Casamento na praia: guia completo para um evento inesquecível

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Um cenário naturalmente lindo, uma experiência inesquecível para grande parte dos convidados e a realização de um sonho para os noivos. O casamento na praia é, sem dúvidas, desejo entre muitos casais! Mas, esta escolha merece atenção aos mínimos detalhes: o local exato do evento, a acomodação dos convidados, o deslocamento (ou não) dos fornecedores, entre muitos outros pontos.

Abaixo você confere algumas dicas para que esse tipo de casamento seja um sucesso do começo ao fim; ou, simplesmente, para que você possa avaliar se realmente está disposta a se casar na praia, tendo em mente os prós e contras desta decisão.

O que você precisa saber para organizar um casamento na praia

Foto: iStock

Todo casamento exige um grande planejamento, um bom profissional à frente de toda a organização, muita atenção aos detalhes, entre outros pontos. Mas, um casamento na praia, sem dúvidas, tem suas particularidades.

Tenha um plano B

O consultor matrimonial Estênio Azevedo explica que todo casamento exige uma preocupação, por parte dos organizadores do evento, em relação a questões negativas que possam ocorrer e “tirar o cronograma do evento do eixo”. “No caso específico de um casamento na praia, existe principalmente a questão da natureza como um fator de preocupação, pois ficamos muito mais vulneráveis. É preciso considerar que pode chover e, neste caso, um plano B se faz fundamental”, diz.

Leia também: 10 dicas para acertar na escolha do seu site de casamento

“As opções neste caso de chuva são contar com uma tenda ou passar o evento para a parte interna de um salão, por exemplo. Mas a questão é que quem quer casar na praia (geralmente) quer se casar ao ar livre, com o barulho das ondas, com a brisa do mar etc. E, a partir do momento que você precisa aplicar o plano B, este sonho estará sendo cortado”, comenta o consultor matrimonial.

Pense bem na escolha do local

Ao menos que o casal já tenha outra “ideia fixa” em mente, a dica é apostar em cidades que tenham boa infraestrutura para fazer eventos. Pois, se não for assim, o evento vai envolver frete e logística que vão deixar o casamento muito mais complexo e caro! Algumas praias, como Ilhabela, Búzios e Trancoso, por exemplo, estão preparadas para este tipo de evento e contam com bons profissionais locais.

Pense sobre a escolha da data

Todo casamento tem como um dos principais “pontos de partida” a escolha da data, afinal, ela determinará muitos detalhes do evento. No caso de um casamento na praia em especial, a data deve ser pensada de forma muito cuidadosa, por exemplo, considerando se o mês escolhido é ou não muito propício a chuvas e temporais.

“Convém, por exemplo, fazer um casamento na praia no inverno? Neste caso, vou conseguir oferecer o conforto necessário para os convidados?”, “Vou realizar o casamento durante um feriado prolongado para que os convidados consigam se programar melhor para a viagem?”… Esses são alguns dos pontos que merecem atenção.

Saiba que terá burocracias

Azevedo ressalta que um casamento na praia implica em uma série de autorizações, principalmente da prefeitura local, mas, às vezes, também de órgãos de proteção ambiental (no caso de uma praia mais deserta, por exemplo).

Leia também: 80 vestidos de noiva simples para você se apaixonar

“Mas, em muitas praias já existem resorts, hotéis, que disponibilizam uma área para realização da cerimônia do casamento, tendo depois um salão, área coberta ou gramado, por exemplo, disponível para a realização da festa”, comenta o consultor matrimonial.

Reflita sobre a escolha dos fornecedores

Outro ponto importante é pensar se você contratará fornecedores da cidade em que você mora ou da cidade onde será realizado o evento. No primeiro caso, o custo pode ficar bem alto devido ao deslocamento, porém, tem-se a vantagem de se contratar profissionais que você já conhece/gostaria de contratar.

Agora, caso decida contratar profissionais na cidade em que será realizado o casamento, provavelmente o gasto será menos elevado. Porém, isto exige uma boa pesquisa e a possibilidade de você ir várias vezes para a cidade em questão durante os preparativos do casamento.

Alguns convidados não irão

Casar na praia oferece à maioria dos convidados uma experiência especial, mas, também, algumas dificuldades para muitos deles! Infelizmente, nem todos conseguem se deslocar até a cidade em que será realizado o evento, seja por motivos de trabalho, questões financeiras, etc..

É preciso ter ciência disso e não se aborrecer caso fique sabendo que um parente ou amigo especial não conseguirá ir ao seu casamento. Naturalmente, num casamento na praia, o número de convidados faltantes é maior do que num evento realizado na própria cidade em que o casal vive.

Leia também: Casamento elopement: uma solução para quem quer gastar pouco

É preciso pensar na estadia dos convidados

Diferentemente de um casamento que acontece na própria cidade dos noivos, o casamento na praia exige uma preocupação extra com a estadia dos convidados. Os noivos precisarão, provavelmente, indicar opções de hospedagem para os convidados; além de passar informações adicionais sobre a cidade e orientações de como chegar.

