Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Guia passo-a-passo para o planejamento do seu casamento

Está pensando em casar e nem sabe pode onde começar? Neste guia você descobre o que vai precisar para ter um casamento perfeito

em 05/07/2017

Foto: Thinkstock

Depois do frio na barriga que acompanha o tão esperado pedido de casamento, não existe uma noiva ou um noivo que, vez ou outra, não se pegue sonhando com a famosa hora do sim, com a viagem de lua de mel, com a casa nova, com os filhos e com tudo aquilo que um novo casal tem direito.

Tudo isso é natural e acontece porque o casamento é um dos mais importantes ritos de passagem da sociedade, uma instituição que sobrevive ao passar dos tempos e se adapta à modernidade.

Junto com o estado civil mudam-se as relações, as obrigações e, em tempos de redes sociais, mudar o status adquire uma conotação ainda mais ampla.

Para que tudo isso seja tão lindo na prática quanto nos seus sonhos, é importante ter em mente que o casamento perfeito requer muito planejamento, organização e trabalho. Foi pensando nisso que preparamos um pequeno guia que irá auxiliar casais em todos os passos necessários para chegar triunfante ao altar.

A escolha da data

Este talvez seja o primeiro dilema do casal. Alguns preferem escolher uma data com significado simbólico, outros buscam se adaptar às necessidades conciliando, por exemplo, com a data em que terão a casa montada. Também existem casais que escolhem a data pensando na viagem de lua de mel.

Seja qual for a modalidade em que você se encaixa, o ideal é escolher a data em comum acordo e com muito carinho, afinal, ela será comemorada por longos anos.

Planeje e marque a data com antecedência. Assim você pode escolher a igreja, o salão e os profissionais que deseja, driblando a concorrência que é grande, sobretudo em datas especiais como o mês de maio, conhecido por ser o mês das noivas.

Antecipar-se também é fundamental para poder parcelar os pagamentos em um número maior de vezes, já que a maioria dos serviços exige a quitação total até a data do evento. Quanto maior for o número de parcelas, mais fácil adaptá-las ao orçamento.

Leve em consideração também a possibilidade de contar com a presença das pessoas mais importantes para o casal e, depois de definir a data, é só avisar informalmente aos convidados mais próximos e começar a pensar no save the date, ou em português, reserve essa data.

Quando tiverem definido a data, lembrem-se de marcar férias ou licença no trabalho para evitar transtornos indesejáveis.

Tipo de casamento

O casal deve decidir como pretende que aconteça o casamento. A cerimônia será apenas no civil? Será no civil e no religioso no mesmo dia ou em dias separados? A recepção será formal ou informal? A festa acontecerá durante o dia ou noite? Será um evento para muitas ou poucas pessoas?

É fundamental que esses pontos sejam definidos para que possam seguir adiante alinhando os demais itens.

Escolha da igreja

Planejando com antecedência, você pode marcar a sua cerimônia na igreja dos seus sonhos, mas confira sempre o regulamento que traz regras quanto aos horários, curso preparatório para noivos, tolerância de atrasos, quantidade de padrinhos que podem ficar no altar, a ordem da entrada dos pajens e até o estilo de música.

Dependendo da igreja escolhida, você deverá contratar música, decoração e cerimonialistas da própria igreja, mas existem aquelas que oferecem total liberdade de escolha.

Orçamentos e contratação de profissionais e serviços

A lista de profissionais contratados para uma festa de casamento é grande. Algumas empresas oferecem pacotes fechados, mas alguns noivos preferem pesquisar mais para encontrar preços mais acessíveis.

Antes de escolher o espaço onde ocorrerá a recepção, é fundamental que você faça uma visita, se possível em um dia em que esteja acontecendo alguma festa. Tire todas as suas dúvidas e observe todos os detalhes. Verifique a cozinha, sistema de refrigeração, banheiros, espaço de estacionamento (se houver).

Para contratar serviços de buffet, bem casados, doces, bolo e bebidas, recomenda-se uma ou mais sessões de degustação. Os comes e bebes são um dos pontos que mais chamam atenção em uma recepção e, se forem mal escolhidos, podem colocar tudo a perder. Por exemplo, enquanto o bolo cenográfico deve ser visualmente atraente, o bolo a ser servido deve ser saboroso à altura da beleza do bolo cenográfico.

