Corretivo colorido: aprenda como usar os tons e acertar na make

Escrito por
Atualizado em 06.07.20

iStock

Usado para camuflar manchas e esconder olheiras, o corretivo colorido deixa o tom da pele uniforme e a make mais completa. Mas você sabe para que serve cada cor? Tire suas dúvidas sobre esse item de maquiagem, aprenda como usar e veja uma lista dos melhores produtos para você comprar. Suas produções ficarão arrasadoras!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Quando usar o corretivo colorido?

iStock

De acordo com a maquiadora Suzana Frare, o corretivo colorido tem a função de neutralizar os tons do rosto. Ela explica que, com a correção das manchas ou olheiras pigmentadas, você não precisa passar tantas camadas de base ou corretivo neutro para cobri-las.

De acordo com Suzana, para saber qual corretivo colorido usar, é simples: é só ter em mente quais são as cores complementares, ou seja, as contrárias, no círculo cromático. Para neutralizar um tom de roxo, por exemplo, use um corretivo alaranjado.

Para que serve cada cor de corretivo colorido?

E para não restarem dúvidas de qual cor de corretivo você deve usar para neutralizar cada tom, confira as dicas abaixo:

Dicas de Mulher

  • Corretivo verde: neutraliza pontos avermelhados do rosto, como manchinhas de acne ou manchas vermelhas.
  • Corretivo vermelho: tem o efeito contrário do corretivo verde e camufla manchas com fundo esverdeado, como olheiras nesse tom.
  • Corretivo laranja: indicado para quem deseja cobrir olheiras com tons frios e acinzentados.
  • Corretivo amarelo: recomendado para neutralizar manchas e olheiras arroxeadas.
  • Corretivo lilás: usado para deixar o tom da pele mais homogêneo para receber a base. Ele neutraliza pontos amarelados no rosto.

A maquiadora Suzana lembra que os produtos têm composições e acabamentos diferentes: alguns são emolientes e outros mais sequinhos. Além disso, o corretivo colorido não adiciona textura à pele, ele apenas neutraliza os tons do rosto.

Como usar corretivo colorido

Para saber como os efeitos funcionam na prática, confira ótimos tutoriais e veja como acertar na maquiagem:

Como corrigir a pele com corretivo colorido

Continua após o anúncio

Esse é um vídeo completinho e detalhado de como preparar a pele, desde a limpeza e hidratação até o uso dos corretivos coloridos. Se você é iniciante na make, vale a pena conferir o passo a passo.

Tudo sobre corretivo colorido

Nesse vídeo, a blogueira Nina Secrets apresenta um guia do corretivo colorido. Ela fala sobre as funções de cada cor e prova que o produto faz toda a diferença no resultado final da make.

Como usar corretivo colorido

Esse tutorial mostra o básico sobre a colorimetria e como acertar no tom do corretivo colorido. Veja como finalizar para que a pele não fique manchada.

Corretivo colorido na pele negra

Para escolher os tons certos do corretivo, vale as mesmas regras da base: teste na pele do seu rosto e esteja atenta ao seu subtom (frio ou quente).

Depois que você aprende a regrinha do círculo cromático, tudo fica mais fácil! Lembre-se de selar com base ou pó compacto para evitar que a pele craquele ou apresente o pigmento do produto.

6 melhores corretivos coloridos para escolher o perfeito para você

Agora que você já sabe como usar, que tal adicionar um corretivo colorido à sua caixa de maquiagem? Confira uma lista dos melhores com base na opinião de blogueiras de beleza.

1. Corretivo colorido Vult – $

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

O corretivo da Vult é ideal para quem gosta de praticidade. Com formato de bastão, ele é fácil de passar e espalhar. Seu preço é acessível e as cores são variadas.

“A textura dele é grossa, mas esfuma bem e, como ele fica por baixo de tudo, acaba que some e você nem lembra que está usando. […] Falando sobre a correção da cor, achei que funciona super! Tenho usado direto e, quando não uso, sinto que a olheira não ficou bem coberta.” – Bia Munstein

2. Paleta de corretivos coloridos Luisance – $

Dicas de Mulher

Se você tem manchas de tons variados, vale a pena investir em uma paleta! Essa da Luisance tem uma consistência média, que não acumula nas linhas do rosto e é recomendada para todos os tipos de pele. Ainda, é multiuso e pode ser usada para cobrir olheiras e camuflar outros pontos do rosto.

“Achei a consistência dos corretivos muito boa, não são muito cremosos e nem muito secos e, portanto, não acumularam nas linhas finas abaixo dos meus olhos. A durabilidade também é bem ok, você pode usar todo dia e não precisa se preocupar em retocar.” – Ale Canofre

3. Corretivo colorido Ruby Rose – $

Dicas de Mulher

O corretivo colorido da Ruby Rose é líquido, e seu pincel facilita a aplicação e espalhabilidade. Com uma embalagem simples e prática, ele é fácil de esfumar e confere um acabamento matte, sequinho.

“A embalagem é simples, mas funcional e prática. […] Gostei bastante desse aplicador, achei bem fácil de usar. Ele é bem matte mesmo, e esfuma bem.” – Kálita Santos

4. Corretivo colorido Tracta – $$

Dicas de Mulher

Além de camuflar imperfeições, o corretivo colorido da Tracta é útil para amenizar a oleosidade do rosto. A linha conta com cores versáteis e variadas.

Continua após o anúncio

“A embalagem é do tipo gloss e tem pincel com esponja na ponta. O que me agrada muito na Tracta é a textura dos produtos, são “encorpados”, e isso pra corretivo é uma superqualidade, pois garante uma cobertura boa.” – Tallita Lisboa

5. Corretivo colorido Quem disse, Berenice? – $$$

Dicas de Mulher

O corretivo da Quem disse, Berenice? é ideal para quem quer um produtinho mais profissional. Ele impressiona pela alta cobertura e pela ótima durabilidade. Tem toque seco e aveludado, o que evita que a pele fique craquelada.

“Os corretivos alta cobertura (nos tons de pele) possuem uma ótima cobertura aliada a uma textura que simplesmente está de parabéns. A textura parece de primer, bem fina com aquela sensação de toque aveludado. Essa textura garante uma cobertura lisinha e uniforme, e ultraconfortável. A durabilidade é boa também, eu senti que ficou tranquilo por umas 6 horas.” – Pausa Para Feminices

6. Corretivo colorido Contém 1g – $$$$

Dicas de Mulher

O produto da Contém 1g é recomendado para quem deseja cobrir manchas ou olheiras muito pigmentadas. Ele tem uma boa aderência na pele, além de alta durabilidade. Com textura cremosa e fina, o corretivo neutraliza as imperfeições sem pesar demais.

“A textura dos corretivos é ótima, ela é cremosa e fininha, não pesa, sabe? Fora que tem uma boa aderência e durabilidade. […] Fiquei SUPER satisfeita com o resultado. Recomendo!” – Pausa Para Feminices

Se você tem manchas de tons específicos, vale investir em um único corretivo colorido. E se você quer camuflar manchas diversas, aposte nas paletas! Para continuar se aperfeiçoando nas produções, confira nossas dicas de maquiagem essenciais.

Assuntos: Como usar, Maquiagem