela só: nessa receita fácil, é só misturar ingredientes deliciosos como tomate cereja, manjericão e mussarela de búfala em uma panela só. Para quem quer praticidade e um macarrão delicioso, essa receita é perfeita!

4. Macarrão com almôndegas à parmegiana: essa receita tira seu macarrão do comum, deixando-o delicioso com almôndegas grelhadas. Prepare o macarrão com molho, acrescente as almôndegas e finalize com queijo por cima. Leve ao forno até gratinar e seu prato está pronto!

5. Macarrão ao molho vermelho com sardinha: para quem adora sardinha, essa receita é simples e fácil de fazer no dia a dia. Para o molho, utilize sardinha em lata, milho verde enlatado e sachê de molho de tomate. A receita fica pronta em 10 minutos e rende 5 porções.

6. Macarrão ao barbecue com bacon e frango: que tal um molho barbecue para dar um toque especial ao seu macarrão? O frango e o bacon completam a combinação com muito sabor. O molho e a massa são feitos na mesma panela, deixando a receita mais prática.

7. Macarrão com molho bolonhesa de soja: perfeito para os vegetarianos, esse prato, além de prático de fazer, é supernutritivo. A receita pede ingredientes como a soja refogada com azeite e alho, caldo de legumes e shoyu.

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

8. Macarrão ao molho vermelho com frango da vovó: quem não adora os segredos de cozinha da vovó? Nessa receita, o molho vermelho é simples, porém é acompanhado de tulipas de frango cozidas para complementar o prato. Hmmm!

9. Macarrão ao molho vermelho com sobras de churrasco : para aproveitar o que sobrou do final de semana, que tal um macarrão feito na panela de pressão? A panela faz praticamente tudo, tornando a receita simples. Só não esqueça de deixar a pressão sair naturalmente para o macarrão cozer. Dá também para substituir a carne vermelha por frango que fica uma delícia!

10. Macarrão ao molho vermelho com funghi: essa receita leva apenas 30 minutos para ficar pronta. Prepare o macarrão e reserve. Para o condimento, deixe o funghi de molho até ele ficar macio, então, escorra a água e refogue os pedaços com óleo, alho e cebola. Acrescente o molho de tomate e deixe ferver. No final, acrescente temperos como manjericão e pimenta. Está pronto!

Receitas de macarrão com molho branco

Foto: iStock

11. Macarrão ao molho branco tradicional: nessa receita simples você aprende a fazer o molho branco clássico. Para isso, frite cebola ralada na manteiga até murchar, acrescente a farinha de trigo de uma vez. Então, cozinhe por uns 2 minutos e vá acrescentando o leite aos poucos e mexendo pra não empelotar. Acrescente o queijo ralado, pimenta e acerte o sal. Cozinhe em fogo médio mexendo sempre até engrossar e aproveite!

12. Macarrão à parisiense: esse macarrão também é prático de fazer. Com ingrediente simples você faz esse molho saboroso! A receita pede noz-moscada, presunto, ervilhas, creme de leite e farinha de trigo, além de temperos tradicionais, como sal e pimenta.

Leia também: 161 receitas com batata que vão dar um novo sentido para sua vida

13. Macarrão ao molho branco com bacon: para dar aquele up no seu molho, acrescente bacon na receita. É fácil de fazer, basta fritar o bacon em uma panela e separar para deixá-lo bem sequinho. Para o molho, refogue a cebola e acrescente farinha de trigo até dourar. Adicione leite e misture até encorpar. Despeje o molho e o bacon por cima do macarrão e seu prato está pronto!

14. Macarrão ao molho branco sem lactose: se você adora molho branco, mas é intolerante à lactose, temos a solução: um molho surpreendente feito com couve-flor. É só bater o vegetal no liquidificador e refogar com ingredientes como a cebola e a noz-moscada para temperar. Além disso, é um prato supersaudável e com uma quantidade baixa de calorias.

15. Macarrão ao molho branco com cogumelos: outra opção vegana, esse prato sofisticado é simples de fazer. Basta cozinhar o macarrão, preparar um molho branco simples e adicionar os cogumelos refogados e muito tempero! O prato fica pronto em 20 minutos.

