Dicas de Mulher Dicas de Moda

Echarpe: veja como usar esse acessório para valorizar o seu look

Conheça mais sobre o acessório que pode ser o diferencial do seu visual em diversas temperaturas e ocasiões

em 31/05/2017

Foto: Reprodução / Simply Cyn

Os acessórios que são usados na região do pescoço, como a echarpe, o cachecol e a pashmina, além da função de esquentar nos dias mais frios, também são responsáveis por um charme a mais no visual.

A echarpe se diferencia dos outros acessórios pelo seu formato retangular e tecido mais leve, como algodão ou chifon. Por essa variação do uso e da composição da peça, a echarpe transita entre as temperaturas e também entre as ocasiões.

Dependendo de como usada, das cores ou estampas, a echarpe pode ser um detalhe extra no look ou protagonista do visual Você pode usar a echarpe apenas sobre os ombros ou ao redor do pescoço, quando o clima está mais fresco. Ela vai bem em looks mais formais, para um evento noturno ou para o trabalho, por exemplo, mas também pode complementar a combinação tradicional jeans + camiseta.

Confira abaixo as dicas elaboradas em parceria com a consultora de estilo Danyla Borobia e veja como inserir o acessório no seu armário e arrasar nos looks.

Echarpe no inverno

No inverno, a echarpe pode deixar o look mais quentinho e proporcionar um charme especial. “Para alongar a silhueta e ajudar a esconder alguns quilinhos a mais na região do tronco, uma boa maneira de editar o look é arrematar com a echarpe passando pelo pescoço, sem dar a volta, caindo por dentro do casaco, fazendo as vezes de um decote ou linha vertical”, indica Danyla para usar a echarpe a seu favor.

Se a echarpe for maior e o tecido mais pesado, Danyla ainda indica para deixar como se fosse uma manta caindo por cima do look todo, além de ajudar a aquecer ainda dá um “up” no visual.

No verão

Foto: Reprodução / Kendi Everyday / Collage Vintage / Glam4you

Ainda que inicialmente a echarpe remeta à ideia de temperaturas mais frias, ela também pode ser o diferencial de um look para o verão. Para driblar a temperatura com estilo, Danyla sugere: “Para não ficar muito quente, o melhor é apostar em tecidos mais finos e ou com tramas mais abertas, eles são ótimos para proteger do ar condicionado ou velar algum decote ou transparência”.

Para versatilizar o guarda-roupas, a consultora dá a dica de usar a echarpe fazendo as vezes de um colar, com nós nas pontas e com uma volta no pescoço, torcida ou trançada com outra echarpe, deixando o look descolado e dando uma nova cara para o seu acessório.

Echarpe em looks de trabalho

A echarpe no look do trabalho pode ser uma ótima alternativa para se manter aquecida no ar condicionado e também para dar um toque especial no visual. Conforme explica a consultora Danyla, às vezes o “dress code” da empresa pede looks mais formais e em cores neutras e a echarpe pode ser em tons contrastantes ou estampado, para valorizar o look do escritório.

“Caso o uso de contraste, cores ou estampas não forem bem-vindos, uma ótima dica para fugir da mesmice é compor cores neutras com neutras, fugindo do preto e branco e pensando em neutros como azul marinho, vinho, verde militar, off White. Esse tipo de composição é considerada elegante, moderna e criativa”, acrescenta Danyla sobre as combinações de cores, ressaltando que as pequenas ousadias diárias que demonstram criatividade e personalidade no look.

Echarpe com vestido

A echarpe pode ser um detalhe poderoso na composição de um look com vestido, pois ela pode proporcionar sofisticação mesmo para uma peça mais simples. Em vestidos com uma única cor ela pode trazer graça e ser a peça chave do look e também pode ser usada na parte frontal do corpo, sendo amarrada por um cinto, marcando a silhueta e dando um ar fashionista.

“Se o vestido for de alça mais fina pode-se compor com a echarpe fazendo mais volume na região do colo, ou seja, usar ela dando algumas voltas em torno do pescoço e deixando os braços livres”, indica Danyla para criar um visual equilibrado.

Echarpe como estrela do look

A echarpe pode ser a peça chave para mudar a cara de um look. O acessório como protagonista do look, geralmente pela cor ou estampa, traz a atenção para a região do rosto e também alonga a silhueta.