Muitos salões de beleza oferecem o dia da noiva e também do noivo, mas para evitar surpresas desagradáveis, pense na possibilidade de se produzir com a ajuda de um profissional que você já conhece.

Se o seu salão não oferecer este serviço, fique à vontade para fazer testes de maquiagem, cabelo e unhas em outro salão. Marque também tratamentos de beleza como limpeza de pele e depilação para os dias que antecedem o casamento, eles são ótimos para você chegar com a pele impecável.

Você também deve conhecer previamente o trabalho de fotógrafos, videomakers, equipe de iluminação, de música e decoradores para poder ter certeza de que tudo dará certo na hora tão esperada.

Como toda noiva tem uma flor preferida, é necessário ficar atenta para um detalhe importante: a época das flores varia e, talvez, a data do seu casamento não coincida com a época de colheita da flor tanto para a confecção de arranjos quanto para o buquê da noiva e da daminha, que devem combinar com a decoração.

Caso o seu buffet e salão não ofereçam, você também terá que contratar garçons, seguranças e manobristas.

Contar com a ajuda de uma assessoria de casamento pode ser uma mão na roda. Eles são especializados na realização de eventos e, além de poderem indicar profissionais parceiros, aumentando a sua economia, esses profissionais são essenciais para cuidar de todos os detalhes não deixando que nada passe despercebido e, principalmente, para que no dia do casamento você tenha a tranquilidade para apenas aproveitar o grande momento.

São eles que fazem contato com fornecedores, recebem e etiquetam presentes que são levados para o salão, orientam os noivos quanto ao roteiro da festa, isto é, hora da dança, hora da retrospectiva. Caso o seu assessor não ofereça, peça-o para levar um kit de primeiros socorros, com analgésicos, meias calças novas, grampos, linha, agulha, esmalte e coisas que você ou os seus convidados podem precisar de última hora.

Se a família dos noivos tiver um número significativo de crianças, contratar monitores infantis pode ser uma boa pedida para distrair a criançada.

Custos, orçamentos e contratos

Logo que começar o planejamento, crie uma planilha. Ao conhecer cada tipo de serviço, anote os custos. Tenha tudo sempre na ponta do lápis para não perder a noção e ultrapassar o orçamento e também para comparar.

Sempre que contratar uma empresa ou serviço, exija e guarde o contrato e fique atento aos vencimentos dos pagamentos.

Lista de convidados

Padrinhos e madrinhas, tanto do civil quanto do religioso, devem ser convidados com maior antecedência e pessoalmente. Se morarem longe, o contato pode ser por telefone, mas com a mesma antecedência. Assim eles terão tempo para se programar, escolher o presente e se for o caso fazer reserva em hotel e comprar passagens.

Os demais convidados devem ser anotados em uma lista que deve ser revista algumas vezes para não correr o risco de esquecer ninguém. Da mesma forma, se o número de convidados estiver acima das possibilidades dos noivos, a solução é eliminar as pessoas menos íntimas e dar prioridades àqueles que fazem parte do convívio e familiares próximos.

Lua de mel

Ah, a lua de mel. Alguns casais esperam mais por este momento do que pelo próprio casamento. E pudera, é uma viagem mágica que, mesmo que seja na praia e faça frio todos os dias, será inesquecível. É a hora do casal recuperar as energias e se preparar para começar de fato a vida a dois.

Visite com antecedência agências de viagem e se informem a respeito dos roteiros oferecidos. Se a viagem for internacional, atente-se para a necessidade de colocar o passaporte em dia, bem como tirar vistos e tomar vacinas.

Se a viagem não estiver marcada para acontecer na sequência da festa, reserve uma suíte em um hotel para uma noite de núpcias regada a muito romantismo.