16. Macarrão ao molho branco de aveia: para o preparo dessa versão, coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos, então coloque no liquidificador e bata até conseguir um creme bem lisinho. Para complementar, use shitake e espinafre. Além de criativa, a receita é supersaudável.

17. Macarrão ao molho branco com amêndoas e calabresa: com ingredientes simples, esse macarrão é prático de fazer e fica muito gostoso. Em uma panela com azeite, refogue a cebola e o alho, assim que dourar acrescente o leite, sal e a pimenta calabresa. Quando começar a ferver acrescente o creme de leite, as amêndoas e também a massa já cozida; misture bem, acrescente a rúcula picada e desligue o fogo. Para finalizar, acrescente pedaços de calabresa refogados!

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

18. Macarrão ao molho branco com presunto e queijo: prática para fazer no dia a dia, a receita pede apenas molho branco tradicional com adição de presunto e queijo. A dica é servir com queijo ralado ou orégano.

19. Macarrão ao molho branco com salmão defumado: essa versão leva macarrão do tipo penne e molho branco clássico, feito com farinha de trigo e leite. Basta misturar a massa e o molho e após isso, adicionar o salmão defumado e cebolinha verde a gosto.

20. Conchiglione recheado ao molho branco: esse prato é ótimo para ocasiões especiais. Cozinhe o conchiglione e reserve. Para o recheio, você precisará de ingredientes como tomate seco, requeijão e pimenta-do-reino. Recheie os conchigliones, cubra-os com o molho, queijo ralado e leve para assar por 20 minutos em forno médio. Aproveite!

Receitas de macarrão alho e óleo

Foto: Reprodução / DigaMaria

21. Macarrão ao alho e óleo tradicional : a receita é muito simples e perfeita para iniciantes. Após cozinhar o seu tipo de macarrão preferido, coloque o azeite em uma panela separada, deixe esquentar e frite o alho, mexendo para ele não queimar. Depois é só adicionar a massa e o prato está pronto.

22. Macarrão integral alho e óleo: parecida com o alho e óleo tradicional, essa receita também é superprática para fazer no cotidiano. O diferencial dela é a massa integral, mais nutritiva que a comum.

23. Macarrão alho e óleo com couve-flor: essa receita rende um prato saboroso e leve. Para o acompanhamento do macarrão, refogue o tempero e cozinhe o couve-flor. Depois é só juntar o macarrão e acrescentar queijo ralado.

24. Macarrão alho e óleo com bacon e rúcula: em uma frigideira grande, frite o bacon até ficar bem dourado; adicione o alho e refogue por 1 minuto; adicione açafrão, rúcula, cheiro-verde e acerte o sal. Para finalizar, adicione a água reservada e finalize com limão, azeite e queijo parmesão ralado a gosto.

25. Macarrão alho e óleo com parmesão: usando macarrão do tipo spaghetti, essa receita fica pronta em poucos minutos e pede ingredientes simples que você já tem na cozinha. O segredo está no tempero, com muito queijo parmesão ralado e salsinha picada.

26. Macarrão alho e óleo com toque de manjericão: a receita segue os mesmos passos das tradicionais. O que a diferencia é um ingrediente muito usado nas massas, o manjericão. Graças a ele, o prato ganha toque todo especial!

27. Macarrão alho e óleo com amêndoas: pronta em 25 minutos (já com o tempo de cozimento incluso), essa massa fica cremosa com adição de amêndoas na receita. Tira a receita do comum com apenas um ingrediente!

28. Macarrão alho e óleo com iscas de berinjela: esse prato delicioso inclui macarrão alho e óleo complementado por berinjela assada ou grelhada (como você preferir). Fica uma refeição completa, saudável e perfeita para quem quer evitar carne!

29. Macarrão alho e óleo com pimenta calabresa: usando ingredientes orgânicos, essa receita é simples e conta com um toque especial, o apimentado da pimenta calabresa. Uma salada basta para complementar o prato!

