6 benefícios do desodorante de cristal para aderir aos produtos naturais

Escrito por
Em 03.08.21

iStock

Por                                
Em 03.08.21

Produtos com ingredientes mais naturais na rotina de beleza, como o desodorante de cristal, tornaram-se uma tendência. Por isso, a dermatologista e tricologista Joana D’arc Diniz (CRM: 67786-8 RJ), Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ) falou um pouco mais sobre. Veja a seguir!

Publicidade

O que é desodorante de cristal

De acordo com Joana, esse produto é um desodorizante natural sem perfume e feito à base de sais minerais, ou seja, da pedra alúmen que é um composto de alumínio e potássio. Sua formulação é mais simples do que os desodorantes convencionais, como aponta a dermatologista: “não leva álcool e não possui elementos químicos que podem ser cancerígenos, como o parabeno (conservante usado na maioria dos produtos de beleza e higiene) que são prejudiciais a saúde e ainda são isentos de ftalatos, muito comum também em inúmeras embalagens plásticas e que, durante o seu processamento, corre o risco de “contaminar” os produtos”.

A função do desodorante de cristal é prevenir o mau odor das axilas através da sua capacidade antibactericida natural. “Vale destacar que o desodorante de cristal natural somente é feito da pedra de alúmen. Isso porque existem versões no mercado que usam alúmen de amônio, que neste caso é sintético e passa por processo químico”, completa Joana.

Benefícios e contraindicações

iStock

Quando nos deparamos com produtos desconhecidos, logo pensamos em quais os benefícios que esse produto traz ou quais são as contraindicações de seu uso, não é mesmo? Dessa forma, para sanar essas dúvidas sobre o desodorante de cristal, acompanhe a matéria!

6 benefícios do desodorante de cristal

  1. Reduz a transpiração das axilas sem obstruir os poros: “devido às suas propriedades consegue reduzir de modo suave e natural a transpiração corporal das axilas, mas sem obstruir os poros”, comenta Joana.
  2. Não causa toxicidade no organismo: segundo a especialista, isso acontece por ser um produto de origem natural e sem adição de compostos químicos.
  3. Possui ação adstringente e antisséptica: “as propriedades do alúmen de potássio do desodorante de cristal possuem ação adstringente e antisséptica. E, apesar de não ser um antitranspirante, isto é, não impede o suor, também não deixa que provoque mau cheiro onde é aplicado, pois a substância consegue inibir o odor”, esclarece Joana.
  4. Boa alternativa para peles sensíveis: a dermatologista explicou que por ser natural, é uma boa alternativa para pessoas alérgicas e com pele sensível.
  5. Ingredientes que não são absorvidos pelo corpo: “os desodorantes de cristal têm a vantagem de seus ingredientes não serem absorvidos pelo corpo, porque são utilizadas moléculas grandes na sua confecção, o que não permite, portanto, a absorção”, explica Joana.
  6. Não causa manchas: Segundo Joana “como o produto é composto de minerais naturais não irá causar manchas, além de não ter cheiro. As substâncias formam uma película invisível, inodoro e incolor na pele, que protege e inibe a proliferação das bactérias que provocam o mau odor”.

Contraindicações

Agora, em relação às contraindicações, a dermatologista esclarece que não há nenhuma contraindicação. No entanto, “é preciso ficar de olho caso você tenha alguma eventual reação adversa ou alérgica no local. Se isso acontecer, suspenda a aplicação imediatamente e procure um dermatologista”.

Na hora de usar o desodorante de cristal, há algumas dicas para garantir a performance do produto. Continue a matéria e anote aí!

Como usar o desodorante de cristal

iStock

Preparada para anotar todas as dicas da dermatologista? Confira o passo a passo que Joana elencou, já que, em geral, o produto vem em formato de pedra:

Publicidade

  • Molhe o cristal com um pouco de água;
  • Passe suavemente nas axilas limpas;
  • Espere secar para se vestir;
  • Caso molhe a região em que o produto foi aplicado, reaplique-o para não perder o efeito;
  • Se houver ou sentir a necessidade durante o dia, mesmo sem molhar a região, reaplique o desodorante.

Seguir esse passo a passo é fundamental para garantir a durabilidade do produto e faz total diferença!

Os melhores desodorantes de cristal

Na hora de procurar por um desodorante de cristal, prefira alternativas veganas e com ingredientes de origem natural. E, pensando nisso, acompanhe a listinha elencada pela dermatologista:

1. Desodorante Natural Crystal Stick Lafe’s – $$

Formulado com o cristal de alúmen de Potássio, o produto oferece proteção por até 24h. Com formato anatômico, tem fácil aplicação e alto rendimento.

“Este desodorante de cristal tem, como benefício, a longa durabilidade do produto, além de não causar manchas nas roupas. Traz, também, muito bons resultados na contenção antibacteriana e dos odores da região” – Joana D’arc Diniz

2. Alva Naturkosmetik Desodorante Stick Kristall Sensitive – $$

A Alva Naturkosmetik é uma marca alemã reconhecida pelos seus produtos naturais. O desodorante de cristal não contém álcool, corantes, perfumes e o cloridrato de alumínio que tem potencial de entupir os poros.

“Produz um ótimo efeito em não deixar as axilas com mau odor. Apesar do preço elevado possui um bom custo-benefício devido à longa duração do produto assim como sua funcionalidade. É super suave, inodoro e incolor” – Joana D’arc Diniz

3. Desodorante Mineral Vegano Crystal Delicat- Kelse Cosméticos – $$$

Com uma proposta inovadora, esse desodorante é totalmente vegano e deixa as suas axilas suaves e protegidas. O efeito detox do produto promete expulsar as toxinas e resíduos que ficaram dos outros produtos.

“Indicado em especial para os adeptos do veganismo, pois ele é totalmente natural até na embalagem. Cumpre bem o proposto, pois controla os odores e não obstrui os poros. Possui ainda a função de eliminar nos primeiros dias os resíduos de outros produtos usados. Também não tem cheiro e não mancha” – Joana D’arc Diniz

Além do desodorante de cristal, há muitas opções de produtos naturais dentro do movimento slow beauty, por isso, se você se preocupa com o meio ambiente e é adapta as alternativas naturais de tratamentos vai amar se engajar!

Assuntos: Cosméticos