Como limpar sua máquina de lavar louça de forma prática e eficaz

É importante, após cada lavagem, verificar se existe algum resíduo obstruindo as hélices e limpar os filtros

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Atualmente, muitas pessoas optam por ter em casa uma máquina de lavar louças. De forma geral, ela é fácil de usar e poupa um tempo enorme: em cinco minutos a cozinha está arrumada.

Mas, geralmente, o que pouca gente lembra é que a máquina de lavar louças também precisa ser lavada! É comum algumas pessoas pensarem que, se os pratos estão saindo limpos, a máquina de lavar louça também está limpa!

Porém, infelizmente não é bem assim: resíduos de alimentos se acumulam ao longo do tempo e, se não forem tirados dali, podem até reduzir o desempenho da máquina.

Fábio Marques, gerente de Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America, explica que, para conservar o produto, é importante remover a maior parte possível dos resíduos sólidos, evitando o entupimento das tubulações. “Após cada lavagem, é preciso verificar se existe algum resíduo de alimento obstruindo os orifícios das hélices e limpar os filtros da máquina com água corrente e escova macia”, destaca.

Como e quando limpar a máquina de lavar louça?

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Abaixo, Marques ensina como fazer uma limpeza na máquina de lavar louça e sugere que ela seja feita após cada lavagem:

Leia também: 7 dicas para usar a lavadora de louças de maneira eficiente

Parte externa

  1. Antes de iniciar a limpeza do produto, desligue-o da tomada.
  2. Para a parte externa do eletrodoméstico, use apenas um pano úmido para limpar. Para evitar a danificação do produto, não utilize produtos abrasivos, como, por exemplo, esponjas de aço, solventes ou álcool.
  3. Após a limpeza, recomenda-se ainda passar um pano seco e macio no produto.

Filtros

Já a limpeza dos filtros deve acontecer após cada lavagem realizada pela máquina, conforme explica Marques:

  1. Retire o cesto inferior, puxando-o para fora até o limite, e levante-o para retirar;
  2. Retire o conjunto de filtros;
  3. Limpe os filtros em água corrente, com cuidado para que a tela não danifique. Se necessário, faça o uso de uma escova macia;
  4. Recoloque o cesto inferior na posição inicial.

Ainda de acordo com Marques, após cada lavagem, é necessário verificar se existe algum resíduo de alimento obstruindo os furos das hélices, superior e inferior:

Superior

Leia também: Como lavar a louça

  1. Gire a trava que fica posicionada no centro da hélice no sentido horário e retire a hélice, puxando-a para baixo;
  2. Retire a hélice, lave seu interior e os orifícios em água corrente;
  3. Ajuste a hélice em seu local, encaixando a trava no suporte da hélice. Gire a trava no sentido anti-horário, a fim de prender a hélice. A trava deve ser apertada corretamente até ouvir um clique;
  4. Solte a hélice e gire-a para verificar se a mesma ficou corretamente posicionada.

Inferior

  1. Retire o cesto inferior, puxando-o para fora até o limite. Levante-o para retirá-lo;
  2. Segure a trava que fica posicionada no centro da hélice, gire a hélice no sentido anti-horário e puxe-a para retirá-la;
  3. Retire a hélice e lave o seu interior e os orifícios em água corrente;
  4. Recoloque a hélice no lugar de onde foi retirada, segurando a trava e girando a hélice no sentido horário, a fim de prendê-la;
  5. Solte a hélice e gire-a para verificar se a mesma ficou bem posicionada;
  6. Recoloque o cesto inferior na posição inicial, posicionando as rodinhas nos trilhos e empurre o cesto para dentro.

Limpeza profunda da máquina de lavar louça

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Este tipo de limpeza “mais profunda” não precisa ser feita com frequência, mas é uma boa sugestão caso você tenha notado que sua máquina de lavar louças está bem suja (e que você não tem o hábito de limpá-la após o uso).

  1. Retire as peças removíveis da máquina;
  2. Coloque-as na pia com água e acrescente duas xícaras de vinagre, deixando-as de molho.
  3. Tire as prateleiras e o suporte para talheres da máquina;
  4. Caso elas caibam, coloque-as também de molho na água com vinagre dentro da pia. Caso contrário, umedeça um pano com água e vinagre e passe sobre as peças, retirando toda a sujeira que encontrar.
  5. Limpe a parte interna da máquina com um pano úmido e, se necessário, use uma escova dental velha ou outra escova com cerdas suaves para ajudar na limpeza dos cantos (mas faça tudo isso com muito cuidado para não riscar a máquina).
  6. Coloque todas as peças de volta na máquina.
  7. Para ajudar a eliminar fungos, faça um processo de lavagem da máquina com água em temperatura elevada e sem louças dentro. Use apenas uma pequena tigela de vidro com vinagre na prateleira de cima e bicarbonato de sódio espalhado pela parte inferior.

10 dicas para conservar a máquina de lavar louças

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Abaixo, Fábio Marques passa algumas orientações de como se utilizar a máquina de lavar louça da melhor maneira possível, evitando sujá-la ou estragá-la:

  1. Organizar as louças na máquina e respeitar as divisões dos cestos garante a eficiência da lavagem, o bom uso e a conservação do produto.
  2. A arrumação da lava-louças deve ser iniciada do fundo para frente.
  3. As louças não devem ficar em contato, pois, assim, além de se evitar atrito e possíveis danos, a passagem da água fica livre.
  4. Na parte superior do cesto, é recomendado acomodar copos, xícaras, pires e pratos menores.
  5. As panelas devem ser arrumadas no cesto inferior com a boca para baixo e levemente inclinadas.
  6. Por questão de segurança, objetos pontiagudos, como facas, devem ser colocados com os cabos para cima.
  7. A lava-louças deve ser instalada em local onde não haja exposição aos raios solares ou chuva, em uma superfície plana e nivelada, para que fique com todos os pés apoiados, evitando trepidações, ruídos ou vazamentos.
  8. O produto não deve ser colocado sobre carpetes.
  9. Não é recomendada a instalação da lava-louças sobre suportes de parede, que podem não atender às condições adequadas e danificar o produto.
  10. Para garantir o desempenho da lava-louças, é necessário respeitar a pressão de água necessária para o produto de acordo com as recomendações do manual.

Agora você já sabe que, embora muitas vezes pareça estar totalmente limpa, a máquina de lavar louças também precisa passar por um processo de limpeza. O ideal é seguir a orientação de limpá-la sempre após cada lavagem, evitando assim que seja necessário, mais para frente, fazer uma limpeza muito “profunda”.

Vale lembrar ainda que cada máquina possui suas particularidades, por isso é fundamental estar sempre atenta às informações contidas no manual para conservar bem sua lava-louças.

Assuntos: Cozinha, Limpeza

Para você