Conheça os 10 destinos internacionais mais desejados para lua de mel:

<p>A <strong>Suíça</strong> se destaca pelos seus famosos Alpes e lagos belíssimos. Esta combinação de montanhas e águas azuis produz algumas das paisagens mais fenomenais do mundo. A Suíça é um dos destinos mais procurados pelos recém-casados que preferem as montanhas e o frio para aproveitar a lua-de-mel. A melhor época para desfrutar da neve vai de dezembro a março.</p>
<p> Um passeio às cidades de Zurique, Lugano, Genebra, Interlaken, a cidade alpina de St. Moritz, além do passeio de trem no Glacier Express, estão entre os principais programas para os recém-casados na Suíça. Aproveite a noite para um jantar romântico e não deixe de provar os chocolates suíços. Apesar de não ser tão barato, as cidades na Suíça dispõem de ótimos centros para fazer compras. </p>

A Suíça se destaca pelos seus famosos Alpes e lagos belíssimos. Esta combinação de montanhas e águas azuis produz algumas das paisagens mais fenomenais do mundo. A Suíça é um dos destinos mais procurados pelos recém-casados que preferem as montanhas e o frio para aproveitar a lua-de-mel. A melhor época para desfrutar da neve vai de dezembro a março.

Um passeio às cidades de Zurique, Lugano, Genebra, Interlaken, a cidade alpina de St. Moritz, além do passeio de trem no Glacier Express, estão entre os principais programas para os recém-casados na Suíça. Aproveite a noite para um jantar romântico e não deixe de provar os chocolates suíços. Apesar de não ser tão barato, as cidades na Suíça dispõem de ótimos centros para fazer compras.

<p> A <strong>África do Sul</strong> é hoje um dos destinos turísticos mais procurados devido a grande variedade de programas que o lugar oferece. É muito indicado para os casais que desejam fazer uma viagem aventureira e ao mesmo tempo aproveitar para descansar nas praias ou fazer compras. Para o planejamento da lua-de-mel na África do Sul, você pode começar escolhendo um dos diversos lodges localizados na principal área do <strong>Kruger National Park</strong>, o maior parque nacional da África do Sul. Durante o dia, desfrute belas paisagens naturais, faça um safári exploratório e também aproveite para relaxar nas piscinas abertas com vista para a natureza. Durante a noite aproveite para jantar à luz de velas com o seu amado.</p>
<p> Para quem deseja aproveitar um dia de praia, Durban é o lugar mais indicado. Aproveitem para curtir um dia de sol nas belíssimas praias do lugar. Para terminar a viagem reserve um dia para fazer excelentes compras na Cidade do Cabo e desfrute dos pratos típicos africanos nos diversos restaurantes e cafés da cidade.</p>

A África do Sul é hoje um dos destinos turísticos mais procurados devido a grande variedade de programas que o lugar oferece. É muito indicado para os casais que desejam fazer uma viagem aventureira e ao mesmo tempo aproveitar para descansar nas praias ou fazer compras. Para o planejamento da lua-de-mel na África do Sul, você pode começar escolhendo um dos diversos lodges localizados na principal área do Kruger National Park, o maior parque nacional da África do Sul. Durante o dia, desfrute belas paisagens naturais, faça um safári exploratório e também aproveite para relaxar nas piscinas abertas com vista para a natureza. Durante a noite aproveite para jantar à luz de velas com o seu amado.

Para quem deseja aproveitar um dia de praia, Durban é o lugar mais indicado. Aproveitem para curtir um dia de sol nas belíssimas praias do lugar. Para terminar a viagem reserve um dia para fazer excelentes compras na Cidade do Cabo e desfrute dos pratos típicos africanos nos diversos restaurantes e cafés da cidade.

<p>Se você procura um destino paradisíaco para descansar durante a sua <strong>lua de mel</strong>, <strong>Aruba</strong> é a escolha perfeita. O lugar é composto por faixas de areia branca e um imenso mar azul cristalino localizado no sul do Caribe. Uma das vantagens de Aruba é a localização, pois se encontra fora da rota dos furacões, portanto você pode planejar a sua viagem tranquilamente em todas as épocas do ano. É mais vantajoso escolher uma época fora da alta temporada - de dezembro a abril - onde os preços são mais acessíveis.</p>
<p> O lugar é composto por uma programação que atende todos os gostos. Para o dia aproveite os passeios de barco, submarino e 4x4. Durante a noite desfrute de um jantar à dois em um dos diversos restaurantes do local, e não deixe de passear pelo centrinho da capital que tem uma arquitetura linda, com um pequeno comércio para fazer algumas compras. Termine sua noite se divertindo em dos cassinos na cidade. </p>