“Se a ideia é usar uma echarpe colorida ou estampada em um look monocromático ou neutro, uma ótima pedida é coordenar uma das cores da echarpe com o restante do look, ou seja, repetir uma das cores ou até mesmo uma cor similar, pois dessa forma o look ficará harmônico”, sugere Danyla. Para as mulheres que gostam de ousar, podem abusar de cores, estampas, texturas e contrastes.

Como amarrar sua echarpe

Além dos usos tradicionais da echarpe, ela pode ser usada de diferentes formas por conta das amarrações. Veja abaixo tutoriais para incrementar o seu look e que podem ser reproduzidos também com pashminas ou cachecóis.

10 maneiras de amarrar a echarpe

Neste tutorial, a consultora de estilo Ana Walendzus ensina dez diferentes formas de usar a echarpe. As amarrações são fáceis de serem reproduzidas e algumas delas mostram formas simples de incrementar amarrações básicas que já são conhecidas.

Como usar echarpe, lenço e cachecol

Como transformar sua echarpe em uma espécie de gola, é uma das dicas apresentadas nesse vídeo por Nati Nahas. A amarração mais ajustada ao pescoço e finalizada por um laço cheio de charme também é uma das apostas de Nati.

13 ideias de como usar cachecóis e echarpes

Como o próprio nome do vídeo adianta, as ideias de amarrações podem ser reproduzidas nas echarpes e também nos cachecóis. No tutorial, Ana Costa ensina treze amarrações e também dá dicas sobre as combinações dos tons.

10 echarpes encantadoras para comprar online

Confira abaixo modelos de echarpes, das lisas até as estampadas, disponíveis em diferentes e-commerces brasileiros.

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Echarpe Lisa, na Renner
  2. Echarpe Fouta Heritage, na Farfetch
  3. Echarpe Cecilia Prado, na Farfetch
  4. Echarpe com efeito amassado, na C&A
  5. Echarpe Lisa Preta, na C&A
  6. Echarpe com paetê, na Renner
  7. Echarpe Caramelo, na C&A
  8. Echarpe com Animal Print, na Renner
  9. Echarpe Le Lis Blanc, na Farfetch
  10. Echarpe com estampa étnica, na Renner

Escolha sua echarpe neutra para complementar seu looks mais elaborado ou aquele modelo ousado que vai valorizar seu look básico.

Mais looks com echarpes

Os looks das blogueiras podem ser grande inspirações na hora de inovar nos looks e criar novas combinações. Veja abaixo diversas imagens para se inspirar na forma que as blogueiras inseriram a echarpe nos seus looks.

Foto: Reprodução / Kendi Everyday


Foto: Reprodução / Hoje Vou Assim Off

Foto: Reprodução / Trendy Taste

Foto: Reprodução / Girl With Curves

Foto: Reprodução / My Showroom Blog

Foto: Reprodução / Kendi Everyday


Foto: Reprodução / Crystalin Marie

Foto: Reprodução / Trendencies

Foto: Reprodução / Just Lia

Foto: Reprodução / Mi Aventura com la Moda

Foto: Reprodução / Seams For a Desire

Foto: Reprodução / Le Happy

Foto: Reprodução / Le Happy

Foto: Reprodução / Thassia Naves

href=”https://girlwithcurves.com/post/132058608426/blanketscarfandknitjacket” target=”_blank”>Girl With Curves

Foto: Reprodução / Crystalin Marie

Foto: Reprodução / Hoje vou Assim Off

Foto: Reprodução / Girl With Curves

Foto: Reprodução / Le Happy

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Foto: Reprodução / Kendi Everyday

Foto: Reprodução / Kendi Everyday

Foto: Reprodução / Thassia Naves

Foto: Reprodução / Just Lia

href=”http://www.miaventuraconlamoda.com/2015/12/burgundy-2.html” target=”_blank”>Mi Aventura com la Moda

Foto: Reprodução / Trendy Taste

Foto: Reprodução / Le Happy

Foto: Reprodução / Glam4you

Foto: Reprodução / Le Happy

Foto: Reprodução / Trendy Taste

Foto: Reprodução / My Showroom Blog

Foto: Reprodução / Kendi Everyday

Foto: Reprodução / HojeV ou Assim Off

Foto: Reprodução / Glam4you

Foto: Reprodução / Mi Aventura con la Moda

Como deu para notar, a echarpe pode desempenhar um papel de complemento no look ou ser a grande protagonista. Experimente inserir o acessório no seu visual, seja para ficar aquecida nos dias frios ou para valorizar seu look de verão!

Comentários
Dicas relacionadas