Como fazer uma lista de compras para o supermercado e poupar tempo e dinheiro

Ir ao supermercado com uma lista bem organizada pode te salvar na hora das compras

Escrito por
Atualizado em 21.05.20

iStock

Você já percebeu que esqueceu de comprar alguma coisa de que precisava só quando já tinha voltado do supermercado? Na hora de fazer compras, apoiar-se na memória nem sempre basta. Sabendo disso, veja as dicas que preparamos para deixar sua ida ao mercado mais eficiente!

Continua após o anúncio

Por que fazer uma lista de compras?

Segundo a personal organizer Helo Henne, “a lista de supermercado serve para se organizar na hora das compras. Ela ajuda a não esquecer nenhum item, a não acumular alimentos e perdê-los devido o prazo de validade, a controlar os impulsos de consumo desnecessários, além de garantir economia e satisfação”.

Ou seja, além de otimizar sua ida ao mercado, montar uma lista de compras também é um modo de economizar, já que você sabe o que realmente precisa e evita cair na tentação de comprar outros produtos. Além disso, as listas também são ótimas formas de definir suas necessidades quando as compras são feitas por outra pessoa.

5 dicas para fazer uma lista de compras eficaz

iStock

Não há apenas uma forma ideal de fazer uma lista de compras. Afinal, é preciso adaptar a lista às suas necessidades e à frequência com a qual costuma ir ao supermercado. Mesmo assim, algumas dicas podem ajudar no processo e deixar a hora das compras mais prática. Confira:

1. Leve a lista escrita para o mercado

A dica pode parecer óbvia, mas nem sempre é, já que esquecer de levar a lista na hora das compras é bastante comum. Para não ter erro, prefira escrever a lista em suportes fáceis de transportar: folhas avulsas de papel, celular, pequenos cadernos. Cadernos grandes, computador e lousas podem ser muito práticos para fazer a lista em casa, mas não se esqueça de ter uma versão que possa ser levada com você!

2. Tenha uma lista pronta para usar como referência

Faça uma lista de todas as coisas que você costuma usar em casa e, na hora de ir ao supermercado, confira que itens dessa lista precisam ser comprados. Assim, você não corre o risco de esquecer de anotar alguma coisa e ainda aproveita para verificar o que já tem, conferindo quantidades e datas de validade.

3. Construa um cardápio e monte sua lista baseando-se nele

“As pessoas geralmente vão ao supermercado, fazem toda compra e depois vão montando cardápios de acordo com o que têm no armário.Para que você não desperdice produtos, deixando-os esquecidos na despensa, experimente fazer o contrário. Monte todo o seu cardápio – café da manhã, almoço, jantar ou lanche da noite – de acordo com a frequência que você vai às compras e então comece a montar sua lista em função no cardápio montado”, sugere Helo.

4. Separe por categorias

Dividir a lista em categorias é uma boa maneira de colocar os pensamentos em ordem e visualizar o que é necessário, além de facilitar a localização dos produtos no supermercado. Você pode separar o que precisa em: produtos de limpeza, higiene, vegetais, temperos, carnes, bebidas, itens de geladeira ou de despensa, etc.

Continua após o anúncio

5. Mantenha uma lista atualizada no dia a dia

Para não esquecer nada ao escrever tudo de uma vez, manter uma lista com atualizações frequentes é uma boa alternativa. Deixe a lista em um lugar visível (presa com ímã na porta da geladeira, por exemplo) e anote um produto a cada vez que você perceber, nas atividades do dia a dia, que ele precisará ser reposto.

3 apps para fazer lista de compras

Se você gosta de listas virtuais, uma opção é usar um aplicativo para organizar sua compras no supermercado. Mas, apesar de haver alguns aplicativos específicos para mercado, aplicativos simples de listas também servem muito bem. Veja nossas escolhas:

Google Keep

  • Totalmente gratuito
  • O mais simples de usar
  • Organização por cores para facilitar localização das listas
Listonic

  • Aplicativo específico para listas de mercado
  • Calcula quanto a compra deve custar
  • Listas compartilháveis
Remember the milk

  • Comporta várias listas
  • Lista de tarefas com data
  • As listas são compartilháveis com seus contatos

Uma lista de compras pronta para você usar

iStock

Se você prefere listas impressas ou mais simples, para usar no editor de texto do seu computador, também temos uma opção para você. No botão a seguir, você encontra um modelo que pode ser usado como base na criação da sua lista, sendo reorganizado de acordo com o que é essencial para sua casa.

Lista de compras (DOWNLOAD)

Continua após o anúncio

Ter uma lista de compras pronta para usar como referência facilita muito o processo de anotar os produtos necessários na compra da vez. O ideal é incluir nessa lista todos os produtos que são comumente usados na sua casa e que são comprados com regularidade.

Depois de baixar a lista, algumas opções são:

  • Imprimir várias cópias da lista e alterar as quantidades a cada compra;
  • Editar a lista no computador após verificar o que será necessário e imprimir versões atualizadas para cada ocasião;
  • Imprimir e prender na porta da geladeira ou da despensa para fazer anotações conforme os produtos vão acabando.

Com essas dicas, certamente suas compras serão muito mais organizadas e práticas!

5 erros que você deve evitar ao fazer a lista e ir ao mercado

iStock

Mesmo com a lista pronta, alguns cuidados podem ser tomados para deixar as compras de supermercado ainda mais práticas e eficazes. Confira dicas do que evitar para não perder o foco:

1. Fazer um intervalo muito longo entre as compras

Quanto maior o período entre idas ao supermercado, maior o número de itens que você precisará comprar de uma vez só. Em intervalos longos, a lista precisa ser grande e abranger tudo aquilo de que você precisará, o que torna a tarefa mais complicada. Portanto, se tiver disponibilidade, programe as compras para períodos menores.

2. Ir ao supermercado com fome

Ir às compras com fome pode se tornar um estímulo para gastar mais. Por impulso, você acaba se distraindo e comprando produtos que não precisa realmente.

3. Levar as crianças ao supermercado

Se você tem filhos e existe a opção de não levá-los para o supermercado, agarre a possibilidade. A grande quantidade de produtos é atrativa para os pequenos, que podem ficar cheios de pedidos e vontades, fazendo com que você leve para casa coisas que não tinha planejado comprar.

4. Fazer a lista sem conferir a despensa

Não saia de casa para fazer compras sem conferir como está sua despensa ou geladeira! Isso evita a compra de produtos que você já tem, permite a visualização do espaço disponível e faz com que você perceba eventuais produtos vencidos que precisam ser substituídos.

5. Comprar avulso

“Um dos principais erros é comprar avulso ou por impulso sem ter um cronograma, pois isso aumenta as possibilidades de comprar produtos desnecessários”, aponta Helo. Assim, evite ir ao mercado nos dias em que não se programou para isso – as chances de acabar levando para casa produtos dos quais não precisa são maiores nessas ocasiões.

Continua após o anúncio

Agora que você já sabe direitinho como fazer uma lista de compras, que tal aprender como guardar os alimentos em casa quando chegar do supermercado?

Assuntos: Organização