Operação limpeza: mitos, verdades e benefícios do detox capilar

Escrito por
Em 20.12.18

iStock

Somos diariamente bombardeadas por toxinas e impurezas, inclusive em nossos cabelos. O que muitas mulheres não imaginam, entretanto, é que os cabelos também precisam de tratamentos desintoxicantes. Nesse sentido, o detox capilar aparece como uma das melhores alternativas para a remoção de resíduos que sobrecarregam a beleza das madeixas.

Continua após o anúncio

São muitos os produtos que colaboram com um tratamento de sucesso. Ficou interessada? Então conheça mais sobre esse tratamento que, literalmente, tem conquistado a cabeça das mulheres!

O que é detox capilar?

iStock

O detox capilar é um procedimento que tem como objetivo eliminar impurezas, células mortas, assim como resíduos cosméticos dos cabelos. Ele promove, por meio do uso de produtos com ativos naturais, uma desintoxicação. Além disso, o tratamento também colabora com a oxigenação e a ativação da circulação do couro cabeludo. O resultado? Fios mais fortes, brilhantes, sedosos e reconstituídos.

Detox capilar: para que serve?

iStock

Quais serão os benefícios do detox capilar? Continue a leitura e descubra!

1. Reduz a oleosidade

O processo libera o cabelo dos excessos, seja de poluição ou cosméticos, estimulando assim o bom funcionamento das glândulas sebáceas. As cutículas ficam mais flexíveis, facilitando a limpeza do couro cabeludo e dificultando a retenção de impurezas causadoras de oleosidade.

2. Limpa profundamente

São muitos os cosméticos usados diariamente, no entanto, boa parte deles fica preso aos fios e ao couro cabeludo. Dessa forma, a saúde dos cabelos acaba prejudicada. Para restaurá-los, os profissionais recomendam o detox capilar, que retira os resíduos dos produtos usados anteriormente.

3. Estimula o crescimento

Nesse caso, o excesso de resíduos basicamente não deixa o bulbo respirar, dificultando o crescimento dos fios. Portanto, uma boa limpeza permite que ele cresça mais resistente. Isso porque o processo ativa a circulação sanguínea, garantindo a saúde do cabelo como um todo.

Continua após o anúncio

4. Ameniza os efeitos químicos

Quando fazemos progressiva, o formol causa o enrijecimento das cutículas. Dessa maneira, o detox capilar age proporcionando mais flexibilidade aos fios, pois retira parte da química depositada. Recomenda-se, entretanto, que nesse caso seja feito apenas no couro cabeludo, para que os fios cresçam fortes e saudáveis.

5. Ação antioxidante

A desintoxicação capilar ajuda no combate aos radicais livres, assim como restaura a saúde dos fios e do couro cabeludo. Pois, de volta ao seu estado natural, as glândulas sebáceas e a circulação sanguínea funcionam melhor. Para completar o benefício, é importante associar a um tratamento rico em proteínas, vitaminas e minerais.

A cabeleireira Tais Ribeiro, do Espaço Ribeiro, ainda complementa que geralmente os benefícios são complementares e agem retirando os excessos de química, assim como nutrindo os fios. “Como muitas vezes submetemos os cabelos a vários procedimentos químicos, o detox capilar aparece como uma forma descomplicada de desintoxicar as madeixas e dar força ao couro cabeludo”.

Detox capilar caseiro

Que um tratamento mais completo pode ser realizado no salão de beleza, nós sabemos. No entanto, também é possível fazer um detox capilar no aconchego de casa, usando os produtos certos para essa finalidade. Comece com um shampoo de limpeza profunda e, em seguida, finalize repondo os agentes nutritivos, com óleos e máscaras. Considerando isso, conheça algumas técnicas caseiras para remover impurezas dos cabelos.

Detox capilar para cabelos cacheados

Dica de limpeza profunda para cabelos crespos e cacheados, que se utilizam muito de cremes para pentear, assim como de gelatinas. Procedimento recomendado para ser realizado apenas de dois em dois meses.

Detox capilar caseiro com argila verde

Alternativa para cabelos com raízes oleosas. Entre seus benefícios: remove as impurezas do couro cabeludo, promove uma esfoliação, além de aumentar a oxigenação do bulbo capilar, estimulando assim o crescimento dos fios.

Detox capilar com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um ótimo esfoliante e colabora com uma desintoxicação profunda e intensa. Ele higieniza o couro cabeludo, prevenindo a caspa, removendo as células mortas, além de ser antibactericida.

Continua após o anúncio

Detox capilar caseiro para crescimento e queda dos cabelos

Recomendado para desobstruir os folículos capilares, removendo os resíduos acumulados no couro cabeludo. A técnica ajuda com o fortalecimento dos fios, que crescem mais grossos e resistentes. Para ser realizado mensalmente.