30. Macarrão alho e óleo com nozes e limão siciliano: com pedacinhos de nozes e limão siciliano sobre a massa, essa receita fica com um sabor especial. Com esses ingredientes, somados de manjericão e parmesão, o prato fica saboroso e diferente!

Receitas de macarrão de forno

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

31. Macarrão de forno com presunto e queijo: inspirado no macarrão de panela de pressão, essa versão é prática e ganha a adição do queijo gratinado. No forno, o macarrão fica mais sequinho, o queijo fica crocante por cima e bem derretido por dentro. É irresistível!

32. Macarrão de forno com molho bolonhesa e creme de queijo: imagina combinar duas delícias em um só macarrão? Com essa receita para o forno, você dá um gostinho totalmente diferente para a massa, misturando dois complementos clássicos: a bolonhesa e o queijo. É de dar água na boca!

33. Macarrão de forno com brócolis e frango desfiado: essa receita pode ser feita com o que sobrou do final de semana e fica uma delícia com molho branco e brócolis para complementar. Leva de 10 a 15 minutos no forno para dourar e ficar pronto!

34. Macarrão de forno com legumes: esse macarrão mais light conta com vários tipos de legumes, como cenoura e brócolis, para dar sabor. Basta cozinhar o macarrão, adicionar os legumes, e os temperos do seu gosto e colocar no forno.

35. Macarrão de forno com bacon e frango: superfácil de fazer, a receita pede macarrão do tipo penne, frango desfiado e bacon crisp. Para complementar, adicione requeijão do tipo catupiry e mussarela para gratinar no forno.

36. Macarrão de forno com hambúrguer: esse prato é completo para o almoço em família. Além do macarrão, ainda conta com um “molho de hambúrguer” delicioso para completar a receita. Os ingredientes são simples, como tomate, queijo e carne moída. Leva apenas alguns minutos no forno para ficar pronto.

37. Macarrão de forno com maionese: refogue cebola na manteiga, acrescente tomates, e deixe apurar um pouco. Então, retire do fogo, acrescente a maionese, o leite, as ervilhas e o milho, além de presunto picadinho. Adicione o macarrão numa forma refratária, misture o molho e leve ao forno. Então é só esperar gratinar para saborear o prato!

38. Macarrão de forno com queijos: para substituir a carne, uma ótima alternativa é o macarrão com queijo. Essa receita pede vários tipos de queijo, como cheddar, minas, mussarela, além de molho branco e requeijão para completar. Perfeito para quem adora caprichar no queijo!

39. Macarrão verde de forno: o macarrão tem esse nome por causa do creme de espinafre que diferencia a receita. Além da massa e do molho, acrescente ricota esfarelada e coloque no forno para gratinar.

40. Escondidinho de macarrão gratinado: além de delicioso, é um ótimo prato para ocasiões especiais. Leva ingredientes comuns e demora apenas 15 minutos no forno. Essa receita vai te conquistar!

41. Ninhos recheados de forno: ficou confusa com o nome da receita? É nada mais do que macarrão com gostinho de lasanha! O “ninho” é o próprio macarrão enroladinho. É só acrescentar molho e colocar para assar.

Receitas de macarrão instantâneo

Foto: Reprodução / Gastrolândia

42. Macarrão instantâneo com alho e manteiga: como o próprio nome já diz, essa receita é muito rápida para fazer, fica pronta em 3 minutos. Basta cozinhar o macarrão e escorrer a água. Então, refogar o alho na manteiga e juntar as partes. Fácil, não é mesmo?

43. Macarrão instantâneo cremoso: Está cansada e quer fazer algo rapidinho para matar a fome? Essa receita é para você! Dá para misturar várias sobras que você tem na geladeira para preparar esse macarrão cremoso, feito com queijo e outros ingredientes, como presunto e até salada.

44. Macarrão instantâneo com figo e parma: nem sempre o miojo precisa ser simples e a prova está nessa receita superelegante. Além do macarrão instantâneo, a receita leva ingredientes menos convencionais, como nozes pecan, figo e presunto de parma.

45. FitDance
Macarrão instantâneo com iogurte grego: para substituir o tempero que vem nos pacotes de miojo, a dica é fazer um molho usando iogurte grego, cebola, tomate e pimenta. É fácil e fica uma delícia!