Se você procura um destino paradisíaco para descansar durante a sua lua de mel, Aruba é a escolha perfeita. O lugar é composto por faixas de areia branca e um imenso mar azul cristalino localizado no sul do Caribe. Uma das vantagens de Aruba é a localização, pois se encontra fora da rota dos furacões, portanto você pode planejar a sua viagem tranquilamente em todas as épocas do ano. É mais vantajoso escolher uma época fora da alta temporada – de dezembro a abril – onde os preços são mais acessíveis.

O lugar é composto por uma programação que atende todos os gostos. Para o dia aproveite os passeios de barco, submarino e 4×4. Durante a noite desfrute de um jantar
à dois em um dos diversos restaurantes do local, e não deixe de passear pelo centrinho da capital que tem uma arquitetura linda, com um pequeno comércio para fazer algumas compras. Termine sua noite se divertindo em dos cassinos na cidade.

<p>Um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos, <strong>Dubai</strong> é um dos mais concorridos destinos turísticos do Oriente Médio. A modernidade vem à tona com muito luxo, exuberância e arquitetura futurista. Brilhantes arranha-céus, inclusive o prédio mais alto do mundo, além do maior shopping do mundo, com grifes internacionais entre outras atrações. Tudo isso ao lado de muita tradição, história e cultura.</p>
<p>Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Creek Side Park, um jardim botânico que une uma visão única da natureza aliada à tecnologia. Quem visita a cidade também não pode deixar de conhecer e fotografar de perto o Burj Al Arab, o hotel mais alto do mundo com 321 metros de altura. Para quem adora fazer compras, o Burjuman é uma ótima opção pois é onde se concentram a maioria das marcas internacionais. </p>
<p>Desfrute das comidas típicas asiáticas em um dos mais nobres e conceituados restaurantes do lugar, o Ashiana. E para quem prefere frutos do mar, vale a pena aproveitar uma noite para jantar no Pierchic. </p>

Um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos, Dubai é um dos mais concorridos destinos turísticos do Oriente Médio. A modernidade vem à tona com muito luxo, exuberância e arquitetura futurista. Brilhantes arranha-céus, inclusive o prédio mais alto do mundo, além do maior shopping do mundo, com grifes internacionais entre outras atrações. Tudo isso ao lado de muita tradição, história e cultura.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Creek Side Park, um jardim botânico que une uma visão única da natureza aliada à tecnologia. Quem visita a cidade também não pode deixar de conhecer e fotografar de perto o Burj Al Arab, o hotel mais alto do mundo com 321 metros de altura. Para quem adora fazer compras, o Burjuman é uma ótima opção pois é onde se concentram a maioria das marcas internacionais.

Desfrute das comidas típicas asiáticas em um dos mais nobres e conceituados restaurantes do lugar, o Ashiana. E para quem prefere frutos do mar, vale a pena aproveitar uma noite para jantar no Pierchic.

<p>A <strong>Grécia</strong> é um dos países de maior riqueza histórica e cultural do mundo. Conhecido como berço da civilização, a Grécia antiga deixou para a humanidade uma infinidade de palácios, templos, monumentos, teatros entre outras construções. A cultura da região somada a beleza natural das ilhas e da Grécia continental tornam o lugar incrível. A Grécia é indicada para os recém-casados que desejam fazer uma viagem com conteúdo e paisagens incríveis.</p>
<p> A melhor época para ir à Grécia é de junho a agosto, pois o clima é mais quente e com pouco vento. Entre as diversas ilhas gregas a mais famosa é a Mikonos localizada no arquipélago das Cíclades. As construções – predominantemente de cor branca - são todas em cima de morros e a vista é de tirar o folego de qualquer pessoa. Os barcos e cruzeiros são excelentes opções de meios de transporte para conhecer as outras ilhas.</p>
<p> As igrejas também são marcas registradas do povo grego. Vale a pena tirar um dia para visitar e conhecer a cultura religiosa da civilização grega. Para festas e baladas Atenas é o melhor lugar tanto durante o dia como à noite. A culinária grega também é imperdível: tipicamente mediterrânea com temperos que dão um toque especial para cada prato. Não deixe de saborear. </p>