Detox capilar caseiro para todos os tipos de cabelo

Feito de 15 em 15 dias nos cabelos oleosos e, mensalmente, nos considerados como normais. A dica é passar a mistura nos fios ainda secos, com leves massagens da raiz ao comprimento. Evitar sair ao sol no dia da aplicação.

Detox capilar caseiro com café

Conhecida técnica de esfoliação que complementa o tratamento do detox capilar. Retira as células mortas e os resíduos acumulados. Quando feito com café em pó, deixa os cabelos mais macios e brilhantes, pois é estimulante.

Detox capilar caseiro de babosa, abacate e azeite

Pode ser feito semanalmente, sendo indicado para cabelos com raízes oleosas e pontas secas. Feito com ingredientes fáceis de se encontrar, a mistura traz brilho e hidratação aos fios, além de ajudar com a cicatrização de dermatites.

Detox capilar com argila branca

Encontrada em casas de cosméticos ou de produtos naturais, o detox capilar com argila branca é recomendado não apenas para hidratação, como também para encorpar os fios, ou seja, deixar os cabelos mais volumosos.

Continua após o anúncio

São muitas as opções em tratamentos caseiros e, o mais interessante, geralmente feitos com ingredientes que temos em casa. E apesar do uso de produtos naturais, o detox capilar deve ser realizado com moderação, para que seus efeitos não sejam inversos. Portanto, escolha a técnica que melhor se adapta às suas necessidades, assim como ao seu tipo de cabelo e: desintoxique!

6 produtos para detox capilar para você comprar

Com o passar do tempo, o acúmulo de resíduos faz com que os cabelos fiquem mais pesados e oleosos. Logo, se o objetivo é fugir desse visual indesejado, saiba que existem milhares de produtos que promovem uma limpeza profunda, restaurando e tratando intensamente os fios. Não conhece as linhas específicas para esse tipo de tratamento? Então, confira algumas sugestões para um detox capilar completo.

  1. Bio Extratus Specialiste Detox, na Extra
  2. Itallian Hair Tech Trivitt Detox, na Qualibel Cosméticos
  3. Magnific Hair Detox, na Vitrine Jovem
  4. Alfaparf Alta Moda Detox, nas Lojas Rede
  5. Ice Scalp Detox, na Beleza na Web
  6. DO HA Fresh Balance, na Ilha da Beleza

Acompanhando a tendência, os kits apresentados eliminam não apenas as impurezas dos fios, mas também do couro cabeludo. Além disso, combatem o envelhecimento capilar, a partir do momento em que equilibram os minerais e nutrientes que protegem contra danos acumulativos e dermatites. Dessa forma, a beleza e a saúde dos seus cabelos ficarão cada vez mais evidentes.

Perguntas frequentes

Por mais que a temática seja abordada em blogs ou por profissionais em salões de beleza, algumas dúvidas pontuais permanecem. Isso porque a técnica do detox capilar ainda é uma novidade entre as brasileiras. Considerando isso, separamos as perguntas mais frequentes a respeito do assunto e respondemos com a ajuda da cabeleireira Tais Ribeiro, do Espaço Ribeiro.

1. O detox capilar alisa o cabelo?

Segundo a especialista, o procedimento não tem o poder de alisar as madeixas, “uma vez que sua verdadeira finalidade é fortalecer o cabelo, fornecendo vitaminas”.

2. Detox capilar tira a progressiva?

O tratamento não acaba com os efeitos da escova. “Ela sai gradativamente dos fios, conforme o crescimento da raiz e até mesmo com a lavagem comum”, complementa Tais.

3. Todo cabelo pode passar pelo procedimento?

De acordo com a cabeleireira, o procedimento é recomendado para todos os tipos de cabelo. Isso porque o detox capilar é um processo de nutrição e limpeza.

4. Há chances de os fios desbotarem?

Não. “O tratamento é um aliado se feito antes da coloração, pois prepara os cabelos para receber a tonalidade desejada, ficando ainda mais iluminados”, afirma Tais Ribeiro.

5. De quanto em quanto tempo posso realizar o detox capilar?

Apesar de não ter contraindicação, ele não deve ser feito semanalmente. Segundo a especialista do Espaço Ribeiro, o procedimento deve ser realizado a cada três meses.

6. Posso realizá-lo em casa?

“Pode sim, já que não existe química no processo”, afirma a cabeleireira. A diferença entre o feito em casa e no salão é na formulação. Os produtos usados por profissionais são geralmente mais elaborados e com maior concentração de ativos.

Ainda que o detox capilar elimine os resíduos que sobrecarregam a beleza dos fios, é preciso tomar cuidado. Pois na presença de feridas ou vermelhidão no couro cabeludo, a orientação de um dermatologista ou tricologista pode ser decisiva para não agravar a situação. No mais, aproveite os potenciais dessa técnica e conquiste madeixas dignas de uma propaganda de shampoo!

Quer mais dicas incríveis para os cabelos? Saiba como fazer o cabelo crescer rápido!

Assuntos: Cabelos