Especialistas falam sobre o efeito do chá de camomila no cabelo

Escrito por
Em 19.04.21

iStock

Por                                
Em 19.04.21

O chá de camomila no cabelo pode ser um grande aliado para quem busca alternativas mais naturais. Além dos diversos benefícios que a camomila proporciona à saúde dos fios, ela auxilia no clareamento das madeixas. Continue a leitura, pois tiramos todas as dúvidas sobre o assunto em uma conversa com dermatologista Drª Isabella Doche (CRM SP 117.134 / RQE 28.192) e a tricologista Rhayssa Oliveira. Acompanhe:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

5 benefícios do chá de camomila para seu cabelo ficar mais saudável

A camomila é uma planta que possui muitas propriedades medicinais, sendo o efeito calmante o mais popular. Além disso, a camomila possui diversos benefícios para o cabelo. Então, conheça a seguir os principais benefícios da camomila:

  • Ação anti-inflamatória e analgésica: o chá de camomila é um grande aliado para aquelas pessoas que sofrem com o couro cabeludo sensível. Rhayssa nos contou que o uso tópico do chá pode ser realizado nas lavagens ou por compressa e complementa: “é uma excelente opção para quem apresenta sensibilidade no couro cabeludo e não possui acesso aos tratamentos terapêuticos em spas capilares”;
  • Efeito clareador: a planta é composta por substâncias flavonoides com alto poder antioxidante. Por isso podem clarear os fios. A Drª Isabella explica: “apigenina, um pigmento de coloração amarelada que se deposita na haste capilar, favorecendo o brilho e o tom claro dos fios louros e castanho-claros”;
  • Ação calmante: nos cabelos, a ação calmante da camomila pode ajudar em irritações do couro cabelo resultante de alergias ou descamação;
  • Realça a cor e brilho dos cabelos: “o azuleno, que por ser de coloração violácea, neutralizaria a coloração amarela, isso faz com que o cabelo realce seu brilho natural e assim sua cor. Quando exposto ao sol o processo se torna mais intenso devido à ação de radiação e oxidação da melanina natural do cabelo. Porém, cuidado com a exposição excessiva, pois o cabelo também pode sofrer agressões do sol” comentou a tricologista Rhayssa;
  • Ação antibacteriana e antifúngica: o chá pode ser utilizado para complementar tratamentos de doenças do couro cabeludo causadas por bactérias ou fungos.

A camomila é uma planta poderosa para os cabelos, não é mesmo? “Atualmente existem inúmeros cosméticos capilares com extrato de camomila como shampoos, sprays e o tradicional chá caseiro de camomila que podem ser aplicados nos fios”, recomendou Isabella. Continue a leitura, pois vamos ensinar como aplicar o chá de camomila nos cabelos.

Dicas de como usar o chá de camomila no cabelo

Agora que você já conhece os benefícios da camomila para o cabelo, que tal aprender como fazer a aplicação do seu chá? Acompanhe:

Chá de camomila para clarear os cabelos e realçar a sua beleza

iStock

As especialistas nos contaram que a camomila é composta por diversos pigmentos e que alguns são capazes de se depositarem nos fios, conferindo um efeito clareador. Mas a Drª Isabella avisa que “o efeito clareador é leve, natural e gradual e não tem contraindicações”. E Rhayssa complementa que “o tempo de clareamento é muito relativo, é necessário fazer o procedimento por algumas vezes”. Veja a seguir como preparar o chá concentrado para passar nos fios:

  • Em uma vasilha, ferva 1 xícara de água;
  • Quando ferver, desligue o fogo e adicione 3 colheres de sopa de camomila. Se preferir, pode substituir a camomila por sachês de chá de camomila. Nesse caso, utilize 3 sachês;
  • Tampe a vasilha e deixe infusionar por 5 a 7 minutos;
  • Coe o chá e espere esfriar;
  • Aplique o chá concentrado nos cabelos, encharcando bem;
  • Espere o cabelo secar ou se exponha ao sol por 30 minutos. Depois lave o cabelo normalmente.
  • A exposição solar aumenta o efeito clareador. Porém, isso pode prejudicar a saúde dos fios. Então, cuidado com a exposição excessiva!

    Hidratação com chá de camomila

    iStock

    Continua após o anúncio

    Você pode utilizar o chá concentrado em misturinhas de máscaras de hidratação. Assim você vai potencializar o seu creme, além de obter as propriedades da camomila. Confira o passo a passo da receitinha:

    • Prepare o chá concentrado de camomila e espere esfriar;
    • Coloque 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação favorita em uma vasilha;
    • Acrescente 1 colher de sopa do chá concentrado e misture bem;
    • Se quiser, adicione 1 colher de sopa de óleo vegetal de sua escolha e misture;
    • Aplique nos cabelos, deixe agindo por 30 minutos e enxágue.

    Quem diria que a camomila seria tão incrível para nossos cabelos, não é mesmo? Lembre-se que o chá é natural e sem conservantes, por isso deve ser utilizado na hora ou então perderá as suas propriedades. Se o seu cabelo está precisando de um tratamento potente, veja essas dicas de reconstrução capilar caseira.

Assuntos: Cabelos, Como usar