A Grécia é um dos países de maior riqueza histórica e cultural do mundo. Conhecido como berço da civilização, a Grécia antiga deixou para a humanidade uma infinidade de palácios, templos, monumentos, teatros entre outras construções. A cultura da região somada a beleza natural das ilhas e da Grécia continental tornam o lugar incrível. A Grécia é indicada para os recém-casados que desejam fazer uma viagem com conteúdo e paisagens incríveis.

A melhor época para ir à Grécia é de junho a agosto, pois o clima é mais quente e com pouco vento. Entre as diversas ilhas gregas a mais famosa é a Mikonos localizada no arquipélago das Cíclades. As construções – predominantemente de cor branca – são todas em cima de morros e a vista é de tirar o folego de qualquer pessoa. Os barcos e cruzeiros são excelentes opções de meios de transporte para conhecer as outras ilhas.

As igrejas também são marcas registradas do povo grego. Vale a pena tirar um dia para visitar e conhecer a cultura religiosa da civilização grega. Para festas e baladas Atenas é o melhor lugar tanto durante o dia como à noite. A culinária grega também é imperdível: tipicamente mediterrânea com temperos que dão um toque especial para cada prato. Não deixe de saborear.

<p> Uma lua-de-mel na <strong>Jamaica</strong> promete deixar qualquer casal recém-casado satisfeito. O destino é famoso por suas belas praias de águas cristalinas e areias brancas, além de uma cultura muito rica. A música e a culinária jamaicana agradam a maioria dos brasileiros, porém é necessário um cuidado especial com a pimenta, tempero típico do lugar. Kingston, Negril, Ocho Rios e Montego Bay são as principais cidades da ilha e possuem atrações e histórias únicas, assim como os resorts e as praias que as cercam.</p> <p>Uma das vantagens da ilha é que ela fica a apenas uma hora e meia de Miami, portanto é bem fácil chegar até o local. Para as compras escolha a feira de Ocho Rios, uma espécie de shopping dutyfree com uma arquitetura que lembra uma réplica do Taj Mahal. Evite marcar sua viagem entre os meses de agosto a novembro, pois nessa época aumentam os riscos de furacões.</p>

Uma lua-de-mel na Jamaica promete deixar qualquer casal recém-casado satisfeito. O destino é famoso por suas belas praias de águas cristalinas e areias brancas, além de uma cultura muito rica. A música e a culinária jamaicana agradam a maioria dos brasileiros, porém é necessário um cuidado especial com a pimenta, tempero típico do lugar. Kingston, Negril, Ocho Rios e Montego Bay são as principais cidades da ilha e possuem atrações e histórias únicas, assim como os resorts e as praias que as cercam.

Uma das vantagens da ilha é que ela fica a apenas uma hora e meia de Miami, portanto é bem fácil chegar até o local. Para as compras escolha a feira de Ocho Rios, uma espécie de shopping dutyfree com uma arquitetura que lembra uma réplica do Taj Mahal. Evite marcar sua viagem entre os meses de agosto a novembro, pois nessa época aumentam os riscos de furacões.

<p>As <strong>Ilhas Maldivas</strong> são um paraíso. O destino é famoso por suas imensas ilhas rodeadas por um mar cristalino de cor azul turquesa e praias de areia branca. Por ser um lugar isolado o transporte é um pouco mais difícil. A melhor época do ano para visitar as Ilhas Maldivas é de dezembro a abril, onde a probabilidade de chuvas é menor.</p>
<p> Para aproveitar a sua viagem com segurança verifique se todas as vacinas estão em dia e se proteja com muito filtro solar e chapéu. Dentre os atrativos locais, são oferecidos vários cursos de mergulho para turistas, onde é possível ver a imensa diversidade natural. Para compras e programas noturnos, visite a capital Malé e aproveite para conhecer a cultura e costumes da população que vive nas ilhas. </p>

As Ilhas Maldivas são um paraíso. O destino é famoso por suas imensas ilhas rodeadas por um mar cristalino de cor azul turquesa e praias de areia branca. Por ser um lugar isolado o transporte é um pouco mais difícil. A melhor época do ano para visitar as Ilhas Maldivas é de dezembro a abril, onde a probabilidade de chuvas é menor.

