Coque de cabelo: tutoriais e inspirações para executar esse famoso estilo

Veja diversas formas de fazer esse conhecido penteado e siga as dicas dos profissionais para ter um visual incrível feito em casa

Escrito por Maira Carnelossi

Foto: Reprodução / Beautylish

Os penteados são uma alternativa para inovar nos cabelos e criar um novo visual. Existem muitas categorias de penteados e que podem se encaixar em diversas ocasiões e se adaptar ao comprimento dos fios.

O coque é um penteado muito conhecido, que pode criar um visual sofisticado ou apenas ser a melhor opção para os dias mais quentes. O visual desse penteado pode ser elaborado ou mais simples e é uma boa pedida para diversos eventos.

Um visual “podrinho” pode ser criado com o cabelo texturizado e alguns fios soltos. Enquanto um coque bem elaborado e com mais volume pode ser o penteado de uma noiva ou madrinha de casamento.

Além do glamour do penteado em si, ele pode ser valorizado com presilhas, pedrarias ou tiaras metálicas. As tranças também servem para dar uma cara nova nesse penteado tão clássico.

10 coques diferentes para você fazer em casa

Os tutoriais capilares são ótimas alternativas para criar um visual diferente, seja para o dia a dia ou para um evento. Além de possibilitarem a economia de tempo e dinheiro investido no salão de beleza. Veja abaixo 10 diferentes tutoriais de coques para fazer você mesma:

Leia também: 100+ penteados lindos para inspirar seu look para festas ou dia-a-dia

1. Coque versátil

Foto: Reprodução / Camila Coelho

O nome do tutorial está relacionado às possibilidades de ocasiões em que o coque pode ser usado. A blogueira Camila Coelho indica que seja usado algum produto que proporcione textura aos fios. Esse penteado é uma boa opção para quem tem pouco cabelo ou que os fios estão curtos, pois proporciona uma impressão de volume aos fios. Confira os detalhes do penteado aqui.

2. Coque Lateral

Foto: Reprodução / Priscila Barbosa

Certamente esse é um penteado com um toque sofisticado para um evento especial e que também pode ser feito em casa. O coque ensinado pela youtuber Priscila Barbosa tem uma trança como base e é indicado para cabelos médios a longos. Veja o tutorial completo neste link.

3. Coque bagunçado

Foto: Reprodução / Niina Secrets

Esse coque exemplifica o conceito de “messy hair”, que na tradução literal é cabelo bagunçado. Esse penteado é uma ótima saída para os cabelos mais curtos e para ser aplicado nos fios das convidadas de casamento e formatura, pois o visual bagunçado é sobreposto pela maquiagem e pelos acessórios festivos. Aprenda em vídeo.

4. Coque com trança lateral embutida

Foto: Reprodução / Thalita Ferraz

A trança embutida é um grande desafio para boa parte das mulheres, mas nesse vídeo é possível aprender todos os passos. A trança aplicada com o cabelo dividido para o lado é finalizada por um coque com visual mais bagunçado e que facilmente pode ser adaptado para um coque com os fios no lugar, em um visual mais arrumadinho. Veja o vídeo completo aqui.

5. Coque rosquinha com meia em cabelo crespo

Foto: Reprodução / Keylla Emerich

Além do tutorial do coque em si, nesse vídeo você pode aprender a improvisar a rosquinha usando uma meia. Mesmo que o tutorial seja aplicado em cabelos crespos, os mesmos passos podem ser reproduzidos em cabelos lisos. Assista!

Leia também: Penteados com trança: uma alternativa simples para deixar o visual mais charmoso

6. Coque com trança romântica

Foto: Reprodução / Priscila Barbosa

Esse penteado certamente pode ser utilizado por uma formanda ou uma madrinha de casamento. O nível de dificuldade é mais alto, pois exige muita habilidade com tranças, mas o resultado é incrível e sofisticado. Confira o tutorial em vídeo.

7. Coque para cabelos cacheados

Foto: Reprodução / Jessica Andrade

O ponto alto desse tutorial é que ele busca valorizar as formas naturais do cabelo no penteado. O coque é feito de maneira que os fios não fiquem esticados e os cachos continuem aparentes. O tutorial é fácil de ser executado, é versátil e se adapta para diversas ocasiões. Veja o passo a passo em vídeo aqui.

8. Coque com trança invertida

Foto: Reprodução / Alice Trewinnard

Esse tutorial apresentado pela youtuber portuguesa Alice é uma versão coque rosquinha, porém incrementada. O detalhe desse coque é a trança embutida localizada na parte de trás do cabelo. O penteado é fácil de ser feito e também tem como característica a versatilidade. Assista o vídeo completo.

