Lasanha de frango: opção prática e saborosa para uma refeição caprichada

Utilizando a massa tradicional, feita com farinha ou substituindo-a por legumes, é possível ter um prato rico em sabores

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Tradicional da Itália, a lasanha surgiu como uma opção de refeição completa, elaborada com folhas de massa intercaladas com um recheio, originalmente feito com queijo e carne vermelha.

Enquanto a opção clássica da massa mantém-se com os ingredientes originais como a farinha de trigo, ovos e água, as diversas possibilidades de recheio fizeram com que este prato se tornasse um dos mais populares do mundo.

Versátil, atualmente existem variantes em que até suas folhas de massa são substituídas por legumes como berinjela, abobrinha e palmito, e suas opções de recheios ampliaram-se, através do uso de molhos variados, carne vermelha, opções vegetarianas, embutidos, frango, peixes e até frutos do mar. Ainda é possível preparar uma deliciosa alternativa doce do prato!

Dentre as versões mais práticas e queridas do paladar brasileiro, podemos citar a lasanha com recheio de frango, rica em proteínas e cheia de sabor. Confira a seguir uma seleção de saborosas receitas desta versão do prato:

Lasanhas de frango com massa tradicional

Foto: Reprodução / Aqui Na Cozinha

1. Lanha de frango ao molho branco: a base desta lasanha utiliza a massa própria para este prato pré-cozida, sendo necessário finalizar seu cozimento para que a mesma ganhe maciez. Para mais sabor, cozinhe o frango com dois caldos de galinha, adicione molho de tomate e temperos. O destaque fica para o molho branco, feito com leite, farinha de trigo, sal e manteiga.

Leia também: 16 saborosas receitas de lasanha de berinjela para uma dieta low carb

2. Lasanha de frango com catupiry: combinação clássica, aqui o queijo tipo catupiry é adicionado ao prato, garantindo cremosidade ao recheio da lasanha. A massa entra crua na montagem, lançando mão do molho de tomate em um estado bem líquido para ajudar a cozinhá-la no momento em que esta vai ao forno. Para decorar, queijo parmesão.

3. Lasanha de frango com palmito: nesta versão, os autores preparam também a massa. Devido a isso, estas tiveram de ser cozidas em água com sal, sendo retiradas no momento em que atingiram o ponto al dente. Para um recheio saboroso, o frango cozido e desfiado recebeu páprica picante e manjerona desidratada. O toque especial ficou por conta do creme de palmito substituindo o tradicional molho branco

4. Lasanha de frango com molho picante: para o recheio, o peito de frango foi cozido com a pele, juntamente como duas cenouras pequenas e uma diversidade de temperos. Já o molho, foi preparado com tomate enlatado sem pele, manjericão, alho, cebola e um molho de pimenta picante que ajuda a realçar o sabor do prato.

5. Lasanha de frango com creme de milho: que tal misturar dois pratos muito saborosos em um? Nesta versão, a massa de lasanha é integral, diminuindo as calorias do prato e aumentando os nutrientes. O creme de milho é preparado com milho verde enlatado, leite desnatado, sal, pimenta, alho e cebola. Para manter a leveza do prato, o queijo frescal é o eleito.

6. Lasanha de frango com espinafre: cremosidade é o carro chefe desta receita. Ao cozinhar o frango com cebola, aipo, alho e vinho branco, a carne ganha mais sabor. O delicioso molho leva creme de leite, molho de tomate e cream cheese, e o espinafre colore um creme especial, elaborado com queijo parmesão ralado e cream cheese.

Leia também: 41 receitas de lasanhas salgadas e doces para você preparar em casa

7. Lasanha de frango com milho e cenoura: aqui o frango já temperado com limão e cozido com água e sal ficou ainda mais delicioso ao ser refogado juntamente com cebola, milho verde, cenoura, extrato de tomate e páprica picante. Para fechar com chave de ouro, a última camada recebeu uma mistura de creme de ricota, além do topo ganhar pitadas de parmesão e orégano.

Lasanhas de frango com massas diferentes

Foto: Reprodução / Mosaico de Receitas

8. Lasanha de frango com mandioca e abobrinha: o diferencial desta receita está na massa, a qual é uma versão especial, feita de mandioca. O molho de tomate é comprado pronto, mas feito somente com tomates e a abobrinha cortada em cubinhos acompanha o peito de frango cozido e desfiado. Para adicionar mais sabor, utilize queijo cottage e manjericão.

9. Lasanha de frango com mandioquinha e alho-poró: aqui, a massa tradicional foi substituída por fatias finas de mandioquinhas temperadas com sal e pimenta e distribuídas por todo o refratário. O recheio ficou por conta do frango refogado juntamente com cebola, alho-poró, pimentão, sal e pimenta. Basta alternar cada uma das camadas e finalizar com uma generosa porção de queijo mozarela.

10. Lasanha de frango com massa de pastel: receita fácil e prática, utiliza a massa de pastel comprada pronta ao invés da tradicional massa pré-cozida. Utilizando poucos ingredientes, o molho conta apenas com creme de leite, molho de tomate caseiro e frango desfiado e temperado. Para a montagem, basta alternar a massa, o molho e adicionar queijo mussarela em fatias ou ralado.

11. Lasanha de frango com massa de panqueca: nesta versão, para intercalar o recheio, a massa de panqueca foi a eleita. Preparada com leite, farinha, ovos, sal, óleo e queijo parmesão ralado, deve ser preparada em uma frigideira antes da montagem do prato. O molho rico em sabor inclui ingredientes como o frango desfiado cozido, caldo de galinha, molho de tomate, catchup, mostarda e creme de leite.

Leia também: 15 receitas com peito de frango de dar água na boca

12. Lasanha de frango com massa de berinjela: no lugar da massa de farinha, berinjela cortada em fatias. Estas serão intercaladas com molho branco, frango desfiado cozido com legumes de sua preferência e refogados com molho de tomate. Por fim, basta polvilhar queijo ralado, cobrir com filme plástico com pequenos furinhos e levar ao forno.

13. Lasanha de frango com massa de abobrinha: versão leve deste tradicional prato, substitui a massa pré-cozida por fatias de abobrinha. Para um prato ainda mais saudável, o molho de tomate é preparado de forma caseira e o creme branco foi elaborado com leite de amêndoas, sendo uma boa opção para os intolerantes à lactose.

14. Lasanha de frango com massa de casca de banana verde: ao invés da massa, a autora utilizou casca de banana verde higienizada e cozida, enriquecendo a variedade de nutrientes do prato. Na hora da montagem, alterne as cascas de banana com molho de tomate caseiro, frango cozido desfiado e requeijão vegetal.

15. Rolinho de lasanha com frango e requeijão: aqui, em vez de utilizar a montagem tradicional da lasanha, o autor cortou a massa em fatias, recheou-as com requeijão cremoso, frango desfiado temperado, queijo parmesão e molho de tomate, fazendo pequenos rolinhos e acomodando-os em um refratário previamente untado com molho de tomate. Criativo e saboroso!

Seja em sua versão original, a qual utiliza-se de massa elaborada com farinha de trigo, ou ainda substituindo esta por legumes e até casca de frutas, a lasanha de frango é, sem dúvida nenhuma, um prato prático, versátil, bonito e cheio de sabor. Experimente!

Leia também: 11 receitas de panqueca de frango que beiram a perfeição

Dicas pela Web