Para aproveitar a sua viagem com segurança verifique se todas as vacinas estão em dia e se proteja com muito filtro solar e chapéu. Dentre os atrativos locais, são oferecidos vários cursos de mergulho para turistas, onde é possível ver a imensa diversidade natural. Para compras e programas noturnos, visite a capital Malé e aproveite para conhecer a cultura e costumes da população que vive nas ilhas.

<p>A capital da França é considerada uma das cidades mais charmosas do mundo, e não é por acaso que ela ocupa esse posto. Para os recém-casados, Paris é uma opção de viagem que une o lazer, a cultura e o romantismo. Durante um passeio em Paris, o turista mergulha na história e nas conquistas de Napoleão, inclusive gravadas no Arco do Triunfo, um dos cartões postais da "cidade da luz". A Torre Eiffel contrasta com a Catedral de Notre Dame, símbolo de fé e religiosidade.</p>
<p> A cultura e a história da cidade podem ser vistas também no Museu Rodin e no Louvre. A parte gastronômica da França é igualmente enorme. Visite o bistrô histórico Cremeriè Restaurant Polidor e desfrute do melhor da culinária francesa em um lugar aconchegante e romântico.</p>
<p> Para comprar a Galeries Lafayette – famosa loja de departamento francesa – é uma excelente opção. Lá você encontra produtos de beleza, roupas e acessórios.</p>
<p> A melhor época para viajar para Paris é entre os meses de julho a outubro, onde o clima é agradável. Nas férias de final de ano você corre o risco de não aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer devido às baixas temperaturas. </p>

A capital da França é considerada uma das cidades mais charmosas do mundo, e não é por acaso que ela ocupa esse posto. Para os recém-casados, Paris é uma opção de viagem que une o lazer, a cultura e o romantismo. Durante um passeio em Paris, o turista mergulha na história e nas conquistas de Napoleão, inclusive gravadas no Arco do Triunfo, um dos cartões postais da “cidade da luz”. A Torre Eiffel contrasta com a Catedral de Notre Dame, símbolo de fé e religiosidade.

A cultura e a história da cidade podem ser vistas também no Museu Rodin e no Louvre. A parte gastronômica da França é igualmente enorme. Visite o bistrô histórico Cremeriè Restaurant Polidor e desfrute do melhor da culinária francesa em um lugar aconchegante e romântico.

Para comprar a Galeries Lafayette – famosa loja de departamento francesa – é uma excelente opção. Lá você encontra produtos de beleza, roupas e acessórios.

A melhor época para viajar para Paris é entre os meses de julho a outubro, onde o clima é agradável. Nas férias de final de ano você corre o risco de não aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer devido às baixas temperaturas.

<p>As águas límpidas, os frutos e as flores são marcas registradas do <strong>Taiti</strong>. A hospitalidade do lugar também é revelada na chegada, quando os turistas são recebidos com colares de flores e drinques exóticos.</p> <p>Localizado na Polinésia Francesa, o lugar é famoso por suas 180 ilhas com paisagens exuberantes. A principal ilha do arquipélago é a Papeete onde se concentram os principais vôos internacionais e que é o ponto de partida para as demais ilhas.</p>
<p>Aproveite o dia para curtir as maravilhas naturais das ilhas, como o mergulho e o surf, por exemplo. Durante a noite visite Bora Bora – a ilha mais badalada – para jantar em um dos restaurantes com peixes e frutos do mar como especiaria. Para terminar a noite aproveite as músicas típicas em um luau à beira mar. </p>
<p>Não deixe de se hospedar pelo menos um dia em um bangalô sobre as águas, a vista é inesquecível. Assistir um show de dança típica taitiana e andar de piroga – embarcação tradicional do lugar – são programas essenciais.</p>

As águas límpidas, os frutos e as flores são marcas registradas do Taiti. A hospitalidade do lugar também é revelada na chegada, quando os turistas são recebidos com colares de flores e drinques exóticos.

