10 formas de desentupir vaso sanitário sem sujeira

Usar água sanitária pode ser uma solução. Confira outras dicas que vão evitar que você precise chamar o encanador para resolver o problema

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock


Todo mundo gosta de manter sua casa limpa e em ordem, não é mesmo?! Mas, às vezes, pequenos imprevistos podem acontecer. E um dos que mais causam preocupação, sem dúvida, é o vaso sanitário entupido.

Além de causar mau cheiro, o vaso sanitário entupido compromete a higiene geral do banheiro e ainda o deixa inutilizável.

Mas, para que este não seja motivo de desespero na sua casa, abaixo você confere algumas maneiras de desentupir o vaso sanitário de forma simples, eficaz e sem sujeiras:

1. Jogue água sanitária no vaso

Uma das primeiras tentativas válidas é jogar um pouco de água sanitária no vaso, esperar cerca de três horas e depois dar descarga.
Plínio Protásio, gerente de operações da desentupidora Roto-Rooter, destaca que jogar água sanitária no vaso, em alguns casos, pode resolver o problema. “Vai depender da causa do entupimento. Se for excremento, a água sanitária pode desobstruir a passagem. Nos casos em que o entupimento é provocado por panos, madeira, plástico, o uso da água sanitária será ineficaz”, explica.

Leia também: 50 truques que toda dona de casa precisa saber

2. Jogue vinagre e bicarbonato de sódio no vaso

Misture ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre e jogue diretamente no vaso sanitário. Esta é uma solução caseira que algumas vezes traz bons resultados.

Protásio ressalta que em alguns casos pode dar certo, a depender da causa do entupimento. Mas, pode ser que não resolva. Então, você terá que partir mesmo para outro método.

3. Jogue detergente e água no vaso

Dilua um pouco de detergente em água fervente e jogue a mistura no vaso sanitário. Dê descarga em seguida, observando se o entupimento foi solucionado. Você pode repetir o processo até três vezes. Caso observe que não deu mesmo certo, tente outro método.

“Em alguns casos, pode resolver, vai depender da causa do entupimento. Se for excremento, pode desobstruir a passagem. Mas, nos casos em que o entupimento é provocado por panos, madeira, plástico, o uso do detergente será ineficaz”, diz Protásio.

4. Use um desentupidor

Uma maneira bastante indicada é usar o desentupidor e dar descarga simultaneamente. Para isso, é necessário que haja uma boa quantidade de água dentro do vaso.

“Isso pode resolver o problema do entupimento porque cria um vácuo que pode fazer com que o objeto que obstrui a passagem da água desça pelo cano”, explica Protásio.

5. Use soda cáustica, se necessário

Use soda cáustica apenas se outros métodos não tiverem surtido efeito. Tome muito cuidado para não manter contato direto com o produto, por isso, use luvas e óculos durante o processo.

Em um balde cheio de água, coloque duas colheres (sopa) de soda cáustica e duas colheres (sopa) de sal. Despeje o conteúdo do balde no vaso. Não repita esse procedimento com frequência, aliás, evite-o.

Protásio comenta que esta medida pode surtir efeito em alguns casos, a depender da causa do entupimento.

6. Tente dar descarga vedando completamente a entrada de ar

Cubra o assento do vaso com um saco de lixo ou com papel filme. Certifique-se de que não restou nenhum espaço aberto para a passagem de ar. Depois, feche a tampa, sente-se em cima da tampa do vaso e acione a descarga por cerca de 30 segundos.

“Isso pode resolver o problema, em alguns casos mais simples de entupimento. Essa ação cria um vácuo e faz pressão forçando para baixo, desentupindo o vaso”, comenta Protásio.

7. Use uma garrafa pet como desentupidor

Corte uma garrafa pet ao meio, coloque um cabo de vassoura em seu bico, depois coloque o fundo da garrafa (cortado) no buraco da privada e faça vários movimentos para cima e para baixo (como se fosse um desentupidor de borracha).

Esta medida pode resolver o entupimento, de acordo com Protásio. “Isso porque cria um vácuo que pode fazer com que o objeto que obstrui a passagem da água desça pelo cano”, diz.

Essa foi, inclusive, a sugestão do leitor Arnaldo Placido Dos Santos, que testou e aprovou o método.

8. Use um pano de chão

“Pode-se pegar um pano de chão, colocar uma luva, empurrar o pano no vaso com força (ter todo cuidado para esse pano não descer pelo vaso, pois agravaria o problema), dar descarga e puxar o pano ao mesmo tempo. Observação: é desaconselhável jogar papel higiênico no vaso”, explica Plínio Protásio.

9. Use uma bola de plástico para vedar o vaso

Se tiver em casa uma bola de plástico (aquelas grandes), coloque-a em cima do acento do vaso sanitário. Empurre a bola até que parte dela entre um pouco, vedando completamente o vaso. Então, dê a descarga, tomando cuidado para não estourar a bola. Dependendo do caso, a pressão conseguirá mandar embora o que está obstruindo a passagem.

10. Chame um profissional

Se não conseguir mesmo desentupir o vaso sanitário com alguma das soluções caseiras, é melhor não ficar insistindo – o que pode acabar piorando o entupimento. O ideal é procurar imediatamente uma empresa ou um profissional especializado para desentupir o vaso sanitário.

Como prevenir o entupimento

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Algumas orientações bem simples ajudam a evitar um entupimento no vaso sanitário. Confira:

  1. Nunca jogue absorventes no vaso sanitário;
  2. Nunca jogue preservativos dentro do vaso;
  3. Nunca jogue lenços umedecidos no vaso sanitário;
  4. Não jogue papel higiênico dentro do vaso;
  5. Tenha sempre uma lixeira no banheiro para o descarte adequado desse material, de preferência, bem ao lado do vaso sanitário;
  6. Se você costuma receber bastante visita em casa, veja a possibilidade de colocar uma pequena plaquinha no banheiro lembrando que o papel higiênico deve ser descartado no lixo;
  7. Limpe seu vaso sanitário ao menos uma vez por semana.

Vale a pena se atentar às dicas, afinal, o vaso sanitário entupido gera uma situação muito desagradável, pela qual ninguém deseja passar!

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários