Como descolorir o cabelo preto: passo a passo e 5 dúvidas respondidas

Escrito por
Em 15.04.21

iStock

Por                                
Em 15.04.21

Quem tem o cabelo preto e deseja clarear os fios precisa saber a importância de seguir alguns passos para mantê-los saudáveis. Pensando nisso, conversamos com a cabeleireira e terapeuta capilar Arivalda Oliveira, que explicou como descolorir o cabelo preto com segurança. Além do mais, ela respondeu as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe na matéria!

Continua após o anúncio

Como funciona descolorir cabelo preto

A cabeleireira explica que “para descolorir o cabelo preto vai depender muito se o cabelo é isento de coloração ou quanto tempo a pessoa usou, ou usa tintura. Isso poderá dificultar ou impossibilitar o processo de descoloração. O principal objetivo da descoloração é eliminar pigmentos e obter um fundo de clareamento que acontece a partir do processo de oxidação dos pigmentos presentes na fibra capilar”.

“É importante salientar que somente uma profissional cabeleireira é habilitada para executar o processo. Pois ela é a detentora das informações técnicas e químicas, tanto do produto a ser utilizado, como das técnicas de elaboração. Inclusive das divisões e proporções a serem descoloridas, e de todo o processo de tratamento pós-química, que contribuí para o sucesso do procedimento”, alerta.

Como descolorir cabelo preto passo a passo

O procedimento de descoloração em cabelo preto exige cuidados e importantes passos a serem seguidos para se obter bons resultados. Saiba quais são esses passos:

Teste de mecha

Segundo a cabeleireira, o teste de mecha será o indicador para sabermos: “o tempo que o cabelo suportará o processo e o tempo que levará para atingir o fundo desejado; se a descoloração ficará uniforme, sem manchas e se serão necessários produtos para reforçar a sua resistência. Dependendo do resultado, precisamos indicar o tipo e o tempo de tratamento necessário. Outro indicador do teste é confirmar qual o tom da matização e qual pigmento precisará ser neutralizado.”

Resultado do teste de mecha

“Essa informação precisa ser levada em conta, pois dependendo do resultado, sabemos até onde podemos prosseguir com a descoloração e, assim, orientar a cliente sobre o resultado que foi possível alcançar e que talvez não seja possível chegar ao resultado que ela deseja”, explica.

Cuidados pós-descoloração

Arivalda orienta que “não devemos esquecer que a descoloração é uma agressão aos fios e que depois do processo é possível que o cabelo absorva, mas não retenha ativos. Por isso, devemos aumentar os cuidados, usando produtos home care para manutenção da cor, força e penteabilidade.”

A profissional ressalta a importância de usar produtos de boa qualidade na pré e na pós-química, além de realizar reconstrução capilar conforme orientação profissional.

Dúvidas sobre como descolorir cabelo preto

iStock

Continua após o anúncio

Todo processo de mudança capilar gera muitas dúvidas e, com a descoloração, não é diferente. Por isso, confira as principais dúvidas que foram sanadas pela cabeleireira Arivalda. Acompanhe:

  • Qual o melhor produto? “Geralmente optar por um pó descolorante de ótima qualidade, que oferte a abertura de até 9 tons. Sempre diluir o produto em peróxido de hidrogênio de 30 volumes, se o fio for grosso, pois poderá abrir até 3 tons. Agora, se os fios forem finos, poderá usar peróxido de hidrogênio de 20 volumes”, explica a cabeleireira.
  • Quanto tempo leva? Arivalda informa que o tempo pode variar. “Não podemos determinar um tempo exato por conta da espessura do fio e das camadas cuticulares. Além do tipo de pigmento existente no cabelo, pois o fio de cabelo preto possui muito pigmento azul e vermelho, o que leva um tempo maior para ser eliminado.”
  • Como descolorir cabelo tingido de preto? “Não burlar o teste de mechas e realizar a descoloração de forma gradativa, respeitando o limite do próprio cabelo”, orienta a cabeleireira.
  • Como clarear o cabelo preto? A profissional explica que “é importante realizar o processo de forma gradativa, usar produtos de qualidade e atentar-se ao limite de resistência do fio, sempre pensando em formas de tratamento capilar associado.”
  • Com qual frequência podemos descolorir o cabelo preto? “O tipo de cabelo e a qualidade dos fios, assim como a resistência, irão determinar os intervalos. Este processo é considerado o mais agressivo, pois além de eliminar pigmentos naturais, elimina também camadas cuticulares e proteínas naturais. Todo processo ocorre no córtex, que chamamos de coração da haste capilar”, explica.

Agora que respondemos as principais dúvidas acerca do procedimento, confira nos vídeos abaixo como funciona o processo de descoloração!

Dicas profissionais sobre como descolorir cabelo preto

Selecionamos vídeos de profissionais que falam mais sobre o assunto e mostram como é feito o procedimento de teste de mecha. Vale a pena assistir!

Como clarear o cabelo preto

Sabemos que descolorir ou clarear o cabelo preto não é tarefa fácil e requer cuidados específicos. Nesse vídeo, a profissional Cris Kulkkamp fala mais sobre o assunto e, principalmente, a importância de usar o descolorante adequado para diminuir o risco de danos à fibra capilar. Assista!

É possível descolorir o cabelo com coloração preta?

Nesse vídeo, a profissional Ana Paula Malinski responde essa questão e enfatiza a importância de realizar o teste de mecha. Outro fator fundamental é ser honesta com a cliente sobre as possibilidades de realizar o processo sem prejudicar a integridade dos fios. Confira esse bate-papo superinteressante!

Como é feito o teste de mecha em cabelo preto

Como vimos no decorrer da matéria, o teste de mecha é indispensável para ter certeza sobre as possibilidades de descolorir os fios com segurança. Assista ao vídeo e saiba mais detalhes sobre o assunto e veja na prática como é feito esse procedimento!

Agora que você já sabe tudo sobre descoloração, confira ideias de cores de cabelo para morenas, escolha o seu tom preferido e transforme seu visual em grande estilo!

Continua após o anúncio

Assuntos: Cabelos