Localizado na Polinésia Francesa, o lugar é famoso por suas 180 ilhas com paisagens exuberantes. A principal ilha do arquipélago é a Papeete onde se concentram os principais vôos internacionais e que é o ponto de partida para as demais ilhas.

Aproveite o dia para curtir as maravilhas naturais das ilhas, como o mergulho e o surf, por exemplo. Durante a noite visite Bora Bora – a ilha mais badalada – para jantar em um dos restaurantes com peixes e frutos do mar como especiaria. Para terminar a noite aproveite as músicas típicas em um luau à beira mar.

Não deixe de se hospedar pelo menos um dia em um bangalô sobre as águas, a vista é inesquecível. Assistir um show de dança típica taitiana e andar de piroga – embarcação tradicional do lugar – são programas essenciais.

<p>Símbolo vivo do romantismo, <strong>Veneza</strong> – localizada no nordeste da Itália - inspira os sonhos de muitos casais ao redor do mundo. Canais cortados por pontes em arco, gôndolas deslizando pelas águas e palácios medievais formam a identidade desta cidade mística que está na lista de desejo de viagem da maioria das pessoas. </p>
<p>A cidade recebe turistas de diversas partes do mundo durante o ano todo. Para desfrutar da beleza dessa cidade é necessário disposição para acordar cedo e andar muito para conhecer cada canto dela. Na Praça de São Marcos - principal ponto turístico da cidade - é onde está localizada a Basílica de São Marcos e a Torre do Relógio. Aproveite para passear e fotografar a praça que é coberta pelos pombos da cidade. Desfrute também de um café da manhã no Caffè Florian, aberto em 1720 - o café mais antigo da cidade. Peça um chocolate quente e aproveite para ler um livro e namorar. Para o almoço conheça o cardápio de comida italiana e a imensa carta de vinhos do Le Bistro de Veneze. O ambiente romântico do restaurante Antico Martini é ideal para um jantar a dois. </p>
<p>Veneza também é um excelente lugar para compras. Visite o Annick Goutal, ótimo lugar para comprar perfumes e não deixe de conhecer a Bottega Veneta, onde estão localizadas as principais grifes italianas.</p>

Símbolo vivo do romantismo, Veneza – localizada no nordeste da Itália – inspira os sonhos de muitos casais ao redor do mundo. Canais cortados por pontes em arco, gôndolas deslizando pelas águas e palácios medievais formam a identidade desta cidade mística que está na lista de desejo de viagem da maioria das pessoas.

A cidade recebe turistas de diversas partes do mundo durante o ano todo. Para desfrutar da beleza dessa cidade é necessário disposição para acordar cedo e andar muito para conhecer cada canto dela. Na Praça de São Marcos – principal ponto turístico da cidade – é onde está localizada a Basílica de São Marcos e a Torre do Relógio. Aproveite para passear e fotografar a praça que é coberta pelos pombos da cidade. Desfrute também de um café da manhã no Caffè Florian, aberto em 1720 – o café mais antigo da cidade. Peça um chocolate quente e aproveite para ler um livro e namorar. Para o almoço conheça o cardápio de comida italiana e a imensa carta de vinhos do Le Bistro de Veneze. O ambiente romântico do restaurante Antico Martini é ideal para um jantar a dois.

Veneza também é um excelente lugar para compras. Visite o Annick Goutal, ótimo lugar para comprar perfumes e não deixe de conhecer a Bottega Veneta, onde estão localizadas as principais grifes italianas.

Trajes

O vestido da noiva é um capítulo à parte. A noiva em si é o centro das atenções de qualquer cerimônia de casamento. Todas querem se sentir lindas, esplêndidas e todos esperam ansiosos para conhecer o modelo escolhido, um segredo que tradicionalmente é guardado a sete chaves. Escolha o modelo que favoreça o seu tipo físico e lhe deixe confortável. Na hora das provas, leve o sapato que será utilizado e nas últimas provas, leve todos os acessórios para garantir o sucesso. E não se esqueça dos trajes íntimos da lua de mel, que podem ou não ser brancos, dependendo do estilo da noiva.