Exatamente por isso, especialmente no caso de um casamento na praia, um site de casamento tem papel muito importante!

Para Azevedo, de todos os aspectos que envolvem um casamento na praia, o primeiro e mais importante é pensar que a possibilidade de ser necessário aplicar um plano B é muito maior do que no caso de casamentos em outros ambientes. É essencial que o casal esteja consciente sobre isso.

Vantagens e desvantagens

Foto: iStock

É fato que o casamento deve ser sempre organizado de acordo com os desejos do casal. Então, se os noivos têm o sonho de se casarem na praia, dificilmente algo os fará desistir dessa ideia! Mas, é interessante avaliar os “prós e contras” dessa decisão.

Pontos positivos do casamento na praia

  • Cenário naturalmente lindo;
  • Oferecer uma experiência ímpar para os convidados;
  • Transformar um evento de algumas horas em algo mais “grandioso”, já que a maior parte dos convidados tem que se preparar para a viagem e geralmente acaba ficando mais de um dia na cidade em que foi realizado o casamento (assim como os noivos e familiares);
  • A certeza de fotos maravilhosas com aquela beleza única de uma praia.

Pontos negativos do casamento na praia

  • Maior atenção a fatores como, por exemplo (e principalmente), o clima;
  • Disponibilidade de um orçamento maior;
  • A possibilidade de um mau tempo exigir um plano B, acabando com o sonho de realizar a cerimônia ao ar livre e pé na areia;
  • O fato de que nem todos os convidados conseguirão se descolar para irem até um casamento realizado na praia;
  • Mais burocracia (autorizações) e dificuldade na hora de resolver coisas à distância.

Para Azevedo, casar na praia remete a ter mais pontos de atenção e investimento do que casar em outros lugares. Porém, é claro: tudo vale a pena se o casamento na praia realmente for um sonho para o casal!

Leia também: Mini casamento: uma forma charmosa e intimista de celebrar seu amor

Então, é exatamente isso que deve ser avaliado: “nós fazemos mesmo questão que o casamento seja na praia?”. Se a resposta for “sim”, com certeza o casal, assessorado por bons profissionais, “tirará de letra” todas as etapas da organização e realizará um evento inesquecível para todos!

Decoração: dicas e inspirações

Uma praia já “fala por si”, por isso, especialmente neste caso, a máxima do “menos é mais” se aplica totalmente.

“Vocês estão se casando num lugar que já tem sua beleza natural. Então, se você leva muita decoração, isso acaba por ofuscar aquilo que vocês foram buscar numa praia: a beleza natural do lugar. O plano de fundo é exatamente poder ver o mar, as ondas, pássaros voando…”, comenta Azevedo.

“Ou seja, o casamento na praia pede uma decoração mais simplista, para que a atenção dos convidados fique voltada mesmo para aquele momento, para a paisagem natural”, acrescenta o consultor matrimonial.

Porém, pensando nos itens que serão colocados, é preciso se atentar a alguns pontos. “Por exemplo, se os noivos quiserem colocar um arranjo em cima do aparador do celebrante, que este seja um arranjo pesado, não muito grande… Porque, se tiver um vento (normal numa praia), este arranjo pode tombar”, acrescenta o consultor.

Decorações de casamentos na praia inspiradoras

Inspire-se com lindas cerimônias realizadas na praia e saiba como pensar na decoração do seu casamento no sentido de valorizar (mas nunca ofuscar!) a beleza natural deste ambiente!

Foto: Reprodução / Essência Rústica Decor

Foto: Reprodução / Juan Cogo Fotografia

Foto: Reprodução / Aloha Fotografia

Foto: Reprodução / Studio 47

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Rachel Escobar

Foto: Reprodução / Essência Rústica Decor

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Essência Rústica Decor

Foto: Reprodução / SPG Resort&Destination Hotels

Sim, as imagens provam que, em um casamento na praia, “o mínimo é muito mais”, conforme destaca Azevedo.

Look da noiva

O look da noiva deve ser adequado à escolha do local. Certamente um vestido com saia volumosa e corpo cheio de brilho não é o mais indicado! De forma geral, o vestido deve ser fluido, combinado com penteado e maquiagem que evidenciem a beleza da noiva da forma mais natural possível.

“Assim como no caso da decoração, aqui o ‘menos é mais’. Se convidados estarão com o pé na areia, os noivos também deverão estar. Mas, se forem usar calçados, é preciso pensar na questão do conforto”, comenta Azevedo.

“O vestido deve ser mais leve, com um tecido que caia sobre o corpo da noiva… Os modelos estilo sereia ou princesa, por exemplo, não são muito indicados. É interessante quando a noiva usa um vestido com alcinha, um arranjo simples no cabelo”, exemplifica Azevedo.

O consultor matrimonial lembra que, num casamento na praia, já existe algo para chamar muito a atenção, que é exatamente a beleza natural do ambiente. “Então não é legal que a noiva ofusque essa beleza, mas, sim, seja um ‘complemento’”, acrescenta.

