Como tirar mofo da parede: 5 maneiras práticas e infalíveis

Escrito por
Em 13.06.19

iStock

Os mofos nas paredes de casa, seja na cozinha, no quarto, na sala ou banheiro, são pequenos inconvenientes que podem se tornar grandes problemas. Além de danificarem e deixarem sua parede com um aspecto escurecido, eles também podem atacar a sua saúde. Mas você sabe como tirar mofo da parede?

Continua após o anúncio

Existem algumas formas simples e muito práticas. Você pode usar materiais que tem em casa ou que encontra facilmente no mercado. Separamos 5 desses métodos econômicos para te ajudar a se livrar dessa situação. Vem com a gente:

Como tirar mofo com água sanitária

  1. Coloque água sanitária dentro de um borrifador;
  2. Borrife sobre o local;
  3. Com a ajuda de uma luva, limpe a mancha de mofo com um pano.

A água sanitária é um dos maiores inimigos do mofo. Além de limpar as manchas, ele também desinfeta o local de forma rápida e fácil. Quer aprender como? É só ver o vídeo abaixo:

É ideal para limpar também as paredes de madeira, atrás dos móveis, em cantos, em mesas e entre muitos outros. Mas lembre-se sempre de utilizar luvas para esse procedimento, viu?

Leia também: Como limpar espelho: dicas de limpeza e conservação

Como tirar mofo com água oxigenada

  1. Aplique a água oxigenada direto em uma escova de limpeza na proporção da mancha de mofo;
  2. Esfregue diretamente na mancha até sair;
  3. Termine de limpar com água.

A água oxigenada é altamente efetiva na remoção de manchas de mofo e ainda limpa e desinfeta o local. Além disso, é também muito simples de encontrar, podendo ser comprada em qualquer mercado.

No caso da água sanitária e da água oxigenada, é indicado que você sempre utilize luvas na aplicação. As duas substâncias possuem cheiro forte, portanto, máscaras são indicadas caso você seja alérgica ou não goste do cheiro.

Como tirar mofo com vinagre e álcool

  1. Esquente cerca de 10 litros de água até ficar morna;
  2. Em um balde, misture 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool;
  3. Junte a água morna;
  4. Com a ajuda de luvas, passe essa água com vinagre e álcool na parede escovando levemente;
  5. Repita o processo até sair todo o mofo.

A Vanessa Araújo do Vlog da Vanessa é quem dá essa dica. Ela faz a aplicação na parede externa da casa e comprova o excelente resultado da mistura. Confira:

Continua após o anúncio

Leia também: 8 dicas e passo a passo para uma limpeza de banheiro completa

A água quente ajuda a amolecer o mofo, enquanto o vinagre e o álcool tratam de matar, limpar e desinfetar o mofo preso na parede. Dessa forma, você garante uma parede limpa e um ambiente livre de mofo por mais tempo.

Como tirar mofo com água sanitária + água

  1. Misture, em um borrifador, a água sanitária e a água em uma proporção de 1 pra 1;
  2. Borrife no local da mancha de mofo;
  3. Esfregue com a parte mais grossa de uma bucha comum.

Para quem acha a água sanitária muito forte, o ideal é diluí-la em água e fazer a aplicação normalmente. A única diferença será na força necessária para tirar a mancha de mofo e no cheiro da água sanitária. A eficácia será basicamente a mesma. Veja esse tutorial:

Essa aplicação é ideal para apartamentos, casas que ficam fechadas ou que têm crianças e animais de estimação. O cheiro da água sanitária ficará mais suave e a eficácia na retirada do mofo será a mesma.

Como tirar mofo com vinagre + sal + bicarbonato de sódio

  1. Em um recipiente, misture 1 litro de vinagre com 3 colheres de sopa de sal;
  2. Aos poucos, misture 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  3. Após a mistura pronta, coloque em um borrifador;
  4. Borrife em toda extensão onde você deseja limpar e deixe descansando por algumas horas;
  5. Em seguida, esfregue normalmente com sabão e água.

Essa mistura é ideal para quem não consegue se acostumar com a água sanitária ou possui muita alergia ao cheiro da mesma. Ela age de forma a amolecer o mofo para que você possa retirar de forma segura e simples.

Leia também: Como tirar mancha de vinho: dicas eficientes para acabar com o sufoco

Se necessário, dependendo do tamanho e da extensão do mofo, você pode deixar agindo por até uma noite, assim você garante uma remoção mais simples e efetiva.

Continua após o anúncio

Agora que você já sabe como se livrar desses visitantes indesejados que podem atacar sua casa e sua saúde, é só colocar a mão na massa.

É possível fazer alguns dos procedimentos citados mais de uma vez por mês, garantindo que os mofos fiquem longe da sua casa. Para uma casa sempre limpa e segura, veja também 6 maneiras de fazer do seu quarto um lugar mais saudável.

Assuntos: Limpeza

Para você