Aprenda a fazer leite de aveia, uma opção barata e repleta de benefícios

Escrito por
Em 11.09.20

iStock

Continua após o anúncio

O leite de aveia é mais uma opção de leite vegetal incrível! É um dos mais acessíveis e fáceis de fazer em casa, pois leva pouquíssimos ingredientes e pode ser incrementado da forma que você preferir. Acompanhe agora na matéria como fazê-lo, os principais benefícios e as melhores dicas!

Como fazer leite de aveia

iStock

Você vai precisar de

  • 1 xícara de aveia em flocos finos ou qualquer outro tipo de aveia;
  • 3 xícaras de água para hidratar a aveia;
  • 3 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente para dar a consistência;
  • 1 pitada de sal (opcional).

Passo a passo

  1. Coloque em um recipiente a aveia e cubra com as 3 xícaras de água;
  2. Deixe-a hidratando por no mínimo 2 horas ou preferencialmente de um dia para outro na geladeira;
  3. Depois, coe com uma peneira fina e descarte essa água;
  4. No liquidificador, adicione a aveia hidratada, as outras 3 xícaras de água e o sal, para realçar o sabor;
  5. Bata por aproximadamente 3 minutos;
  6. Use uma peneira fina, um pano de prato ou voal para coar o leite.

Depois disso, a preparação está prontinha e você pode conservar o leite de aveia na geladeira por até três dias, ou no congelador por até três meses. Aproveite ainda o resíduo para smoothies, sucos, sopa ou em uma receita de bolo para deixá-lo mais fofinho. A seguir, veja os principais benefícios que esse leite proporcionará à sua saúde!

7 benefícios do leite de aveia

Conversamos com Juliana Zanetti (CRN 19512), nutricionista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que separou uma listinha dos benefícios. Confira!

iStock

  1. Fonte de energia e nutrientes: de acordo com a nutricionista, o leite de aveia contém em torno de 80 Kcal por porção de 200ml. Além disso, possui aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, sais minerais e fibras essenciais para o equilíbrio do organismo.
  2. Proporciona saciedade: devido à presença de fibras, que permanecem no estômago por mais tempo, retardando a sensação de fome e auxiliando no emagrecimento.
  3. Combate ao colesterol: Juliana explica que esse efeito é derivado das fibras, que carregam as pequenas moléculas de gordura para o bolo fecal.
  4. Diminui a absorção das gorduras: isso porque a presença das fibras presentes nesse alimento, especificamente as beta-glucanas, atuam diretamente no trato gastrintestinal humano.
  5. Ajuda no controle glicêmico: devido à presença de fibras que auxiliam no tratamento de diabetes melito.
  6. Colabora para a regulação intestinal: as fibras possuem a capacidade de absorver líquidos e aumentar o volume do bolo fecal, desde que associado ao consumo de água.
  7. Excelente substituto para o leite de origem animal: pode ser consumido por indivíduos com intolerância à lactose e ser utilizado como substituído para produtos de origem animal, como o leite.

Na sequência, confira as melhores dicas e informações para incluir esse leite vegetal maravilhoso na sua alimentação!

Mais informações sobre leite de aveia para aproveitá-lo muito mais

Separamos para você vídeos com dicas para você fazer o leite de aveia delicioso e outras formas de incorporá-lo no seu dia a dia.

Leite de aveia com a textura perfeita

No vídeo, é dada a informação importantíssima de que aveia tem dois tipos de fibras, as insolúveis e as solúveis. As solúveis são aquelas que, ao se misturarem com a água, transformam-se em uma espécie de “gel”, deixando o leite mais viscoso. Para evitar esse efeito, a dica é adicionar pedras de gelo na hora de bater e, assim, terá uma textura perfeita!

Continua após o anúncio

Creme de leite feito a partir do leite de aveia

Ao bater a aveia com água no liquidificador, você acrescenta o óleo de semente de uva ou outro óleo vegetal neutro e o sal. Depois de coar, haverá um creme de leite com textura incrível para ser usado em diversas receitas!

Leite de aveia sem deixar de molho

A Pati Bianco ensina em seu canal como fazer esse leite de modo ainda mais fácil e rápido, usando o farelo de aveia em conjunto com a aveia em flocos. Você coloca ambos ingredientes direto no liquidificador com água morna. O grande segredo aqui é misturar esses dois tipos de aveia para garantir uma textura mais fluída.

Leite de aveia com essência de baunilha e tâmaras

Nessa receita, o diferencial para realçar o sabor é adicionar as tâmaras, uma pitada de sal e a essência de baunilha na hora de bater no liquidificador. Esses ingredientes, apesar de simples, darão um gostinho e adocicado natural ao leite.

Leite de aveia + dicas de receitas com os resíduos

Aqui, você aprende dicas de como usar os resíduos do leite vegetal e fazer um pão de frigideira. Essa receita leva poucos ingredientes, reaproveita os resíduos e fica deliciosa!

Além de ser prático, o leite de aveia caseiro é muito melhor do que os industrializados, porque você sabe realmente o que tem ali! Outro produto para fazer em casa com essa fibra e se certificar que a lista de ingredientes não é cheia de aditivos é o cookie, por isso, confira estas receitas de cookie de aveia.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação