Como clarear as axilas: saiba as causas, prevenção e tratamento

Escrito por
Em 05.05.20

iStock

Muitas mulheres se sentem constrangidas com pigmentação escura na região das axilas, e muitas vezes isso faz com que não usem certos tipos de roupas. As dermatologistas vão contar para gente como prevenir as manchas e dizer adeus a elas, e trouxemos também uma receitinha caseira para acabar com o problema. Confira já como clarear as axilas:

Continua após o anúncio

Forma caseira e tratamentos para clarear as axilas

iStock

A dermatologista Gabriela Itimura (CRM 30730) deixa claro que os métodos naturais são menos eficazes, mas ensinou uma receitinha opcional para quem quiser tentar e explicou sobre o tratamento dermatológico. Confira abaixo:

Receita caseira para clarear as axilas

Os ingredientes dessa receita são 2 colheres (sopa) de cúrcuma em pó dissolvidas em leite de coco e 1 colher (sopa) de mel. Misture tudo até formar uma pasta cremosa e aplique nas axilas, deixando agir por 15 minutos. Use água micelar para retirar, pois a cúrcuma pode deixar um pigmento de difícil remoção. Faça a aplicação uma vez por semana.

Tratamento dermatológico

De acordo com Gabriela Itimura, existem também os tratamentos dermatológicos, que auxiliam no clareamento das axilas de maneira mais eficaz. Depilação a laser e clareadores como arbutin, ácido kójico ou ácido tranexâmico, combinados com peelings e laser, costumam ajudar no controle do escurecimento.

Gabriela ressalta também que cada paciente possui uma causa de escurecimento, que precisa ser investigada para a realização do tratamento específico. Dessa forma, é imprescindível avaliar e checar as possibilidades de tratamento com o dermatologista.

O que causa o escurecimento da axila

iStock

De acordo com Gabriela, o escurecimento de axilas pode ter várias causas, como hiperpigmentação pós-inflamatória, atrito com a própria pele, depilação com cera ou gilete, uso de desodorantes com álcool e de blusas apertadas e de tecidos mais ásperos. A dermatologista Tatiana Andrade (CRM 157147), por sua vez, explica que diabetes e pelos na fase inicial de crescimento também podem causar o escurecimento.

Formas de prevenir

As dermatologistas Tatiana Andrade e Gabriela Itimura explicam que podemos prevenir as manchas nas axilas com alguns procedimentos. Confira as dicas:

Continua após o anúncio

  • Cuidado com a depilação: evite uso de cera e gilete.
  • Utilize desodorantes suaves sem álcool: eles causam menos irritação; se sentir coceira nas axilas, suspenda o uso.
  • Evite o uso de roupas justas: o tecido das roupas, em contato com a pele, causa atrito na região das axilas.
  • Faça o uso de hidratantes na região: eles também ajudam a evitar o atrito da pele.
  • Não deixe as axilas úmidas: nesses locais de dobras, a umidade aumenta a chance de proliferação de fungos, podendo levar ao quadro inflamatório que resulta em manchas.

Viu só como você não vai mais precisar andar com os braços coladinhos ao corpo para esconder as manchas indesejáveis? Aprenda também como escolher o desodorante certo para cuidar desta região sensível.