5 características marcantes do estilo emo que voltou a ser tendência

Escrito por                    
Em 24.03.22

Antonina

Por                                
Em 24.03.22

No começo dos anos 2000, um estilo fez as playlists e o coração de todos os jovens. O estilo emo, conhecido por suas roupas e acessórios únicos, está de volta. A seguir, saiba as características e veja fotos para aderir a tendência.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o estilo emo?

O estilo emo está completamente conectado com a música e os sentimentos melancólicos. A palavra “emo” é uma abreviação para emotional hardcore, uma vertente melódica do rock, com letras que normalmente falam sobre amor, perda e dificuldades. Dentre as bandas referências da época estavam My Chemical Romance, Panic! At the Disco, Simple Plan e Paramore.

Ou seja, o estilo emo não se trata apenas de roupas e acessórios. Aderir ao emo simboliza abraçar seus sentimentos! Então, assim como as músicas, a moda também é uma forma de expressar essa melancolia e emoções intensas. O estilo emo utiliza muitas cores escuras, acessórios em excesso, estampas em padrões e maquiagem preta.

5 características marcantes do estilo emo

O estilo emo tem características bem marcantes, porque as roupas precisam expressar esses sentimentos. Dentre as mais comuns estão:

  • Cor preta: O preto é destaque nas unhas, maquiagem, cabelo, acessórios e roupas. O look pode ser todo preto ou apenas com alguns toques.
  • Acessórios: Acessórios pratas, especialmente com espinhos, são muito usados no estilo emo. Pulseiras, brincos, faixas de cabelo, e até mesmo coleiras com spikes são muito bem vindos.
  • Maquiagem carregada: Não precisa ser necessariamente preto, muitas pessoas preferem lábios bem vermelhos e tons frios para compor uma maquiagem bem pesada e hardcore.
  • Correntes: As correntes podem ser usadas como pulseiras e colares. Mas o estilo emo também utiliza como cinto, alça de bolsa ou simplesmente para a decoração de alguma peça de roupa.

  • Xadrez e listras: O xadrez, especialmente nos pés, e as listras sempre foram marca registrada do estilo.

Agora é só fazer uma listinha dos itens básicos do estilo emo e você já vai estar pronta para expressar todos os seus sentimentos em forma de visual.

A volta do estilo emo

O estilo emo era muito famoso nos anos 2000, mas o que poderia ter acontecido para que ele voltasse com força total 20 anos depois? É possível que a pandemia tenha desencadeado emoções fortes, fazendo com que a cultura emo voltasse nessa nova fase. Além disso, por conta de uma trend na internet, muitas pessoas repostaram músicas e fotos antigas de sua emophase.

As redes sociais, especialmente o TikTok, têm sido palco para os e-boys e e-girls da geração Z. Esse grupo trouxe um toque de modernidade e aprimoramento no visual, pois ainda existem variações do estilo, em que o emo se mistura com o punk, indie e até mesmo cosplays.

Publicidade

30 looks com o estilo emo

O estilo emo pode gerar lindos looks, então separamos 30 ideias que expressam emoções e melancolia para você se inspirar:

1. O estilo emo está de cara nova!

2. Mas seus principais elementos continuam

3. Como por exemplo, a predominância do preto

4. A maquiagem e o cabelo marcante também

5. Existem várias nuances dentro do estilo emo

6. Podendo ser algo mais meigo

7. Com uma pegada mais sexy

8. Algo mais despojado

9. Ou ainda um look mais casual

Cas

Publicidade

10. O cabelo é um complemento ao visual

11. Podendo ser de diversas cores

12. Inclusive, com a clássica combinação preta e branca

13. Os penteados podem ser diversos

14. Já que ajudam a expressar sua personalidade

15. Cabelos curtos e raspados também são bem vindos ao estilo

16. As franjas também são uma marca registrada

17. Podendo ser retas

18. Ou de lado

19. A maquiagem pode ser muito importante na hora de destacar o look

Deadly Bitxh

Publicidade

20. O preto se torna o protagonista

21. Mas nada impede que outros tons estejam presentes

22. Já os acessórios dão um ar mais ousado ao look

23. Colares, piercings, chapéus

24. Ou até mesmo uma statement peace

25. E o preto nem precisa ser dominante

26. Não se esqueça de caprichar nos piercings

27. Ou pintar o cabelo de um jeito único

28. A combinação de tudo é muito importante

29. Já que é ela quem dita

30. O seu estilo emo

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o estilo emo, sua história e o retorno da tendência, já pode pensar se o estilo é pra você ou pode até mesmo voltar para a sua fase emo. Pra garantir que o look fique completo, veja algumas ideias de maquiagem de e-girl e complemente o visual.

Assuntos: Estilo, Tá na moda