Saúde

5 benefícios do chá de espinheira-santa que você precisa conhecer

Os chás são ótimos para complementar a hidratação ao longo do dia, ainda mais aqueles que possuem outros benefícios para o corpo. Por isso, você pode incluir o chá de espinheira-santa no seu dia a dia. Confira tudo o que a nutricionista Anne Nebenzahl (CRN: 19448) comentou sobre o assunto:

Índice do conteúdo:

5 benefícios do chá de espinheira-santa que vão te surpreender

A nutricionista citou alguns dos principais benefícios do consumo deste chá. Veja quais são eles:

  • Combate o refluxo: segundo Anne, “o chá tem propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas que ajudam a diminuir a sensação de queimação no estômago”, combatendo o refluxo e a gastrite.
  • Diurético natural: a nutricionista explicou que “a presença de triterpenos estimula a produção de urina, por isso o chá se torna um diurético natural.”
  • Antioxidante natural: “o chá fortalece a imunidade e sua ação antioxidante previne o envelhecimento precoce.” Comentou Anne.
  • Trata dor de estômago: a nutri relatou que “o chá de espinheira-santa é considerado um Omeprazol natural, por isso é muito eficiente no tratamento de dores e outros incômodos estomacais”.
  • Alivia os gases: “a presença de taninos ajuda a amenizar os gases e as dores intestinais causadas por eles, por interromperem a fermentação gastrointestinal”, explicou Anne.

Você imaginava que o chá de espinheira-santa tivesse todos esses benefícios? A nutricionista não recomenda o líquido para o emagrecimento, por não existirem comprovações científicas que indiquem este suposto benefício, ela ressalta que o chá é ideal para tratar o estômago. Continue acompanhando a matéria para saber mais sobre efeitos colaterais e como fazer a bebida em casa.

Efeitos colaterais e contraindicações no consumo do chá

Segundo a nutricionista “não existem contraindicações para o consumo do chá. Inclusive, uma pesquisa feita pela Escola Paulista de Medicina não identificou efeitos de toxicidade na bebida”. Ela indica usar 20 g de espinheira-santa para cada 1 litro de água e tomar o chá até quatro vezes ao dia.

Publicidade

Agora que você sabe que a espinheira-santa pode ajudar no combate de dores de estômago e não possui contraindicações, continue acompanhando a matéria para descobrir como preparar a bebida.

Como fazer chá de espinheira-santa em poucos passos

iStock

Para ajudar no preparo do chá de espinheira-santa, confira o passo a passo dado pela nutricionista:

Como fazer

  • Adicione 1 colher de chá de folhas de espinheira-santa em água fervente;
  • Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos;
  • Coe e tome o chá ainda morno.

Agora você já conhece mais sobre o chá de espinheira-santa e pode preparar uma xícara sem medo. Vem dar uma espiada também na matéria sobre chás para dormir melhor.

Compartilhe