Caramelo: 13 receitas que são perfeitas para incrementar suas sobremesas

Escrito por
Em 04.02.20

iStock

Seja para ser consumido puro, como cobertura ou recheio de sobremesas e pratos variados, o caramelo é irresistível. Além disso, ele pode contar com uma textura mole ou durinha. Com tanta versatilidade, dá vontade de correr para a cozinha, certo? Mas antes, dá só uma olhada na seleção de receitas abaixo:

Continua após o anúncio

1. Calda de caramelo para sobremesa

Sabe aquela calda bem famosa usada como cobertura de pudim? Ela também pode incrementar o sabor de outras sobremesas. Feita com dois ingredientes: água e açúcar, só é preciso conhecer as dicas certas para obter facilmente um resultado de sucesso.

2. Caramelo no micro-ondas

É preciso ter bastante atenção para não queimar o caramelo e acertar o ponto do doce. Pensando nisso, o micro-ondas pode ser um grande aliado para quem busca praticidade. Nessa receita, você confere o tempo ideal para obter três texturas diferentes.

3. Caramelo com creme de leite

Nessa receita, você aprende que não é necessário mexer o açúcar enquanto ele está no fogo. Para o açúcar não cristalizar, gotas de limão também entram em cena. Além disso, o creme de leite é responsável por deixar o doce extremamente cremoso.

4. Calda de caramelo para pudim

Sobremesa de sucesso em muitas mesas brasileiras, o pudim merece uma calda caprichada para que fique perfeito. Para isso, essa receita propõe mesclar água e açúcar. E tem mais: além das medidas exatas de cada item, você também confere um passo a passo bem detalhado.

5. Caramelo cremoso

Continua após o anúncio

Ideal para ser usado como recheio de sobremesas, essa receita é feita com açúcar, creme de leite e manteiga. Essa é uma combinação que garante uma textura cremosa e um sabor irresistível. Vale a pena conferir o passo a passo no vídeo.

6. Caramelo salgado

A base dessa receita leva açúcar, manteiga e creme de leite. Para dar o toque salgado, a sugestão é usar flor de sal. Mas caso você não tenha esse ingrediente em casa, sal comum também pode entrar em cena. Assim, o sabor do doce não fica muito enjoativo.

7. Caramelo duro para decorar

Dê um toque sofisticado para as suas sobremesas fazendo uma cobertura de caramelo duro. Aqui, o método escolhido é o molhado, que mescla açúcar e água. Dessa maneira, você evita que o resultado fique dourado e ainda garante uma linda decoração.

8. Caramelo toffee

Com sabor de infância, essa é uma receita que leva apenas três ingredientes e rende bastante. Assim, você pode matar a vontade de comer o doce e ainda compartilhá-lo com outras pessoas. Para isso, você só vai usar leite condensado, leite e açúcar. Para melhorar ainda mais, você aprende como deixar a textura mole ou dura.

9. Caramelo para café gelado

Não é só para sobremesas que você pode usar seu caramelo. Ele também é perfeito para dar um toque especial de sabor para bebidas, como o café gelado. Aqui, você precisa ter em mãos açúcar, água, creme de leite fresco e, caso você queira, sal.

10. Caramelo para pipoca

Continua após o anúncio

Clássica, a pipoca com caramelo é uma ótima aposta para acompanhar aquele filme ou para maratonar sua série favorita. Assim, o momento no sofá fica muito mais gostoso e recebe um petisco prático.

11. Buttercream de caramelo

Caramelo, manteiga, açúcar de confeiteiro, açúcar impalpável e essência de baunilha combinados rendem um buttercream cremoso, perfeito para decorar bolos. Para testar essa receita em casa, você vai precisar de uma batedeira.

12. Bombom de caramelo

Inovadora, essa é uma receita em que o bombom é formado a partir da junção de marshmallow e caramelo. Cada um desses itens é usado para formar uma camada do doce. Assim, você consegue uma explosão de sabores a cada mordida.

13. Caramelo sem açúcar

Para fechar a lista, uma receita que deixa o açúcar de lado e usa a stevia em seu lugar. O adoçante natural vai ao fogo junto com água e vinagre e conta com um processo simples de ser seguido. Com essa opção, você consegue um doce mais saudável e que pode te surpreender.

Como você pode perceber, preparar um caramelo gostoso não é difícil, só é preciso conhecer as dicas certas. E se você adora sobremesas e praticidade, confira também receitas de brownie de micro-ondas que ficam prontas em instantes.

Assuntos: Alimentação