46. Macarrão instantâneo com camarão trufado e rúcula: esse também está na lista de miojos surpreendentes. Não é difícil, basta refogar alguns ingredientes, accionar o camarão frito com azeite trufado e completar com folhas de rúcula. É irresistível!

47. Macarrão instantâneo com shimeji: para você que adora cogumelo, dá para usá-los até no miojo. A receita mistura shimeji com creme de leite, e para temperar, shoyu e pimenta. Pode servir com queijo parmesão.

48. Macarrão instantâneo cacio e pepe: o nome da receita significa “queijo e pimenta”, e esses são os ingredientes principais da receita. Feito a vapor, o resultado é um macarrão cremoso e bem apimentado!

49. Macarrão instantâneo à carbonara: com bacon, ovo e queijo você prepara seu molho carbonara. Então, é só adcionar ao macarrão e está pronto! Para um gostinho adicional, use pimenta a gosto.

50. Macarrão instantâneo com frango e manjericão: presente em muitas receitas de massas, o manjericão também aparece no miojo para um gostinho especial. Para completar, adicione frango em tiras, cenoura e tomate.

51. Yakisoba com macarrão instantâneo: adora um prato com um toque oriental? Essa receita é para você. Além de legumes como pimentão e couve-flor, para um gosto especial, use shoyu e óleo de gergelim.

Receitas diferentes de macarrão

Foto: Reprodução / Vai comer o que

52. Macarrão caprese com frango: com frango e mussarela de búfala picados em tiras você faz um macarrão diferente e com cara de salada. O molho pesto e o tomate picado completam a refrescância do prato e as folhinhas de manjericão dão o toque final.

53. Macarrão de pupunha com bechamel de castanha-do-Pará: essa receita utiliza apenas ingredientes vegetais. O molho bechemel, conhecido também como molho branco, completa a receita. E para substituir palmitos tradicionais, utilize o tipo pupunha. Natural, é ótimo e leve para preparar à noite.

54. Macarrão à carbonara: quer saber como fazer um delicioso molho à carbonara sem creme de leite? Essa receita usa apenas queijo e ovos. Para completar, leva bacon, cebola, pimenta-do-reino e sal.

55. Macarrão com limão e frango à milanesa: o molho dessa massa é cremoso e o toque do limão siciliano traz um toque refrescante, sem ficar azedo demais. Para deixar o prato completo para o almoço, o macarrão é servido com frango à milanesa. É uma combinação de dar água na boca.

56. Macarrão com brócolis e ervilhas: parecido com o alho e óleo, essa massa é complementada com alguns vegetais que dão textura e sabor para o macarrão. Você pode adicionar seus temperos preferidos que fica uma delícia.

57. Macarrão de cogumelos com alho: apesar de diferente, essa receita é fácil de fazer. Basta refogar alho e adicionar o shitake. Coloque shoyu para temperar e adicione o macarrão. Para finalizar, é só colocar salsinha e cebolinha.

58. Macarrão primavera: o macarrão tem esse nome por ser todo colorido. Utilizando o tipo de macarrão penne tricolor, ervilhas e frango em cubos, a receita fica linda e cheia de sabor.

59. Macarrão marguerita: supersimples, esse macarrão vai te conquistar. Feito com o tipo “cabelo de anjo”, usa ingredientes comuns como tomate cereja e manjericão. Para servir, combine com frango ou pedaços de peixe.

60. Macarrão com molho de abacate e manjericão: essa combinação deliciosa fica pronta em apenas 15 minutos. Para o molho, bata o manjericão com alho e adicione o abacate aos poucos, junto com azeite, água e suco de limão.

61. Macarrão com palmito e alho-poró: por fim, que tal uma combinação diferente? A receita é simples, além de vegetariana e deliciosa. O molho fica bem cremoso e dá até para fazer com o que você já tem sobrando na geladeira.

Agora que você já sabe como fazer diversos pratos com macarrão, e com direito a acompanhamentos saborosos, só falta escolher sua receita favorita para fazer um prato delicioso!

Assuntos: Alimentação

Para você