Como acabar com as espinhas: dicas e receitas para deixar sua pele lisinha

Escrito por Andrea Sakugawa

iStock

Se você sofre ou já sofreu com espinhas, sabe o quanto elas podem causar dor, incômodo e baques na autoestima. Como explica a médica dermatologista da clínica Dermasense, Andréia Sampaio, “o aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas deixa os poros da pele obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões que chamamos comumente de cravos. Quando ocorre a inflamação, chamamos de espinha”. Mas afinal, como acabar com as espinhas?

Confira a seguir hábitos diários que ajudam no combate às espinhas, bem como tratamentos caseiros que te ajudarão a ter uma pele saudável e livre de qualquer problema indesejado.

4 dicas para acabar com as espinhas

iStock

Segundo Sampaio, com apenas algumas mudanças na rotina é possível amenizar ou até mesmo eliminar as espinhas de vez. Veja mais detalhes:

  1. Cuidado com o sol: apesar de os raios ultravioletas terem um efeito antibacteriano sobre a pele, é importante não exagerar para não estimular a oleosidade.
  2. Higiene: lave o rosto com água e sabão ao menos duas vezes por dia. Usar sabonetes que combatem a oleosidade pode ser interessante para eliminar espinhas, mas é preciso ter cuidado para não exagerar no uso, pois a retirada demasiada do óleo pode gerar um efeito rebote que piora as espinhas. O mesmo vale para o uso de esfoliantes.
  3. Retirar a maquiagem antes de dormir: se você tem o hábito de usar maquiagem, é importante removê-la completamente antes de dormir para evitar o entupimento dos poros.
  4. Alimentação balanceada: não é proibido comer chocolate, mas vale evitar exageros não só deste alimento como de qualquer outro que seja rico em gorduras.

Já a biomédica Luciana Godinho explica que as espinhas surgem a partir de uma combinação de diversos fatores, tais como proliferação demasiada de queratinócitos (células da pele que favorecem a formação de comedões), colonização de bactérias, resposta imunológica e inflamatória, medicamentos e estresse. “A dica é manter o cuidado com a pele”, reforça.

Tratamento caseiro para espinhas

Os tratamentos caseiros podem ser muito eficazes no processo de eliminação de espinhas e manchas. Além de práticos, as receitas são simples, acessíveis e podem ser feitas em casa. Aprenda com os vídeos a seguir:

Leia também: Pele oleosa: um guia completo com tudo o que você precisa saber

10 dicas para evitar as espinhas

Prevenir o surgimento das espinhas pode te livrar de problemas futuros com a acne. Lavar os pincéis de maquiagem com frequência e beber muita água são algumas dicas da Gabi.

Como remover cravos e espinhas em 5 minutos

A Julia traz diferentes receitas rápidas com limão, café, açúcar e outros ingredientes acessíveis para eliminar cravos e espinhas do rosto.

Máscara caseira para acabar com espinhas e oleosidade

Leia também: 10 receitas de esfoliação com café para pele e cabelos

Para combater a oleosidade, a Duda ensina a fazer uma receita simples com argila verde e água. Basta aplicar a mistura no rosto, deixar agir por pelo menos 30 minutos e enxaguar.

Tratamento caseiro para espinhas com babosa

Com propriedades anti-inflamatórias, hidratantes e cicatrizantes, a babosa é uma grande aliada no combate às espinhas.

Técnica coreana que remove todos os cravos do nariz

Utilizando apenas pano úmido, creme hidratante e papel filme PVC é possível eliminar sem dificuldade os cravos presentes no rosto.

Leia também: Bepantol: para que serve e como usar esta poderosa pomada

Como sumir com as espinhas em uma noite

A receita caseira da Naiane leva sabonete, vinagre de maçã orgânico e água. Em apenas uma noite, as espinhas secam e o resultado é uma pele viçosa com um aspecto saudável.

Como acabar com espinhas nas costas

Seguindo algumas dicas simples da Bia, é possível acabar de vez com as espinhas que aparecem nas costas e também na região do colo. Limpeza e cuidado constante com a pele são as principais sugestões.

Como acabar com as espinhas em 1 dia sem gastar nada

Canela, bicarbonato de sódio e até mesmo pepino são ingredientes que podem te ajudar no combate às espinhas. As receitas da Kim são ideais para amenizar a acne em apenas 1 dia.

Como eliminar manchas de acne em 2 semanas

O bicarbonato de sódio e o limão também são ótimos para clarear as manchas da pele. Veja o passo a passo e o modo de aplicação ensinados pela Michelly.

Espinhas: como lidar quando a acne afeta a autoestima

Além dos tratamentos caseiros, é muito importante discutir a maneira como as espinhas afetam a autoestima. No vídeo, a Alexandra e a Isabella falam sobre suas experiências com a acne.

Seguindo as dicas acima, sua pele logo ficará livre das espinhas! Vale ressaltar que procurar um médico dermatologista é o primeiro passo para o processo de eliminação da acne. E não se esqueça: paciência e persistência são fatores fundamentais para te ajudar a passar por esta fase.

Assuntos: Pele

Para você