7 formas de como tingir roupa e dar uma cara nova para suas peças

Escrito por
Em 31.10.19

JULIE SARIÑANA

O costume de comprar roupa é tão consolidado que as pessoas não cogitam renovar suas vestimentas de maneira criativa e prática. Uma forma simples de customizar e modernizar seu guarda-roupa é com o uso de corantes. Confira o passo a passo de diferentes maneiras de como tingir roupa e descubra toda a versatilidade dessa técnica para personalizar seu estilo!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como tingir roupa passo a passo

Na hora de escolher a técnica, sempre há aquela dúvida de como fazer, pensando nisso, confira uma lista de tutoriais para aplicar diferentes formas de tingimento:

Como tingir roupa com Tingecor Guarany

Renove aquela peça antiga e desbotada que você adora com essa técnica. Veja como tingir uma calça e deixá-la com a aparência de nova com corante em pó. Você também pode usar essa opção para qualquer outra peça que queira estilizar com uma nova cor.

Leia também: Como desfiar calça jeans: 10 tutoriais para copiar em casa

Como tingir roupa com anilina

Para quem quer inovar o efeito tie dye, essa técnica é simples. A youtuber Carolina Padreca ensina a tingir blusas em diversas cores com anilina. O resultado fica lindo e muito original!

Como tingir roupa com corante Tupy

Aqui você irá aprender como tingir uma jaqueta jeans e também como customizá-la. O destaque está em recortar e desfiar a peça no comprimento desejado. Uma ótima forma de transformar suas peças e produzir um look totalmente novo.

Continua após o anúncio

Como tingir roupa estampada

Leia também: Customização de roupas: como transformar peças em looks incríveis

Uma técnica para a recuperação de peças estampadas de algodão, mas que é totalmente inovadora no look. Uma ótima forma de salvar uma peça desbotada ou machada e deixá-la com um visual totalmente novo. Confira no vídeo como fazer.

Como tingir roupa com Xadrez líquido

O youtuber Filipe Coelho ensina uma técnica para tingir calça jeans desbotada, além de dicas para secar e evitar que a peça solte a nova tintura.

Como tingir roupa em degradê

Consiga um efeito único e incrível com essa técnica. Além disso, é tudo muito prático para você fazer. Faça com o tom que preferir, comece com uma tonalidade bem escura e dilua o corante aos poucos para conseguir o efeito.

Como tingir roupa com beterraba

Para quem é adepto do tingimento natural, também é possível fazê-lo com legumes. Essa técnica leva a beterraba sem casca. Vale a pena testar!

Dicas para tingir roupa sem erro

iStock

Continua após o anúncio

Existem alguns cuidados que são importantes para que o tingimento das peças tenha êxito. Veja as dicas:

  • Tecidos naturais e claros são os mais indicados para tingir, pois alcançam o tom desejado rapidamente;
  • Para evitar que a peça solte tinta ou desbote posteriormente, prepare uma solução com água e sal nas primeiras lavagens;
  • Utilize roupas velhas durante o processo para evitar manchas indesejadas;
  • Considere a mistura das tonalidades ao tingir peças coloridas, pois o resultado será a soma da cor da peça com a tinta;
  • Leia o rótulo na embalagem do produto antes de iniciar o procedimento;
  • Use luvas para evitar manchas na pele e/ou alergia;
  • Separe um recipiente somente para essa finalidade.

Agora que você aprendeu como tingir roupa, ficou mais acessível renovar as peças do closet de maneira criativa. Que tal conferir e aprender mais sobre a técnica tie dye e deixar suas peças incríveis?

Para você