Dicas de Mulher Dicas de Casa

8 melhores maneiras de limpar uma sanduicheira ou grill

Se você não consegue remover os resquícios de alimentos que estão grudados nas chapas, veja estas dicas antes de apelar para uma faca e estragar o antiaderente

em 21/07/2017

Foto: iStock

Sabe quando você tem menos de 10 minutos para fazer uma refeição e está morrendo de fome? É nessas horas que queremos dar um beijo no inventor das sanduicheiras e grills, que permitem que façamos sanduíches de forma muito rápida.

Esses aparelhos são realmente muito práticos em uma cozinha, podendo ser utilizados para preparar carnes e vegetais grelhados, além dos sanduíches – e são a salvação de muitos jovens que não sabem como fazer outros pratos.

A praticidade, porém, termina junto com o sanduíche: quando chega a hora de limpar o aparelho, a tarefa pode ficar bastante difícil dependendo do tipo de alimento que foi colocado na sanduicheira.

Gordura de queijo ou de carne e restos de pão queimado costumam ficar grudados nas chapas e dão o maior trabalho para serem removidos. Se você sofre com esse problema, confira as dicas que separamos para facilitar a limpeza da sanduicheira ou grill.

Importante: antes de começar, sempre verifique se o manual do aparelho recomenda algum procedimento de limpeza e jamais tente higienizar seu aparelho ainda quente ou ligado à tomada.

1. Limpeza rápida

Foto: iStock

Você usou a sanduicheira por pouco tempo e ela não está assim tão suja, apenas com uns farelos de pão? Então basta passar um pano macio para remover esses resíduos e absorver manchas de gordura.

Lembre-se: esse método é útil para fazer uma limpeza rápida, quando você já vai usar a sanduicheira novamente. Se você for guardar o aparelho, faça uma limpeza completa para evitar a proliferação de micro-organismos.

2. Água morna e detergente

Foto: Getty Images

Para higienizar a sua sanduicheira, primeiro tire-a da tomada e espere que ela esfrie. Em seguida, molhe um pano ou esponja macia em uma mistura de água morna e detergente neutro em um recipiente e utilize-o para esfregar a chapa até remover todos os resíduos. Adicione mais detergente à água conforme o necessário.

Evite encharcar o pano para não danificar os componentes elétricos da sanduicheira. É importante escolher sempre uma esponja ou pano macio para não arranhar o antiaderente.

3. Use um palito de dentes

Foto: iStock

Se você está com dificuldades para remover algum resíduo que ficou muito grudado nas chapas, a dica é forrar um palito de dentes com um pano macio e usá-lo para raspar o pedaço grudado até removê-lo.

Jamais use facas e garfos ou outro objeto muito rígido e afiado para isso, pois você poderá danificar o antiaderente.

4. Escova de dente velha

Foto: iStock

Se você não consegue limpar os cantinhos da sanduicheira com a esponja, uma dica é utilizar uma escova de dentes velha para esfregar suavemente essas regiões.

5. Dica do azeite de oliva

Foto: Getty Images

Sabe aquele velho truque de esquentar um pouco de óleo na panela para facilitar a limpeza? Ele também funciona com a sanduicheira ou grill. Para isso, pingue algumas gotas do azeite diretamente nos resíduos mais teimosos e deixe o aparelho esquentar um pouco.

Quando os resíduos estiverem mais amolecidos, desligue a sanduicheira e aguarde até que todo o conjunto esfrie. Em seguida, remova os resíduos com um pano ou esponja macia.

6. Desengordurante de cozinha

Foto: iStock

Caso sua sanduicheira ou grill esteja repleto de gordura de carne ou de queijo, uma boa dica é fazer uma primeira limpeza com um pano ou toalhas de papel, para remover a sujeira mais grossa, e, em seguida, pingar algumas gotas de um desengordurante.

Com auxílio de uma esponja macia, faça movimentos contínuos até remover toda a gordura das chapas. No final, passe um pano umedecido com água para remover completamente o desengordurante, ou você pode acabar contaminando seus alimentos.

7. O imbatível vinagre branco

Foto: iStock

Coloque um pouco de vinagre branco puro em um borrifador. Tire a sanduicheira ou grill da tomada e, com o aparelho ainda quente, borrife vinagre sobre as chapas. Em seguida, coloque um paninho umedecido com água e deixe a sanduicheira fechada por cerca de 15 minutos.

Quando os resíduos estiverem amolecidos, utilize esse mesmo pano para fazer a limpeza do aparelho.

8. Quando as chapas são removíveis

Foto: iStock

Se as chapas do seu grill são removíveis, verifique no manual do equipamento se elas podem ser levadas à máquina de lavar louças. Caso não possam (ou se você não tiver esse equipamento), faça a limpeza manual.

Para isso, espere que as chapas esfriem, coloque-as de molho na pia com água morna e adicione algumas gotas de detergente neutro. Espere até que todos os resíduos tenham amolecido, enxágue e passa um pano macio para remover todos os resquícios de alimento.

Não custa reforçar: antes de efetuar a limpeza da sua sanduicheira ou grill, sempre retire o aparelho da tomada e verifique se ele já está frio para que você não se queime.

Comentários
Dicas relacionadas