Porém, nada disso significa que a noiva precise usar um “visual largado”. Se combinar com seu estilo, ela pode até optar por um vestido um pouco mais “elaborado”, desde que ele esteja em harmonia com o restante do look e também com o estilo da cerimônia.

Até mesmo porque, hoje, muitos casamentos na praia têm seguido um estilo mais sofisticado, especialmente quando realizados em resorts dentro ou fora do Brasil. Nesses casos, pode-se pensar num evento mais elegante e social, desde que o conforto dos noivos e convidados não seja deixado de lado!

A noiva deseja usar um sapato bonito? Que tal apostar, então, numa sandália de salto baixo e cor neutra, por exemplo?! Ela vai se casar no inverno e escolheu um vestido de manga longa? Que tal associá-lo a uma sapatilha elegante?

Às vezes, somente um cabelo solto “neutraliza” um detalhe mais sofisticado que possa haver no vestido escolhido e isso já cria a harmonia necessária para a ocasião!

As possibilidades são muitas e, na verdade, não existem regras… Mas, com certeza, bom-senso é palavra-chave na hora de escolher o look da noiva para um casamento na praia!

8 noivas lindas para inspirar seu visual

Confira exemplos de noivas que, sem deixarem de lado suas preferências e estilo pessoal, criaram o look perfeito para um casamento na praia!

Foto: Reprodução / Once Wed

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Once Wed

Foto: Reprodução / Studio 47

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Casar na praia pode não ser a melhor opção para uma noiva que deseja usar um traje clássico, com um vestido volumoso, por exemplo. Tudo isso deve ser levado em consideração. Porém, é inegável a beleza que existe numa noiva que se veste adequadamente para uma cerimônia na praia… E, boas opções para isso não faltam!

Look do noivo

As orientações são basicamente as mesmas que no caso do look da noiva. Um traje todo social não é o mais indicado, mas alguns noivos, por exemplo, não abrem mão de usar um terno no seu grande dia. Neste sentido, tecidos leves e cores claras (como azul, bege, branco) são boas opções.

Há ainda noivos que optam por um look bem despojado, usando somente bermuda e camisa, calça de linho ou até mesmo uma calça social combinada somente com camisa branca. Alguns casam-se descalços (assim como a noiva), o que combina muito bem com o tipo de evento, mas há os que não abrem mão de escolher um sapato ou até mesmo chinelo.

“Eu diria que o noivo usar bermuda é o mais adequado, para que possa ficar bem à vontade! Porque, por mais que os noivos devam estar bonitos, precisam estar à vontade, sem que nada os incomode. Suspensório, camisa dobrada até o cotovelo, sem gravata… Acho que essas são as melhores opções”, comenta Azevedo.

“Vale lembrar que o casamento é um momento único, então, quando os noivos decidem se casar na praia, devem ser orientados também neste sentido de se sentirem bem durante todo o evento”, acrescenta o consultor matrimonial.

7 ideias de look para noivos praianos

Inspire-se com imagens de noivos que “acertaram no look” garantindo um visual elegante e adequado a um casamento na praia:

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Bruna Grillo

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Once Wed

Foto: Reprodução / Juan Cogo Fotografia

Foto: Reprodução / Raoní Aguiar

Mais uma vez, as possibilidades são muitas e dependem muito do estilo do noivo e também do casamento (que pode ser mais ou menos sofisticado)!

E a festa?

Foto: iStock

O mais comum é que os noivos realizem a cerimônia na areia e depois façam a festa em um salão fechado e/ou espaço coberto com pé na areia. Muitos resorts e hotéis na beira da praia oferecem solução completa neste sentido para a cerimônia e festa.

“Não sou adepto a festas com pé na areia… Acredito que seja necessário procurar um ambiente para festa que tenha mais estrutura, que ofereça uma boa acomodação, que conte com banheiros adequados, uma sala de fraldário, uma boa cozinha… Enfim, uma estrutura completa para realização do evento”, destaca Azevedo.

Especialmente neste tipo de evento, as comidas e as bebidas devem ser refrescantes. Frutos do mar são ótima pedida, mas é preciso lembrar que nem todo mundo come, por isso, não dá para se limitar a isso.

Azevedo sugere que o cardápio seja o mais leve possível. “É importante que não seja muito rebuscado. Sugiro que tenha muita salada e frutas, que oferecem a resfrescância que este tipo de evento pede”, acrescenta.

10 fotos para te inspirar a pensar na sua festa

Se você já tem o sonho de se casar na praia, com certeza vai se inspirar muito mais com as imagens abaixo!

Foto: Reprodução / Rachel Escobar

Foto: Reprodução / Raoní Aguiar

Foto: Reprodução / Wedding Wire

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Por fim, como em todos os tipos de evento, é essencial se cercar de bons profissionais, que executarão com excelência seus serviços, fazendo com que o grande dia seja realmente único, não só pelo cenário deslumbrante, mas pela união de todos os detalhes!

Assuntos: Organização

Dicas pela Web