Para as noivas que não abrem mão de se esbaldar na festa, a tendência é a troca dos vestidos, usando um mais discreto na cerimônia e outro, geralmente mais curto, durante a festa. Assim a noiva aproveita toda a pompa e circunstância da igreja, sem deixar de aproveitar a badalação.

Fica a critério dos noivos escolherem juntos com padrinhos e madrinhas os modelos e cores das roupas padronizando ou não. A roupa do noivo deve se destacar entre os trajes dos padrinhos e a dos pajens deve ser definida na companhia dos pais das crianças. Pais e mães dos noivos merecem uma atenção especial na hora de escolher os tons usados. A ideia é que se sobressaiam sem tirar a atenção dos noivos.

Alianças

Fazer uma surpresa e mostrar a aliança para a noiva só na hora da cerimônia é um encanto, mas se tiver intenção de fazer isso, certifique-se de que a aliança está no tamanho certo. Se forem utilizar as mesmas alianças do noivado, não esqueçam de levar para polir para que esteja como nova no casamento.

Convite de casamento

O convite do casamento pode ser simples ou personalizado de acordo com a personalidade dos noivos. A entrega deve ser feita com pelo menos dois meses de antecedência. Confirme todos os endereços e, se achar necessário, contrate um calígrafo. Sua assessora pode cuidar do serviço de RSVP, que é a confirmação de presença dos convidados.

Lista de presentes

Se os noivos precisarem, poderão contar com a ajuda de suas mães para definir os itens necessários para confeccionar a lista de presentes. Toda experiência nessa hora é bem vinda para escolher coisas realmente úteis. Tente escolher mais de uma loja dando aos convidados maior possibilidade de escolha.

Outra opção é a lista de viagem, mais utilizada por noivos que já têm tudo o que a casa precisa. Cada convidado compra uma cota para a viagem ou passeios que serão desfrutados na lua de mel do casal.

Enxoval e chá de panela

Alguns itens básicos a noiva deve ir comprando aos poucos como artigos de cama, mesa e banho que formam o enxoval. Já os utensílios de cozinha costumam ganhar no chá de panela, que pode ser exclusivo para mulheres ou no modelo chá-bar, onde as mulheres presenteiam com artigos de cozinha e os homens com bebidas.

Detalhes que fazem toda a diferença

Além de tudo o que já foi apresentado, não se esqueça dos detalhes da festa: bem casados, lembrancinha para convidados e padrinhos, topo de bolo personalizado ou tradicional, sapinho ou Santo Antônio para jogar com o buquê, apetrechos para baile, cartões de agradecimento pela presença, o veículo que conduzirá a noiva para a igreja e os noivos para o local da festa.

Todos esses artigos são opcionais, mas com eles você deixa a festa com a sua cara, seja ela mais tradicional ou descontraída.

Músicas, dança dos noivos e flashback

Defina junto com a equipe de som as músicas que devem ser tocadas tanto na igreja quanto na festa. Escolher ritmos diversificados é uma boa opção para agradar a todos os convidados.

Alguns casais surpreendem os convidados fazendo uma dança especial em um momento estratégico da festa, geralmente após o jantar e antes de iniciar o baile dançante. Na internet, existem vários exemplos criativos e inusitados para você se inspirar. Se quiser algo mais diferente, contrate um coreógrafo e esteja disposto a ensaiar bastante para fazer bonito.

Um dos momentos de grande comoção na festa é na hora da retrospectiva dos noivos. Você pode montar, com a ajuda da equipe de vídeo, uma sessão de fotos, fazer uma declaração de amor surpresa ou mesclar com slides de fotos do casal durante o relacionamento. A nova tendência são os vídeo love story, onde os casais gravam um vídeo representando a própria história de amor. Inspire-se com a love story do vídeo:

Portanto, trabalho, dedicação e planejamento são as palavras-chave para um casamento de sucesso. Acreditamos que, com isso em mente e com todas essas dicas, vocês estarão prontos para arrasar e começar com o pé direito a serem felizes para sempre.

Comentários
Dicas relacionadas