Saúde

Farinha de amendoim: como usar esse ingrediente em 6 receitas saudáveis

A sua rotina vai ficar mais saudável com a farinha de amendoim. Ela é o resultado da semente torrada, que pode ser utilizada em muitas receitas para deixar os pratos mais nutritivos. Para isso, a nutricionista Michelli Rensczeczen (CRN8- 12379) explicou como esse ingrediente pode atuar no organismo e contribuir com uma saúde melhor. Acompanhe!

7 benefícios da farinha de amendoim que vão te fazer incluir esse ingrediente na rotina

Que tal conhecer mais sobre a farinha de amendoim, um ingrediente tão poderoso? Além de ter um sabor maravilhoso, essa farinha é rica em nutrientes e pode ser utilizada em um infinidade de preparos. Por isso, descubra os seus benefícios:

  • Perda de peso: a farinha de amendoim é um bom alimento para ajudar no controle do peso e reduzir medidas. “Ela é rica em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome”, explica a nutricionista.
  • Saúde dos músculos: Michelli pontua que a “proteína é um dos três macronutrientes mais importantes para a saúde, junto ao carboidrato e à gordura. Nesse sentido, o amendoim é rico em proteína vegetal e, por isso, a ingestão da farinha pode beneficiar a saúde dos músculos.” Além disso, a proteína também é uma ótima aliada para o ganho de massa magra.
  • Doenças cardíacas: sobre as doenças do coração, a profissional relata que essa farinha “contém nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol LDL, mantendo as artérias sempre saudáveis.”
  • Controle do colesterol: além do coração, o colesterol também é beneficiado com o consumo dessa farinha. Michelli comenta que “a abundância em ácidos graxos que contém na farinha, as famosas gorduras boas, auxiliam no controle do colesterol ruim (LDL).”
  • Melhora o humor: para entender como esse benefício é gerado, a profissional dá mais detalhes: “a farinha de amendoim ajuda a melhorar o humor e a diminuir o estresse porque contém triptofano, uma substância que favorece a produção do hormônio serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade, e aumenta a sensação de bem-estar.”
  • Ação antioxidante: além de muitas proteínas e gorduras boas, a farinha de amendoim também possui muitos antioxidantes. “Com isso, pode prevenir inflamações, promove o fortalecimento da imunidade e combate a presença de radicais livres no organismo. Em resumo, os radicais livres são os principais causadores do que é conhecido como “estresse oxidativo”, o grande responsável pelo envelhecimento precoce da pele e por diversas doenças crônicas, inclusive o câncer”, explica Michelli.
  • Prevenção da diabetes tipo 2: “por conter gorduras boas, a farinha pode ajudar a manter o nível de açúcar estável no sangue, prevenindo, assim, que exista um aumento dos níveis de açúcar no sangue, que, ao longo do tempo, pode facilitar o aparecimento de diabetes tipo 2.” A nutricionista ainda acrescenta que “o amendoim é rico em fibras, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue e que, por isso, também atuam na prevenção da diabetes tipo 2.”

Com essas informações valiosas, vale a pena optar pelo uso da farinha de amendoim em algumas receitas. E para não abusar, confira a tabela nutricional para consumir a quantidade adequada.

Informações sobre a farinha de amendoim

iStock

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Apesar de conter muitos benefícios, a farinha de amendoim deve ser consumida com moderação. A nutricionista relata que uma porção de 100 gramas contém 600 calorias. “Ainda que seja caracterizado como saudável, a recomendação nutricional é ingerir sem excessos, devido ao seu alto valor calórico”, relembra ela. A quantidade diária recomendada varia de acordo com cada pessoa e diferentes objetivos. Confira a tabela nutricional desse ingrediente:

TABELA NUTRICIONAL
PORÇÃO DE 20 gramas (2 colheres de sopa)
Valor energético: 86 Kcal
Carboidratos: 3,2 gramas
Proteínas: 3,6 gramas
Gorduras totais: 7,4 gramas
Gorduras saturadas: 1,0 grama
Gorduras trans: 0,0 grama
Fibras: 1,2 grama
Sódio: 1,0 miligrama

Como fazer farinha de amendoim

Não é difícil encontrar essa farinha para comprar, mas fazer a sua versão caseira é ainda mais fácil. Anote os passos e não deixe de testar em casa:

  1. Compre uma porção de amendoim torrado e descascado. A quantidade de 500 gramas é uma boa pedida;
  2. Coloque todo o amendoim no liquidificador ou processador. Triture aos poucos no modo “pulsar”;
  3. É importante triturar aos poucos e ir mexendo, para que a farinha não acumule e vire uma pasta;
  4. Passe a farinha na peneira para separar os pedacinhos que não foram triturados. Volte esses pedacinhos para o liquidificador e bata até virar farinha;
  5. Transfira para um recipiente e ela está pronta para uso.

Qualquer um pode testar essa receita em casa. Ela possui um ótimo custo-benefício e possui tantas vantagens que não dá para ignorar. Mas onde utilizá-las? Confira nas receitas a seguir.

Receitas com farinha de amendoim

Muito versátil, a farinha de amendoim pode ser utilizada em receitas salgadas e doces. Descubra como usufruir dos seus nutrientes de uma maneira deliciosa e atrativa!

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1. Farofa low carb

Esse acompanhamento delicioso vai elevar o nível dos seus pratos. A farofa fica com uma textura deliciosa e é saborizada com cebola, bacon e banana-da-terra. Tudo de bom!

2. Pão de forma de amendoim

Se você não abre mão de um pãozinho, aprenda a fazer uma versão mais saudável. Aqui, ele é preparado com farinha de amendoim, farinha de linhaça, ovos, manteiga, sal e fermento. Em apenas 30 minutos ele estará assado e perfumando a cozinha.

3. Macarons com farinha de amendoim

Que tal economizar dinheiro e calorias com essa versão de macarons? Para fazer esse clássico francês você vai precisar de poucos ingredientes e o processo é bem fácil. Uma ótima opção para impressionar as visitas.

4. Cupcake de amendoim

Essa opção de cupcake é muito saborosa e nutritiva. A massa é facilmente preparada com farinha de amendoim, farinha de coco, leite de coco e adoçante saudável. Uma ótima pedida para saborear com as crianças.

5. Bolo de paçoca

Nada com um bolo quentinho para alegrar a hora do café. É só colocar todos os ingredientes em uma vasilha e misturar com um fouet. O preparo inclui farinha de amendoim, farinha de amêndoas, essência de amêndoas e creme de leite.

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6. Bolo cookie de chocolate

Além de uma massa fofinha, esse bolo possui um recheio de chocolate que vai derreter na boca. Ele é feito com apenas 6 ingredientes e leva apenas 35 minutos para assar. Vale a pena experimentar!

Depois desse guia completo, não tem desculpas para não consumir esse ingrediente maravilhoso. E para continuar fazendo substituições mais saudáveis, confira um pouco mais sobre a versatilidade da farinha de coco.

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