9. Coque com laço

Foto: Reprodução / Priscila Barbosa

Esse penteado é muito democrático, pois pode ser usado por mulheres de qualquer idade, inclusive crianças. A base do coque é o coque rosquinha, mas o laço é o grande diferencial do penteado, que também pode receber acessórios na finalização. Confira o vídeo completo neste link.

10. Coque fácil para festas

Foto: Reprodução / Juliana Goes

A blogueira e youtuber Juliana Goes ensina nesse passo a passo um coque fácil de ser executado e que facilmente pode ser seu penteado para um evento festivo. Diferente dos outros tutoriais, esse coque é baixo e tem um charme especial na franja. Veja o tutorial em vídeo aqui.

Leia também: Os melhores cortes, penteados e dicas para cabelos finos

A rosquinha é um acessório facilitador dos coque e muito evidente nos tutoriais acima. Elas são ótimas alternativas para dar mais volume e favorece quem tem pouco cabelo ou os fios finos, além de ser uma forma de manter os fios mais firmes, sem exigir o uso excessivo de grampos.

Dicas profissionais para ter um coque incrível

Foto: Reprodução / Lichtliebe Melissa Richard

Nada melhor que as dicas de um especialista para ter coque perfeito, mesmo que feito em casa. Veja abaixo três táticas profissionais para te ajudar na hora de fazer um coque incrível:

Escove: o hairstylist Felix Maidana, que atua no salão Jacques Janine do Shopping Rio Sul, dá a dica de escovar os cabelos antes de fazer o coque, independente do modelo escolhido ser mais bagunçado ou não. Pois, essa é uma forma de manter um maior controle dos fios no momento de executar o penteado e evitar que eles saiam do lugar. Isso, se o seu desejo não for manter a forma natural dos seus cachos!

Texturize: Felix ainda completa que aplicar pomada na raiz é um ótimo truque para criar volume na região, o que também proporciona um charme extra ao penteado. Ele também complementa que uma pequena quantidade de pomada no comprimento dos fios evita que eles fiquem excessivamente escorregadios.

Fixe: sobre a fixação do coque, a Hairstylist Lela Athanásio, do Crystal Hair, alerta que o uso de grampos e do spray fixador que são fundamentais para o posicionamento do coque. Ela ainda dá o caminho das pedras de um modelo de coque: “Jogue toda a cabeleira para baixo e prenda um rabo de cavalo alto. Em seguida vá prendendo com grampos o rabo em volta do elástico e finalize com spray fixador!”.

Leia também: 210 penteados fáceis para você fazer sozinha em casa

Mais coques incríveis para te inspirar

Confira abaixo diversos coques para inspirar a escolha do que se encaixe mais no seu evento ou até mesmo no seu dia a dia. Nas inspirações você encontrará várias opções, desde as mais simples até as mais elaboradas e sofisticadas.

Foto: Reprodução / Once Wed

Foto: Reprodução / Brit + Co

Foto: Reprodução / Camilla Pihl

Foto: Reprodução / Byrdie

Foto: Reprodução / Express-o

Foto: Reprodução / Impressions

Foto: Reprodução / The Beauty Department

Foto: Reprodução / The Small Things

Foto: Reprodução / Brit + Co

Foto: Reprodução / Cupcakes and Cashemere

Foto: Reprodução / Oh The Lovely Things

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Foto: Reprodução / Once Wed

Foto: Reprodução / Martha Stewart Weedings

Foto: Reprodução / Twist Me Pretty

Foto: Reprodução / Vanilla Extract

Foto: Reprodução / Un-Ruly

Foto: Reprodução / Brit + Co

Foto: Reprodução / The Beauty Department

Foto: Reprodução / The Beauty Department

Foto: Reprodução / Lulus

Foto: Reprodução / The Small Things

Foto: Reprodução / Real Simple

Foto: Reprodução / Hair and Make Up by Steph

Foto: Reprodução / Brit + Co

Foto: Reprodução / Missy Sue

Foto: Reprodução / Byrdie Beauty

Foto: Reprodução / Voice Of Hair

Foto: Reprodução / Sophia Chang

Foto: Reprodução / Chrisspy

Foto: Reprodução / Gal Meets Glam

Foto: Reprodução / The Patricia Bright

Foto: Reprodução / Ellarie

Foto: Reprodução / Annie Pearce

Agora que você já aprendeu a fazer diversos modelos de coques, encontre o estilo de penteado perfeito para uma ocasião especial ou apenas a possiblidade mais fresca para os dias quentes.

Assuntos: Cabelos, Penteados

Dicas pela Web
Comentários